quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Nomes Alemães Masculinos - Atendendo a Pedidos



Vamos dar continuidade ao post Nomes Alemães falando hoje sobre os masculinos. Para saberem mais sobre a tradição de se dar um nome e mais curiosidades sobre nomes na Alemanha, convido a ler o post de ontem Nomes Alemães Femininos .

Assim como no caso dos femininos, eu acho que muitos dos nomes masculinos são perfeitamente usáveis tanto em Portugal como no Brasil. Acredito que para quem procura nomes não muito populares e internacionais estes são bem interessantes.

Aqui segue a lista de alguns nomes masculinos usados na Alemanha:
  • Andreas - viril, masculino;
  • Axel - meu pai é paz;
  • Benno - urso;
  • Egon - ponta da espada;
  • Elias - meu Senhor é Deus;
  • Emil - rival;
  • Felix - feliz;
  • Frank - nome que faz referência aos francos, uma antiga tribo alemã;
  • Friedrich - governante pacífico;
  • Fritz - diminutivo de Friedrich;
  • Hans - Deus é gracioso;
  • Hansel - variante de Hans;
  • Heinrich - governante da casa;
  • Ignaz - significado desconhecido;
  • Ingo - tem origem no nome do deus germânico Ing;
  • Jakob - suplantador;
  • Johann - graça de Deus;
  • Justus - justo;
  • Klaus - vitória do povo;
  • Leon - leão;
  • Lukas - proveniente da Lucania;
  • Manfred - força da paz;
  • Markus - deriva do nome do deus romano Marte;
  • Mattis - presente de Deus;
  • Max - grandioso;
  • Meine - força;
  • Niklas - vitória do povo;
  • Oskar -  deus da lança;
  • Otto - fortuna;
  • Ralf - lobo;
  • Roman - romano;
  • Ulrich - prosperidade e poder;
  • Waldo - régua;
  • Xaver - a casa nova.
O que acharam destes nomes?

Para Nomes Alemães Femininos clique aqui

Claudia Barata

Fontes Consultadas:
Behind the Name e Wikipédia.

16 comentários:

  1. Lindos nomes, muitos deles perfeitamente usáveis nos nossos contextos. Sou apaixonada por Frederico, usaria com certeza, mas nesta grafia aportuguesada.

    ResponderExcluir
  2. Eu escolheria Otto, Klaus e Ingo. Considero Ingo uma ótima alternativa ao popular Igor. Oskar perdeu um pouco de ponto, por causa da piada "Oscar alho".
    Félix é um bom nome, mas cairia melhor como composto. Eu lembro do gato Félix e do personagem do Mateus Solano.
    Axel não usaria,mas seria uma bonita homenagem ao Axel Rose!
    Faltaram dois nomes: Kelsen e Ferdinand que considero bem alemães tbm xD
    Ótimo post!
    Parabéns pela lista!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei meia hora tentando entender o trocadilho kkkk

      Excluir
  3. Gostei de conhecer os nomes alemães, os nomes são bonitos, não sabia que Elias, Felix eram nomes alemães, gosto muito do nome Max sempre gostei desse nome acho muito bonito além de ser um nome bem curto, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post. Tem vários nome bonitos e interessantes. Em termos de sonoridade, gostei muito de Axel, Klaus, Leon e Otto. Já considerando o significado, gostei muito de Manfred. Notei que são nomes poucos comuns, tanto que eu conheço somente um Lukas e um Ralf.

    ResponderExcluir
  5. Alguns nomes da lista eu já até conhecia, mas não tinha mínima ideia de que eram alemães, que é o caso de Elias e Felix. Gostei de vários nomes. Gostei bastante da grafia de Markus. Engraçado que o simples fato de mudar a forma de escrever dá uma cara nova ao nome.

    ResponderExcluir
  6. Todos os nomes são lindos, mas entre todos me identifico com os nomes masculino 'Felix e Niklas' muito interessam... Niklas Significa "saber guiar as pessoas" e também conduzir as pessoas à vitória "...'Felix Significa "feliz", "sortudo", "bem sucedido", "bem-aventurado". Certamente eles são nome iluminado perfeito para colocar em uma criança.Adorei a nomeação é muito útil nas escolhas dos nomes.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, essa lista veio cheia de nomes que eu gosto, são eles: Eu gosto muito de Elias, Hans, Jakob, Klaus, Leon, Lukas, Manfred, Markus, Max, Oscar e Ralf!

    Se fosse para selecionar os favoritos entre eles seria Elias, Jakob, Klaus e Ralf eu acho, difícil decidir kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    Já li diversos artigos sobre nomes, mas acho que nunca li sobre nomes alemães. São lindos!

    Beijos

    Blog Lua Soares | Instagram Me segue lá <3

    ResponderExcluir
  9. Johhan é tão lindo, não sabia o significado. Adorei saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome do meu avô, é muito bonito, queria colocar no meu filho,mas meu marido não quis.

      Excluir
  10. Oi
    nossa que lista grande de nomes interessantes gostei muito de conhecer,os nomes são diferentes e lindo bom saber os significados.

    ResponderExcluir
  11. Quantos nomes de origens alemã são adaptados pro nosso português, né? haha
    Adorei Friedrich

    ResponderExcluir
  12. Amo o nome Otto, acho um nome bem forte e marcante

    ResponderExcluir
  13. BOM EU NAO GOSTO DO MEU NOME ATUAL ENTAO FUI PROCURAR NOMES E LEMBREI QUE MINHA FAMILIA E DE ORIGEM ALEMÃ ENT VIM BUSCAR ALGO DE ORIGEM E FIQUEI COM OTTO POIS E UM PALINDROMO E GOSTO MUITO DESSE NOME ELE E INCOMUM E ISSO DEIXA O NOME MUITO MAIS SLA N SEI EXPLICAR MAIS DEIXA O NOME MUITO FODA.

    ResponderExcluir