quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Nomes Alemães Femininos - Atendendo a Pedidos



Adoro nomes estrangeiros cada vez mais. Mas não aqueles inventados, os que existem mesmo. E são imensos! A variedade de nomes que existem ao redor do mundo é tanta que a escolha é infinita. Existem nomes para todos os gostos e com as mais diferentes grafias.

Na Alemanha a maioria dos nomes usados são nossos conhecidos mas com a grafia diferente, entretanto vale lembrar que muitos dos nomes são de origem germánica mesmo.

Entre os alemães  é costume se dar um ou mais nomes próprios seguidos de um só sobrenome, e entre esses nomes um dos nomes, independentemente da posição, é o escolhido para se ser sempre tratado. Em documentos oficiais esse nome é sublinhado para se poder identificar.

Lá também se usa o seguinte modo de se escrever os nomes: primeiro o sobrenome seguido de uma vírgula e depois os nomes. Por exemplo Hanna Margarete Hans é escrito Hans, Hanna Margarete. Este modo de se escrever não é só restrito à Alemanha, vários outros países também o fazem.

Ao se escolher os nomes os alemães têm de usar somente os que indicam claramente o género da pessoa, a não ser que usem um nome indicativo do género a seguir ao unisexo/masculino. Nisto é semelhante ao sistema português, mas no caso português tem de ser o primeiro nome indicativo do género e depois é que se pode dar o outro. Além disto, também não se pode registar um nome que possa trazer constrangimento à criança no futuro, por isso fica um pouco ao critério do funcionário do registo civil, assim como não se pode registar como nomes próprios sobrenomes nem nomes de objectos.

Os alemães usam na grande maioria nomes bíblicos/cristãos ou nomes germánicos, mas a partir da década de 90 passou a ser moda usar nomes estrangeiros.

Sem mais demora, aqui vai a lista que elaborei com nomes femininos comuns na Alemanha que penso merecerem toda a nossa atenção e carinho.
  • Agnes - casta;
  • Alina - nobre;
  • Anikagraça;
  • Ava - desejada;
  • Brigitte - a exaltada;
  • Christa - uma cristã;
  • Elma - vontade, desejo;
  • Frieda - paz;
  • Gisa - refém;
  • Gretel - pérola;
  • Heidi - nobre;
  • Ilse - Deus é o meu juramento;
  • Karola - guerreira;
  • Kristin - uma cristã;
  • Leonie - leão;
  • Liesel - Deus é o meu juramento;
  • Lotte - Deus é o meu juramento;
  • Margarete - pérola;
  • MarlisDeus é o meu juramento e criança desejada;
  • Mariele - mar de amargura, criança desejada;
  • Melitta - abelha;
  • Nicola - vitória do povo;
  • Oda - fortuna;
  • Priska - antiga;
  • Saskia - faca;
  • Sigi - vitória;
  • Svenja - rapaz;
  • Theda - presente de Deus;
  • Ulla - poder;
  • Wilma - desejo, protecção;
  • Zella - deriva do nome Marte, o deus romano da guerra.
Que nomes usariam? Algum favorito?

Para Nomes Alemães Masculinos clique aqui

Claudia Barata 

Fontes consultadas: 
Behind the Name, First Names Germany e Wikipédia.

21 comentários:

  1. Muito bom o post! Eu não sabia que na Alemanha se escolhia apenas um sobrenome. O uso da vírgula colocando o sobrenome na frente lembra um pouco as regras da abnt para escrever artigo.
    Eu não sabia que Mariele era um nome alemão, mas achei um dos significados triste.
    Alguns nomes, eu prefiro com outra grafia como é o caso de Ava (Eva), Nicola(Nicole) e Oda (Odete).
    Da lista, eu escolho: Brigitte (por causa da icônica Brigitte Bardot), Kristin e Heidi, pois me agradam bastante!
    Parabéns! Gostei muito das informações ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer alguns nomes alemães feminino, é sempre bom ficar sabendo mais um pouco de nomes alemães, da lista usaria a Alina, Melitta, muito legal saber dos significados dos nomes,bjs.

    ResponderExcluir
  3. Percebi que a maioria dos nomes possuem um significado bastante ligado à fé religiosa e transmitem mensagem de paz. Liesel e Kristin foram os que mais gostei.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Lembrei do post de nomes derivados de Elizabeth. Aqui tem vários... Destaco Liesel (achei fofo) e Lotte (inimaginável)
    Me surpreendi com alguns. Nunca imaginei que Melitta fosse nome próprio.
    Nunca que soubesse que Saskia significaria Faca... perdeu pontos apesar de achar o nome bem bonito. Agora... Marlis foi uma boa surpresa, achei bem melódico... Muito próximo de Maylis.

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de Margarete, mas a escrita prefiro Margaret, acho que fica fofo! rsrsrsrs

    Um nome estrangeiro que gosto muito é Richard, o som e a escrita ficam tão bonitos ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a lista. Gosto de Agnes, Heidi e Gretel - nomes de personagens infantis. :)
    Gostaria de sugerir uma lista de nomes holandeses. Um amigo meu disse-me que nunca conheceu dois holandeses com o mesmo nome, pois eles têm todos nomes muito diferentes. Disse também que usam nomes em outras línguas (inglesa, francesa) com muita naturalidade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, desculpe a demora. Obrigada pela sugestão, vanos fazer sobre nomes holandeses assim que possível. Já estou curiosa pois não sei nada sobre eles! :)

      O Blog dos Nomes

      Excluir
  7. Acho lindo os nomes alemães também. <3
    Agnes, Mariele, Frieda, Gretel, Brigitte e Aline são alguns dos mais bonitos, na minha opinião, tanto na sonoridade quanto no significado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei q eu fosse a única q achava nome estrangeiro muito mais bonito hehehe Não pretendo ter filhos, mas se acontecer, certeza que terão nomes assim!
    (eu dei risada com "Ava" pois aqui onde moro a gente diz "ava é memo?" q seria o mesmo que "Jura?/Sério?/..." ironicamente)

    www.eudelirico.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que Agnes, Mariele e Alina são comuns na Alemanha. Gosto de Brigitte, apesar do significado. Minha sogra era descendente de alemão, de sobrenome Sehn.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Que legal ver alguns nomes alemães femininos e o significado deles, eu tenho uma tia chamada Margarete e não sabia que o nome dela é pérola..

    ResponderExcluir
  11. Adoro Liesel, principalmente por causa do livro "A menina que roubava livros". Meu noivo é apaixonado pela Alemanha, quem sabe se Deus nos permitir ter uma princesinha eu coloque o nome de Liesel? haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adoro nomes alemães. Eles são fortes e passam uma imagem de pessoa segura, inteligente e de sucesso. Melita é o meu preferido, sua pronúncia é muito bonita. Gostei demais do post. Poderia agora fazer um com nomes masculinos alemães.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    bom conhecer esses nomes alemães,gostei muito do nome Karola e seu significado é ótimo,mais lista de nomes está ótima,sempre surpreendendo.

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que o nome Margarete era alemão! o-o
    bem legal o seu post!

    https://leticia-trindade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Toda vez que venho aqui saio com ideias para os nomes dos personagens da minha história. Achei todos esses nomes lindos, encantadores! Sinceramente, eu tinha uma ideia meio errada de nomes alemães hihihi. Meu favorito (acho que) foi Ava. Gosto desses nomes mais curtinhos, mas com um significado bem grande <3

    ResponderExcluir
  16. Quantos nomes lindos nessa lista de nomes alemães femininos, alguns que eu nem imaginava que era de origem alemã.
    Gosto muito do nome de Wilma e nem imaginava a origem, gosto também do nome de Hanna e tem muitos outros lindos.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que Agnes era um nome alemão, sempre achei lindo e quando tive uma professora na faculdade que se chamava assim, passei a amar ainda mais, pois ela era uma mulher forte e determinada... adorável.
    Gostei de conhecer outros nomes com a mesma origem!
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  18. Esse post vem cheio de informação para mim. Desconhecia por completo que usavam vários nomes próprios e apenas um apelido. Achei muito interessante o nome pelo qual é para ser tratado vir sublinhado. Eu por exemplo sou tratada de 3 formas. Ana, Paula e Ana Paula.
    Da lista gostei de muitos (pela sonoridade) mas se tivesse que optar por um, talvez optaria por ter Leonor. Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Resolvi pesquisar meu avô materno era alemão nascido lá mas cresceu no Brasil gostei bastante dos nomes Heidi,Hannah,Ava e outros q nem sabia q era de origem alemã

    ResponderExcluir