quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Éder - Atendendo a Pedidos


Éder, um nome pequeno que guarda uma força enorme, a força dos campeões! Podemos conhecê-lo através de grandes ídolos do esporte, principalmente no futebol, mas aquele que primeiro fez esse discreto nome bíblico ganhar luz aos olhos da população e, como disse nossa leitora Luciana Dias, é "o pai de todos os Éders" foi Éder Jofre, o maior pugilista brasileiro de todos os tempos e um dos maiores do mundo.

Éder é um nome de origem hebraica e seu significado é rebanho. Um significado que pode ser entendido, em sentido figurado, como o conjunto de fiéis seguidores de uma religião. É um significado muito próximo ao de Adriel (rebanho de Deus). Simultaneamente, na língua basca, a grafia não acentuada, Eder, é a palavra que quer dizer bonito. Temos aqui dois atraentes significados: um que evoca a religiosidade e outro que exalta a beleza, que pode ser não apenas externa, mas sim a beleza interior, que afinal é a que realmente importa.

Como dito no início do texto, Éder é um nome bíblico, sendo mencionado em quatro passagens das escrituras sagradas, a maioria localizada no Antigo Testamento:

  • Um descendente de Berias, da tribo de Benjamim , que morava em Jerusalém;
  • Um levita filho de Musi que viveu na época do rei Davi;
  • Uma cidade que ficava no extremo sul da Tribo de Judá, próxima à fronteira com Edom;
  • Uma edificação chamada Torre de Éder, localizada perto de Hebron. Foi construída como uma torre de vigia para proteção dos rebanhos de pastores. O nome se tornou um símbolo da vigilância de Deus para seu povo.

Não é um nome de grande difusão pelo mundo. Nos Estados Unidos é estimado que existam 2.460 pessoas de nome Eder. Começou a ser mais notado a partir de 1982, quando alcançou 48 registros. Seu maior uso neste país se deu em 2015, com 142 nascimentos.

No Brasil, local onde tem maior expressão, até os anos 50 seus registros anuais não chegavam aos 700, mas a partir dos anos 60 experimentou uma considerável subida (5.064 registros), que se estendeu à década posterior. O salto de uso muito provavelmente foi um reflexo do sucesso de Éder Jofre, o maior nome da história do boxe brasileiro. Na década de 1960, o Galinho de Ouro consagrou-se bicampeão mundial na categoria Peso-Galo, repetindo o feito em 1973 como Peso-Pena. Já nos anos 80 outro Éder ficou famoso no meio esportivo e fez o nome atingir seu pico máximo de popularidade (incríveis 43.648 registros). Éder de Assis (conhecido apenas por Éder) foi um jogador de futebol que integrou a seleção brasileira de 1979 a 1986. Fez parte da famosa seleção de 1982, que encantou o mundo apresentando o futebol arte. Após o período de estouro de Éder nos campos o nome foi perdendo força: nos anos 2000 seus registros não passaram de 5000, segundo nos informa o IBGE.  Sua frequência total é de 73.915 pessoas. Os estados onde mais facilmente podemos encontrar um Éder brasileiro é em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Em 2017 foi registrado 28 vezes no estado de São Paulo.

Confesso que fiquei surpresa com os dados de Portugal, achei que Éder fosse mais utilizado entre nossos irmãos lusos. De acordo com a base de dados da SPIE, de 1920 até 1980, este antropônimo simplesmente nunca foi registrado no país. Seria por desinteresse dos portugueses em relação ao nome, ou ainda não era admitido? O fato é que mesmo na atualidade continua raro: em 2016 Éder foi registrado 7 vezes e a escrita Eder recebeu 3 registros.

Personalidades:
  • Éder de Assis - ex-futebolista brasileiro integrante da Seleção;
  • Ederzito (conhecido como Éder) - futebolista português de origem guieneense campeão da Eurocopa;
  • Éder Balanta - futebolista colombiano;
  • Éder Jofre - ex-pugilista brasileiro bicampeão mundial;
  • Éder Carbonera - jogador de vôlei brasileiro medalhista olímpico e campeão mundial;
  • Eder Lima - jogador de futsal brasileiro;
  • Éder Martins - futebolista brasileiro de ascendência italiana.
Na Geografia:
  • Rio Eder - rio localizado na Alemanha. Foi mencionado pela primeira vez pelo historiador romano Tácito com o nome de Adrana.

Simpatizo muito com Éder, é um nome de grafia descomplicada e de marcante sonoridade. Gostaria que fosse mais usado nos dias que correm, consigo facilmente imaginá-lo tanto em um homem adulto quanto em um menino. É também uma boa opção para os amantes de nomes bíblicos. E por todas as notáveis conexões que possui com o mundo esportivo, podemos dizer que Éder é um nome destinado aos vencedores!

Apreciam Éder?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Biblioteca On Line, IBGE, Infopedia, IRN, Nameberry, Names Org, Nomes Bíblicos, SPIE, Think Baby Names, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Tenho alguns amigos chamados Éder, gostei de conhecer mais sobre esse nome.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Obrigada! Aprecio o nome Éder. Acho uma boa opção para um menino de hoje. Realmente, é um nome que inspira vitória! :)
    Nomes bíblicos, principalmente do Velho Testamento, nunca foram estimulados em Portugal, daí deve vir o desinteresse dos portugueses pelo nome no século XX. Fiquei feliz de saber que nasceram Éderes em Portugal em 2016, certamente um fruto da Eurocopa. :)

    ResponderExcluir
  3. Ontem, num centro de saúde em Portugal, vi um homem de uns 60 ou 70 anos, português, chamado Lenine... Achei curioso. Fui ver na SPIE e fiquei surpreendida com a quantidade de Lenines em Portugal no século XX! Penso que em Portugal isso de nomes admitidos ou não admitidos sempre dependeu muito dos funcionários dos cartórios... Sei que hoje há uma lista, mas boa parte das pessoas nunca cousultou a lista, e acreditam no que o funcionário fala.

