Adoro nomes estrangeiros cada vez mais. Mas não aqueles inventados, os que existem mesmo. E são imensos! A variedade de nomes que existem ao redor do mundo é tanta que a escolha é infinita. Existem nomes para todos os gostos e com as mais diferentes grafias.
Na Alemanha a maioria dos nomes usados são nossos conhecidos mas com a grafia diferente, entretanto vale lembrar que muitos dos nomes são de origem germánica mesmo.
Entre os alemães é costume se dar um ou mais nomes próprios seguidos de um só sobrenome, e entre esses nomes um dos nomes, independentemente da posição, é o escolhido para se ser sempre tratado. Em documentos oficiais esse nome é sublinhado para se poder identificar.
Lá também se usa o seguinte modo de se escrever os nomes: primeiro o sobrenome seguido de uma vírgula e depois os nomes. Por exemplo Hanna Margarete Hans é escrito Hans, Hanna Margarete. Este modo de se escrever não é só restrito à Alemanha, vários outros países também o fazem.
Ao se escolher os nomes os alemães têm de usar somente os que indicam claramente o género da pessoa, a não ser que usem um nome indicativo do género a seguir ao unisexo/masculino. Nisto é semelhante ao sistema português, mas no caso português tem de ser o primeiro nome indicativo do género e depois é que se pode dar o outro. Além disto, também não se pode registar um nome que possa trazer constrangimento à criança no futuro, por isso fica um pouco ao critério do funcionário do registo civil, assim como não se pode registar como nomes próprios sobrenomes nem nomes de objectos.
Os alemães usam na grande maioria nomes bíblicos/cristãos ou nomes germánicos, mas a partir da década de 90 passou a ser moda usar nomes estrangeiros.
Sem mais demora, aqui vai a lista que elaborei com nomes femininos comuns na Alemanha que penso merecerem toda a nossa atenção e carinho.
- Agnes - casta;
- Alina - nobre;
- Anika - graça;
- Ava - desejada;
- Brigitte - a exaltada;
- Christa - uma cristã;
- Elma - vontade, desejo;
- Frieda - paz;
- Gisa - refém;
- Gretel - pérola;
- Heidi - nobre;
- Ilse - Deus é o meu juramento;
- Karola - guerreira;
- Kristin - uma cristã;
- Leonie - leão;
- Liesel - Deus é o meu juramento;
- Lotte - Deus é o meu juramento;
- Margarete - pérola;
- Marlis - Deus é o meu juramento e criança desejada;
- Mariele - mar de amargura, criança desejada;
- Melitta - abelha;
- Nicola - vitória do povo;
- Oda - fortuna;
- Priska - antiga;
- Saskia - faca;
- Sigi - vitória;
- Svenja - rapaz;
- Theda - presente de Deus;
- Ulla - poder;
- Wilma - desejo, protecção;
- Zella - deriva do nome Marte, o deus romano da guerra.
Claudia Barata
Fontes consultadas:
Behind the Name, First Names Germany e Wikipédia.
Behind the Name, First Names Germany e Wikipédia.
Muito bom o post! Eu não sabia que na Alemanha se escolhia apenas um sobrenome. O uso da vírgula colocando o sobrenome na frente lembra um pouco as regras da abnt para escrever artigo.
ResponderExcluirEu não sabia que Mariele era um nome alemão, mas achei um dos significados triste.
Alguns nomes, eu prefiro com outra grafia como é o caso de Ava (Eva), Nicola(Nicole) e Oda (Odete).
Da lista, eu escolho: Brigitte (por causa da icônica Brigitte Bardot), Kristin e Heidi, pois me agradam bastante!
Parabéns! Gostei muito das informações ^^
Beijos!
Gostei de conhecer alguns nomes alemães feminino, é sempre bom ficar sabendo mais um pouco de nomes alemães, da lista usaria a Alina, Melitta, muito legal saber dos significados dos nomes,bjs.
ResponderExcluirPercebi que a maioria dos nomes possuem um significado bastante ligado à fé religiosa e transmitem mensagem de paz. Liesel e Kristin foram os que mais gostei.
ResponderExcluirAbraços! 😊
Lembrei do post de nomes derivados de Elizabeth. Aqui tem vários... Destaco Liesel (achei fofo) e Lotte (inimaginável)
ResponderExcluirMe surpreendi com alguns. Nunca imaginei que Melitta fosse nome próprio.
