segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Leni, Leny & Lenny - Atendendo a Pedidos


Recebemos o pedido para abordagem de Leny & Lenny, mas depois de iniciada a pesquisa descobri que Leni está intimamente relacionado, fazendo inclusive parte da origem destes antropônimos. Leni, Leny & Lenny são nomes leves, frescos, que apesar das grafias diferentes apresentam o mesmo ar despojado e estiloso. Outra característica interessante é que podem ser usados por meninas e meninos, entrando na categoria de nomes unissex, estilo muito apreciado por boa parte de nossos leitores.

Um dos pontos em comum entre Leni, Leny & Lenny é que os três surgiram como diminutivos/apelidos de outros nomes, mas, apesar de muito parecidos, possuem particularidades quanto às suas origens e significados. Por esse motivo vamos falar separadamente sobre cada um. 

Leni
  • Surgiu como um diminutivo alemão de Helene ou Magdalene, tendo então como significados tocha, reluzente ou aquela que veio da cidade de Magdala;
  • É considerado um nome próprio unissex, mas é mais frequente em meninas;
  • Ganhou mais notoriedade no início dos anos 2000, após o nascimento da primeira filha da top model alemã Heidi Klum, nomeada Leni Klum;
  • Sua frequência no Brasil é de 23.796 pessoas (desse total 23.191.são mulheres) e a maioria dos nascimentos se deu nos anos 60 (6.985), no Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo sofreu expressiva queda. Não obteve registros em São Paulo no ano passado;
  • Até o momento Leni não faz parte da lista de nomes admitidos de Portugal.
Leny
  • Originou -se como uma variante de Leni;
  • Na França é considerado nome masculino (nesse caso é uma variação de Lenny). Começou a se espalhar no país a partir dos anos 2000;
  • Sua frequência em todo o Brasil é de 2.992 pessoas, sendo 2.898 mulheres. A maioria dos nascimentos foi no Rio de Janeiro. Seu pico de popularidade aconteceu nos anos 50 e 60, após esse período foi sendo cada vez menos usado. Em 2017 obteve 1 registro no estado de São Paulo;
  • Em Portugal é admitido como nome masculino e seu registro mais recente data de 2015, com 1 nascimento.
Lenny
  • Surgiu em países de língua inglesa como um diminutivo de Leonard que com o tempo ganhou status de nome próprio. Através dessa origem seu significado é corajoso como um leão;
  • Nos Estados Unidos é considerado um nome datado, antigo, não sendo mais visto em crianças. Apareceu pela última vez no Top 1000 em 1982, na posição #921. Seu pico de popularidade foi em 1961;
  • Faz sucesso atualmente em países como Suíça e França;
  • Em 2014 foi o nome escolhido pelo tenista suíço Roger Federer para um de seus filhos gêmeos (o outro é Leo);
  • Suas formas variantes são Lennie e Len;
  • É muito raro no Brasil, sua frequência é de apenas 165 pessoas, sendo 104 mulheres e 61 homens. Todos os portadores estão concentrados no estado de Sâo Paulo e nesse mesmo local angariou 1 registro em 2017;
  • É aceito em Portugal como nome masculino. Foi registrado 1 vez em 2016. 
Personalidades:
  • Leni Harper - atriz escocesa;
  • Leni Stern - musicista alemã;
  • Leny Andrade - cantora brasileira;
  • Leny Caldeira - cantora e compositora brasileira;
  • Lenny Coelho - futebolista brasileiro;
  • Leonard Lenny Kravitz - cantor e compositor americano.
Na geografia:
  • Leni é uma comuna italiana na região da Sicília;
  • Leny é uma cidade no Condado de Westmeath, na Irlanda;
  • As Cataratas de Lenny estão localizadas na Escócia.
Leni, Leny & Lenny são nomes internacionais, curtinhos e muito simpáticos! Emanam boas energias, vibrações positivas. Como vimos ao longo do texto, podem ser usados por meninos e meninas, são agradáveis opções no estilo unissex. Tanto a pronúncia Lení como Léni são bonitas. Em minha opinião, podem funcionar bem em nossos países, assim como em crianças residentes no exterior.

Que considerações fazem sobre Leni, Leny & Lenny?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Babynamespedia, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Vornamen, SPIE, Wikipédia.

38 comentários:

  1. Oi oi
    Realmente são nomes bem leves, mas não sei, achei que são leves até demais, parece que vai bater um vento e levá-los embora, acho que para receber um nome assim seria interessante ter um complemento mais forte como o sobrenome Kravitz do Lenny Kravitz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Leny Freire e algumas pessoas acham que é um apelido e nunca o meu nome rsrs,mais eu amo meu nome.

      Excluir
  2. Achei super leve também e Lenny como diminutivo eu acho muito fofo!
    Já fui a Sicília, mas não lembrava de ter ido a Leni. Vou até pesquisar nas minhas fotos se passei por este lugar, deve ser lindo!

