terça-feira, 16 de outubro de 2018

Adriano


Adriano, um nome que remonta à Antiguidade e nos faz viajar aos tempos de glória do poderoso Império Romano! Não conheci tantos Adrianos quanto as muitas Adrianas com quem já me cruzei ao longo da vida, mas um em especial ficou em minha memória. Um menino extremamente inteligente com quem estudei na infância. Talvez por isso sempre associo Adriano a alguém dedicado, sábio e ávido por conhecimentos. A própria história do nome acaba por conduzir a esse caminho, afinal os nomes romanos fazem parte de um capítulo importantíssimo da História mundial.

Adriano vem do latim Hadrianus, um cognome romano que tem como significado aquele que vem de Ádria. Assim eram chamados todos aqueles nascidos na localidade de Ádria, uma antiga e importante cidade portuária ao norte da Itália. O famoso Mar Adriático recebeu o nome por causa da cidade. Mas Ádria possui significado próprio, ainda que incerto, e algumas teorias são propostas:

  • Ádria pode ter se originado na palavra latina ater que significa negro como o carvão ou aquele que é escuro. Seria uma referência à cor escura da cidade devido aos muitos fumos que ali existiam;
  • Pode vir de atrium cujo significado é entrada, já que a cidade era considerada a porta de entrada do comércio na Itália;
  • Por fim, algumas interpretações derivam Ádria do nome Adar, o deus babilônico do fogo e da caça.
Foi notavelmente suportado pelo imperador romano do século II Adriano (Públio Élio Adriano), conhecido por ordenar a construção da Muralha de Adriano na Inglaterra, a mais extensa estrutura desse tipo construída na história do Império Romano. Adriano era considerado um dos "cinco bons imperadores".

Seis Papas e alguns santos receberam o nome Adriano, entre eles Adriano de Nicomédia. Santo Adriano foi um guarda do imperador romano Galério Maximiano que após converter-se ao Cristianismo, juntamente com sua esposa Natália, foi martirizado em Nicomédia, na Turquia, em 4 de março de 306 d.C (para saber mais clique aqui).

Outros Idiomas: Adrian (inglês, alemão, nórdico), Adriano (italiano), Adrián (espanhol), Adrien (francês), Adriaan (holandês), Adrijan (croata, macedônio), Jadran (sérvio, esloveno).

É um nome muito presente em nossos países, foi bastante popular em décadas passadas. Em Portugal seu auge se deu entre os anos 50 e 60, quando ultrapassou a marca de 200 registros ao ano. No Brasil sua alta frequência é de 338.315 pessoas, a maior parte nascida na década de 1980, no estado de Santa Catarina. Depois do pico de popularidade, a escalada de Adriano teve curva descendente: o nome não é tão popular como outrora, porém ainda é lembrado. Foi registrado 12 vezes em Portugal no ano de 2016; no Brasil, especificamente no estado de São Paulo, recebeu 83 registros em 2017.

Personalidades:
  • Adriano Banchieri - compositor e poeta italiano;
  • Adriano Castellesi - cardeal e escritor italiano;
  • Adriano Correia de Oliveira - músico português;
  • Adriano Garib - ator brasileiro;
  • Adriano Reys - ator brasileiro.
Adriano é ainda o nome de inúmeros futebolistas brasileiros.

Compreendo que para os padrões atuais  os nomes masculinos terminados em ano, salvo algumas exceções, possam soar datados, abrindo passagem para os nomes com final em- an, como por exemplo Adrian, sua variante internacional e tantos outros que se encaixam nas tendências modernas de nomeação. Como costumamos dizer aqui, as modas são cíclicas e nada impede que Adriano reencontre seu lugar na ribalta. Torço para isso, é um nome que considero agradável e carismático.

Patricia Monteiro 

Simpatizam com Adriano?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, Infoescola, IRN,  O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Nameberry, SPIE, Wikipédia.

16 comentários:

  1. Quanta informação sobre o nome Adriano! Excelente o post! Amei!
    Eu gosto mais da versão inglesa e espanhola "Adrian" e "Adrián", pois tento evitar nomes terminados em "ano" e "ana" por causa da "numerologia judaica/cabalística". Achei legal Jadran. Gostei da pesquisa sobre a origem do nome! É um nome rico em história!
    Parabéns!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, fico feliz que tenha gostado do post, Adriano é mesmo um nome com muita História.
      Gosto muito de numerologia pitagórica, fiquei curiosa com a cabalística, vou procurar saber mais. Beijos e obrigada 😙❤

      Excluir
  2. Patrícia, parabéns como sempre. Queria deixar aqui mais um pedido. No blog já foram abordados meu nome e o de várias pessoas queridas para mim, mas ainda falta um: Lauro, meu irmão mais velho. Ficaria contente se fizessem. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, acho que eu adivinhei seu pedido, rs! Já fiz o post de Lauro há algumas semanas, só estamos esperando o melhor momento pra levá-lo ao ar (acho que semana que vem). Gosto muito desse nome 💜 Beijos e obrigada 😙

      Excluir
    2. Que legal! rsrs vou esperar então! 😉😊

      Excluir
  3. Olá: quantas histórias ricas por trás dos nomes. Neste caso, Adriano, que também sempre se associou ao Império Romano. Devo acrescentar que alguém chamado com esse nome ainda não se encontrou pessoalmente. Embora Adrián.

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber sobre o nome Adriano! Bem interessante! Adoro ler as postagens do seu blog! 💖 Queria fazer um pedido, será que tem como você trazer os significados dos nomes Christopher, Zabdiel e Collón? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos o post de Christopher, nele há o significado do nome. O significado de Zabdiel é "presente de Deus" e Collón significa "pomba". Espero ter ajudado ;)
      Link do post sobre Christopher:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/04/christopher.html?m=1

      Excluir
  5. Olá
    Conheço várias Adrianas, esses nomes terminados em ano, an em sua maioria são referentes a algum lugar, achei bem legal conhecer um pouco sobre Adria.
    Eu gosto do nome é bem simpático, mas acho que a forma an com mais personalidade por deixar o A mais forte 'Ádrian'

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço Adrianos mas sim algumas Adrianas haha Mas adorei saber sobre o significado do nome. Mas gosto bastante do nome.

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia!!
    Eu sou suspeita para falar desse nome já que é a versão masculina do meu rs
    Realmente não é um nome que tenha visto em criança ou adolescente recentemente. Eu conheço uns 3 Adrianos e todos são mais velhos do que eu.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito desse nome, eu tenho um aluno com esse nome e ele é super dedicado e muito inteligente. Por ventura a mãe da criança chama Adriana e ela também é uma pessoa maravilhosa!
    O significado do nome é lindo, adorei!!

    ResponderExcluir
  9. Não tinha parado para imaginar a origem do nome. Gostei muito do nome da cidade, Ádria e Adrian fica um tanto "chique" rs. Quanta coisa podemos descobrir e aprender com as origens das palavras, mas não tenho o costume, pode ser falha minha, mas vou tentar mudar isso. Obrigado pela aula de história. Sucesso para ti.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia! Eu acho muito legal as curiosidades sobre os nomes. Tem tantas coisas que eu sequer imaginaria. Confesso que não pensava nesse nome sendo tão antigo, nem tendo envolvimento com a Inglaterra, por exemplo. Agora, não conheço tantos Adrianos, acho que um mais recente e já tive um professor com esse nome. Mas já Adrian, conheço vários rs. Acho que a gente ta simplificando os nomes rs. Adorei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante de conhecer tão profundamente o significado do nome Adriano.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir