quinta-feira, 26 de julho de 2018

Evandro - Atendendo a Pedidos


Evandro, um nome mitológico, um nome com História! Através das lendas greco-romanas surge esse que é um nome familiar para muitos, mas que não tem seu lado mitológico tão conhecido e divulgado. Mas deveria! Evandro é dono de uma força sutil, sua projeção é discreta, porém sempre consegue se fazer presente.

Evandro é a variante na língua portuguesa, italiana e espanhola de Evandrus, forma latina do grego Euandros, cujo significado é homem bom. Temos aqui um significado muito querido, a bondade é uma das maiores virtudes do ser humano, uma qualidade destinada aos grandes de coração.

Um dos mais célebres Evandros da Antiguidade é o mitológico Evandro, filho do deus Hermes com uma ninfa dos rios. Segundo a mitologia greco-romana, Evandro era um herói arcádio da Guerra de Troia que fundou a cidade de Palantino, situada perto do local onde Roma foi construída mais tarde. Evandro foi o responsável por difundir a cultura grega nas terras italianas, levou aos bárbaros da região a escrita, a música, a arte e a religião grega. Teria sido, ainda, o fundador das festas lupercais, uma das mais importantes comemorações religiosas de Roma. Outro destaque da Antiguidade é o filósofo grego Evandro, discípulo e sucessor de Lácides. Liderou a Academia de Platão em Atenas em conjunto com Télecles.

Outras línguas: Evander (inglês), Évandre (francês), Ewander (polonês).

Não é um nome de grande disseminação pelo mundo, não faz parte dos tops de popularidade estrangeiros.

É no Brasil que Evandro tem seu melhor desempenho, apresentando a expressiva frequência de 121.093 homens assim chamados em todo o país. Até a década de 1960 teve desempenho comedido, seus registros eram pouco mais de 13 mil, mas viu seus números dispararem nos anos 70 e 80 (passaram para mais de 36 mil). Muito provavelmente essa alta de popularidade se seu por conta da fama do cantor Evandro Mesquita, vocalista e líder da banda Blitz, grupo musical de enorme sucesso na época. Em termos de incidência, poderemos encontrar mais facilmente um Evandro brasileiro no estado de Santa Catarina. Depois dos anos 80, Evandro teve grande queda de uso que perdurou nas décadas seguintes, mas ainda é lembrado: em 2017 foi registrado 27 vezes no estado de São Paulo.

O apreço por Evandro não atingiu os portugueses, é um nome de uso muito tímido no outro lado do Atlântico. Entre 1920 a 1980 angariava apenas de 2 a 4 registros por ano, mesmo assim em períodos espaçados (houve anos em que não foi registrado nenhuma vez). Em 2016 três meninos receberam o nome Evandro em Portugal.

Personalidades:
  • Evandro Agazzi - filósofo italiano;
  • Evandro Chagas - cientista biomédico brasileiro;
  • Evandro Lins e Silva - jurista, jornalista, político e escritor brasileiro;
  • Evandro Mesquita - cantor, compositor e ator brasileiro;
  • Evandro Santo - humorista, radialista e ator brasileiro.
Evandro tem uma interessante carga mitológica, um significado nobre e possui o bônus de não ser muito usado nos dias que correm (um atrativo para pais que procuram nomes fora dos tops de popularidade). O digno Evandro está pronto para ser redescoberto.

Acham Evandro um bom nome?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Mitologia Grega BR, Nameberry, Wikipédia.

28 comentários:

  1. Não o usaria, mas acho-o um nome bonito. A pronúncia inglesa é sensacional, Evander. Tem uma terminação parecida com Lavander, que também me soa bem.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. oi!
    è um nome lindo e marcante :D adorei conhecer um pouco sobre como surgiu este nome. È lindo <3

    ResponderExcluir
  3. É um nome que eu usaria sim,aliás estava mesmo precisando de uma dica para um personagem que estou construindo e esse nome cairá feito luva! Toda a nobreza e essa força sutil mencionada me deu grandes inspirações!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  4. O nome Evandro é um nome forte, bonito, porém acho que não é muito conhecido, conheço algumas pessoas com o nome, Evandro é um nome ótimo para colocar nos filhos, gosto do nome, com certeza Evandro é um excelente nome, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de eu nao conhecer ninguem com este nome, com certeza é bem popular aqui no Brasil! Gostei de saber mais sobre esse nome!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, lendo o post que agora me levou a associar o nome Evandro com a mitologia e a História greco romana. A própria pronúncia passa essa sensação histórica. Parece nome de gladiador. Só que nunca nos preocupamos da origem, então nem percebemos tal fato. Esse nome achei muito interessante a história e etimologia.

    ResponderExcluir
  7. Obaa, fui um dos que sugeriu o nome para o post. Claro que sou um Evandro, e adoro meu nome. Pessoalmente, só conheço mais uma pessoa com o mesmo nome, mas imaginava que no geral fosse um pouco mais comum. o fato de não ser um nome muito popular acaba me agradando, porque acabo sempre me destacando entre tantos nomes mais usados quando estou com amigos e conhecidos. Adorei a origem e toda história. O significado acho que se encaixa perfeitamente pra mim heheh. Obrigado por trazer um pouco de tudo o que tem por trás do desse nome. Se eu já gostava antes, agora gosto muito mais. Eu adorei!