    ResponderExcluir
  4. É um nome com um significado bem legal, eu achei bonito esse nome, e além do mais com um significado religioso.

    ResponderExcluir
  5. Acho o nome Éder bonito, logo q vc iniciou o artigo, eu logo pensei no grande pugilista Éder Jofre, e como sempre, vc vem com histórias interessante sobre o nome e com muito informação. Não conhecia sobre o jogador Éder de Assis e tbm não sabia que era um nome bíblico, interessante!

    ResponderExcluir
  6. Gostei de reparar na maneira como as pessoas escolhem os nomes dos filhos. Imagino que deve ter muitas crianças que receberam o nome de Messi, mesmo não sendo um nome, mas...
    Eu conheci apenas um Eder, foi meu professor no primeiro ano de faculdade e um jogador de futebol do São Paulo. Me lembro de ouvir o nome dele em uma partida. Eder Luis.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Éder Luís jogou no Vasco também, e jogava bem. Vi que ele agora está no Ceará. Também andou no Benfica de Portugal.

      Excluir
  7. Adorei!!
    Em minha vida em conhecer um Éder e acho um nome diferente.
    Gostei de saber do significado que eu nem imaginava.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que interessante sua pesquisa... Não conheço nenhum Éder mas certeza que quando conhecer irei compartilhar a sua pesquisa...
    Abraços - Ale Helga

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu sempre adoro nomes com agudo: Bárbara, Cássio, Éder. Dão um certo poder a pessoa! Agora, quando é pequeno e forte, aí fica incrível. Já é meio caminho andado para dar bem na vida!
    Éder é um belíssimo nome, mas achei estranho os exemplos. Com um nome tão forte, eu só conhecia o Éder Jofre...
    Bem, acho que vai ter outros Éder por aí, pq, com um nome desse, mereciam mais representatividade.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Em meus 22 anos de vida, nunca conheci um Éder. Eu não fazia ideia de que era de origem hebraica, para começo de conversa, muito menos que também poderia significar bonito! É um nome bastante significativo, pena que seja tão pouco usado.

    ResponderExcluir
  11. Sempre muito interessante conhecer toda a história por trás de um nome. Nunca imaginei que o nome Éder teria significado tanto religioso quanto de beleza. E concordo com você, consigo imaginar tanto um adulto quanto uma criança usando esse nome. Adorei seu post, como sempre!

    Grande beijo,
    Letícia Franca
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, particularmente gosto do som desse nome, soa muito angelical.Tenho um primo que nasceu recentemente e ganhou esse nome, em homenagem ao avó paterno.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    não conheço ninguém com esse nome, e confesso que não gostei muito, mas o significado é interessante rs'

    ResponderExcluir
  14. Oi Patricia!!
    Eu acho esse nome lindo, mas não tinha ideia do significado ou origem. Não conheço ninguém com esse nome, apenas em livros ou filmes. Acho a sonoridade dele tão bonita, mas não acho que meu marido aceitaria esse nome rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Venho acompanhando o seu blog há um certo tempo e acho muito legal de você trazer significado dos nomes, além de curiosidades envolvendo eles. Infelizmente não sou grande fã do nome Éder, mas ainda assim foi interessante conhecer a origem do nome.
    Bjs e sucesso com o blog!
    https://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Patricia, achei muito bacana o seu blog, e claro muito satisfatório informar as pessoas a origem e o significado dos nomes! Meus Parabéns e grato por este excelente trabalho e também por falar tão bem do meu nome!Pelo que vi,nos comentários não há nenhum "Éder" mas venho aqui representar á todos, Patricia aqui no sudeste de Minas Gerais também possuem muitos "Ederes" por assim dizer rs...Conheço uns 6 ou 7 rapazes que o possuem, também existe algumas conotações ligadas á este nome por exemplo "Eider" e "Elder".Há alguns anos atrás vi escrito numa bíblia sagrada antiga daquelas que possuem figuras e imagens, até então não sabia que se tratava de um nome bíblico, aprendi a gostar e admirar mais depois que conheci o significado.

    Um grande abç, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éder, é uma grande satisfação ler seu comentário, fiquei muito grata pelas palavras tão gentis. Seu nome é forte e tem uma história rica, foi uma pesquisa que me agradou bastante.
      Obrigada pela visita, esperamos te ver aqui mais vezes!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  17. Éder kaué achei lindoh a combinação

    ResponderExcluir
  18. Olá! Além de mim conheço 2 nos bairros vizinhos rsrs, meus irmãos tem amigos com esse nome também, sou do Sul/Sudeste de Minas, meu pai me registrou com esse nome por causa do mineiro Éder Aleixo, que em 92 ainda jogava pelo Atlético. Um salve! Excelente blog, parabéns e obrigado pela matéria, gostei muito. Deus abençoe!

    ResponderExcluir