Nunca que soubesse que Saskia significaria Faca... perdeu pontos apesar de achar o nome bem bonito. Agora... Marlis foi uma boa surpresa, achei bem melódico... Muito próximo de Maylis.
Gosto bastante de Margarete, mas a escrita prefiro Margaret, acho que fica fofo! rsrsrsrs
ResponderExcluirUm nome estrangeiro que gosto muito é Richard, o som e a escrita ficam tão bonitos ♥
Beijos!
Muito interessante a lista. Gosto de Agnes, Heidi e Gretel - nomes de personagens infantis. :)
ResponderExcluirGostaria de sugerir uma lista de nomes holandeses. Um amigo meu disse-me que nunca conheceu dois holandeses com o mesmo nome, pois eles têm todos nomes muito diferentes. Disse também que usam nomes em outras línguas (inglesa, francesa) com muita naturalidade. Abraços!
Oi Luciana, desculpe a demora. Obrigada pela sugestão, vanos fazer sobre nomes holandeses assim que possível. Já estou curiosa pois não sei nada sobre eles! :)
ExcluirO Blog dos Nomes
Acho lindo os nomes alemães também. <3
ResponderExcluirAgnes, Mariele, Frieda, Gretel, Brigitte e Aline são alguns dos mais bonitos, na minha opinião, tanto na sonoridade quanto no significado.
Beijos.
Olá,
ResponderExcluirAchei q eu fosse a única q achava nome estrangeiro muito mais bonito hehehe Não pretendo ter filhos, mas se acontecer, certeza que terão nomes assim!
(eu dei risada com "Ava" pois aqui onde moro a gente diz "ava é memo?" q seria o mesmo que "Jura?/Sério?/..." ironicamente)
www.eudelirico.com.br
Onde eu moro é mesma coisa
ExcluirEu não sabia que Agnes, Mariele e Alina são comuns na Alemanha. Gosto de Brigitte, apesar do significado. Minha sogra era descendente de alemão, de sobrenome Sehn.
ResponderExcluirBeijos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirQue legal ver alguns nomes alemães femininos e o significado deles, eu tenho uma tia chamada Margarete e não sabia que o nome dela é pérola..
Adoro Liesel, principalmente por causa do livro "A menina que roubava livros". Meu noivo é apaixonado pela Alemanha, quem sabe se Deus nos permitir ter uma princesinha eu coloque o nome de Liesel? haha
ResponderExcluirBeijos!
Adoro nomes alemães. Eles são fortes e passam uma imagem de pessoa segura, inteligente e de sucesso. Melita é o meu preferido, sua pronúncia é muito bonita. Gostei demais do post. Poderia agora fazer um com nomes masculinos alemães.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirbom conhecer esses nomes alemães,gostei muito do nome Karola e seu significado é ótimo,mais lista de nomes está ótima,sempre surpreendendo.
Eu não sabia que o nome Margarete era alemão! o-o
ResponderExcluirbem legal o seu post!
https://leticia-trindade.blogspot.com/
Toda vez que venho aqui saio com ideias para os nomes dos personagens da minha história. Achei todos esses nomes lindos, encantadores! Sinceramente, eu tinha uma ideia meio errada de nomes alemães hihihi. Meu favorito (acho que) foi Ava. Gosto desses nomes mais curtinhos, mas com um significado bem grande <3
ResponderExcluirQuantos nomes lindos nessa lista de nomes alemães femininos, alguns que eu nem imaginava que era de origem alemã.
ResponderExcluirGosto muito do nome de Wilma e nem imaginava a origem, gosto também do nome de Hanna e tem muitos outros lindos.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Não sabia que Agnes era um nome alemão, sempre achei lindo e quando tive uma professora na faculdade que se chamava assim, passei a amar ainda mais, pois ela era uma mulher forte e determinada... adorável.
ResponderExcluirGostei de conhecer outros nomes com a mesma origem!
Parabéns pelo post
Esse post vem cheio de informação para mim. Desconhecia por completo que usavam vários nomes próprios e apenas um apelido. Achei muito interessante o nome pelo qual é para ser tratado vir sublinhado. Eu por exemplo sou tratada de 3 formas. Ana, Paula e Ana Paula.
ResponderExcluirDa lista gostei de muitos (pela sonoridade) mas se tivesse que optar por um, talvez optaria por ter Leonor. Um beijo
Resolvi pesquisar meu avô materno era alemão nascido lá mas cresceu no Brasil gostei bastante dos nomes Heidi,Hannah,Ava e outros q nem sabia q era de origem alemã
ResponderExcluir