    ResponderExcluir
  3. Visualmente Lenny é interessante, mas não me fez a cabeça. Ainda prefiro nomes mais fortes!!

    ResponderExcluir
  4. Não imaginava que Lenny era uma abreviação para Leonard, pensava que era nome próprio mesmo. E só não podemos dar esses nomes caso tivermos trigêmeos porque vai ser uma confusão só na hora de chamar um deles.

    ResponderExcluir
  5. Que legal ser um nome unissex, gostei de saber que significa reluzente, achei bem especial.

    ResponderExcluir
  6. Acho esse nome super bacana, só conheci o canto com esse nome.

    ResponderExcluir
  7. Um nome super lindo! Fiquei bem feliz em saber o significado💚 Vc pode fazer um post falando sobre o nome "Denny" ? 💕 Amo teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denny é um diminutivo de Denis e nós já publicamos o post sobre Denis, aqui vai o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/11/denis.html?m=1

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Acho meu nome lindoooo. Leny
      Amo demais

      Excluir
    3. Sou menina amo meu nome leny

      Excluir
  8. Olá Patricia, tudo bem?

    Nunca havia pensado em Leni como um nome unissex, pois conheço apenas mulheres com este nome. Gostei de saber que as três variações estão ligadas entre si e não imaginava que existiam um quantitativo tão grande de pessoas com este nome no Brasil. Não é um nome que usaria para um filho (a), mas é uma pronúncia que gosto bastante por ser simples, assim como a grafia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante a variação dos nomes. É incrível como um único nome pode ter tantos significados. Leni ser o diminutivo de Helene é tão legal. Torna o nome unissex.
    Adorei a matéria.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei do nome que você trouxe hoje e das variações... eu não sabia que Leni, Leny e Lenny são diminutivos de Magdalene e Helene... Toda vez que visito seu blog, aprendo algo novo. <3

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  11. Estou amando esse site.

    Meu nome é lizandra, saberia me dizer a origem do meu nome?

    otimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post sobre seu nome está aqui:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/10/lisandra-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  12. Já havia lido algo sobre a variação desses nomes... Hoje são tantas as variações e a busca pelo novo força esse processo também... Mas eu prefiro os tradicionais...

    ResponderExcluir
  13. São nomes bonitos, mais eu não sou muito fã de nomes unissex. O meu nome já ouvi dizer que tem homem com ele também e eu me sinto mal por isso! Adorei a postagem

    ResponderExcluir
  14. São os três nomes muito lindos, gosto de todas as variações.
    tenho uma amiga com nome de Leni, acho um nome lindo e leve.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  15. Uau ! Adorei saber que o significado do meu nome é tão corajoso quanto um leão! Então não é apenas uma coincidência! Eu sou apenas isso! Adorei conhecer meu nome e saber ainda mais que é unisex, embora já soubesse disso, descobri há alguns anos. Meus amigos peruanos haviam me dito que havia muitos homens chamados "Lenny" no Peru. Meus amigos da Tailândia conheci uma mulher chamada "Lenny" aqui no Japão e disseram-me que o nome é apenas para mulheres em seu país.Eu amei este post muito mais do que todo mundo, obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Esse nome Lenny é muito lindo! Eu uso em apelidos de amigas cujo nome termina em lene. Amei o signifcado e é um nome lindo de escrever e se ouvir né?

    ResponderExcluir
  17. O nome da minha filha é Sophya Lenny �� ��

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é "Lenice " é estou pensando em abrir uma loja,porém quero abreviar o meu nome,não sei se coloco Leni, Leny ou Lenny fashion!! Acho que um desses três ficariam mais bonito do que Lenice fashion...o que acham??��

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Leniela, femimino de Leniel. Por isso, mru apelido é Leni
    Visitem meu blog
    oblogdaleni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é LENI,não gostava muito pois parecia simples demais,eu achava que nem teria nenhum significado. Mas depois das informações passai a amar o meu nome. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  21. meu filho se chama Lenyn ele tem 8 anos, meu esposo que escolheu o nome, eu acho muito diferente e único.

    ResponderExcluir
  22. meu filho se chama Lenyn Júnior, ele tem 8 anos, meu esposo que escolheu o nome dele, eu acho único e lindo esse nome.

    ResponderExcluir
  23. Adorei saber mais sobre meu nome, sou natural do Rio de Janeiro e moro em Portugal

    ResponderExcluir
  24. Adoro meu nome. Leni de Oliveira. Simples assim. ❤

    ResponderExcluir
  25. Me chamo Leni nogueira amooo de paixão meu nome ! Gostei muito de saber o significado dele 😍❤️

    ResponderExcluir
  26. Leny amo meu 😍 nome fofinho😍

    ResponderExcluir
  27. Amei saber o significado😍

    ResponderExcluir
  28. Sou Leni, gosto do meu nome, não conhecia o significado, só fiquei triste de saber que caiu em desuso

    ResponderExcluir
  29. Meu filho chama John Lenny ,

    ResponderExcluir