    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Evandro, fico feliz que a publicação tenha atendido às suas expectativas. Gostei muito de realizar essa pesquisa, Evandro é um nome com muito a se dizer. Abraços!

      Excluir
  8. Eu tive algum tempo atrás lendo um post que dizia o que tem esse nome '' Evandro '' que ele tem uma vida curta. Eu não acredito que eles disseram isso.Eu conheço alguns Evandro no Brasil. Eu particularmente acho esse nome lindo, só em saber que esse nome significa uma pessoa "boa e corajosa". Já é uma virtude colocar este nome em crianças,lembrei-me agora do cantor Evandro Mesquita, em que adoro.

    ResponderExcluir
  9. Sabe aquele nome pesado para uma criança? Eu acho este, não combina com criança este nome, pensando bem, não conheço nenhum Evandro, além do Evandro Mesquita. Abraços e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Adoro conhecer a história por detrás dos nomes. Evandro apresenta-se como um nome forte, poderoso, cheio de história. Não é um nome que usaria num filho, mas é sem dúvida um nome carregado de significado. Desconhecia por completo toda a sua envolvente. Estou cada vez mais colada no seu blog. Adoro o seu trabalho. Parabéns e obrigado por toda a partilha.

    ResponderExcluir
  11. Eita... Eu nem sabia que "Evandro" é um nome mitológico... se li sobre, realmente não me lembro, mas é sempre bom saber!
    Adoro esses seus posts que falam sobre a origem e significado dos nomes. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei a postagem, o nome tem um significado surpreendente nunca imaginei ser mitológico, já estudei com uma rapaz chamado Evandro eu o adorava, mais nunca associei seu nome a suas características, adorei saber um pouco mais, até logo <3

    ResponderExcluir
  13. Olá!Realmente,Evandro é um nome bem familiar,conheço vários e tem dois com este nome entre os primos,até o presente os que conheço são pessoas de boa índole,bondosos e gentis,agora entendo o porquê.
    Não tinha conhecimento deste lado mitológico,me encantei com o significado dele pois a bondade é o que existe de melhor em um ser humano,admirável.Um ótimo nome com certeza.Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!Bjss

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Patrícia!
    Eu adorei este post! Aliás, chego aqui sempre sabendo que vou amar! Todos os nomes são interessantes e fico encantada com a pesquisa que vocês fazem. Parabéns!
    Evandro é um nome muito afetivo pra mim, nome do meu pediatra que cuidou de mim quando criança e que cuidou da minha primeira filha!
    Além disso, adoro o Evandro da Blitz!!
    Muito bacana os significados.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  15. E agora estou cá a tentar me lembrar de algum Evandro, mas acho que o único do qual ouvi falar, foi o Evandro Mesquita mesmo. rs
    Eu gostei da versão em frances, mas os demais não me disse nada.
    Acho que não entraria na lista de possíveis nomes a escolher. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  16. Muito bom saber das curiosidades deste nome, que acho lindo! Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Oi Patrícia, tudo bem?

    Nunca tinha parado para pensar no nome Evandro, na minha mente ele está associado com pessoas mais velhas (preconceito besta, eu sei). Adorei saber que o nome tem origem mitológica, jamais imaginaria isso. É um nome realmente forte com uma bela representatividade. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Evandro não é um nome tão comum acho que por isso muita gente não sabe o significado :) Eu mesma não sabia que era mitológico e nem de todas as personalidades :) Por isso que gosto dos posts :)

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Ah, acho que é a primeira vez que vejo nome masculino aqui no blog. Achei bem legal mostrar um pouco sobre. Conheci alguns mas acredito que não é tão comum. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Esse nome Evandro é muito lindo,gostei muito do significado, não conheço ninguém com esse nome embora seja bem popular, mais é lindo.

    ResponderExcluir
  21. Esse nome eu conheço bem rsrs Na minha época de colegial tinha um menino chamado Evandro que me fazia bullying. Muito legal o significado desse nome, conheço vários homens que se chamam Evandro.

    ResponderExcluir
  22. Conheço alguns Evandro's e confesso que o nome não me agrada muito aos ouvidos rs Mas é legal saber a história dele.
    Parabéns pelo post @

    ResponderExcluir
  23. Oi Patricia, sua linda, tudo bem?
    É engraçado, acho que as pessoas só param para pensar e até pesquisar o significo do próprio nome quando estão perto do nascimento de uma criança na família ou de amigos. E vou concordar com você, Evandro, não conheço nenhum. É muito difícil você ouvir esse nome. Agora o que gostei foi do exemplo que citou filho do Deus Hermes, gosto muito de mitologia.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. É um nome Lindoooooo! Parece com do meu filho Leandro.

    ResponderExcluir
  25. Agora que fui pesquisar sobre o meu nome Evandro e gostei muito ! Adorei o post !

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!
    Desde jovem sabia o significado do meu nome, foi na sétima série, minha professora de português gostava do meu nome, e me explicou o significado, que vinha do prefixo “ev” bom, boa e do sufixo “andro” homem. E nunca entendi o porquê um nome com um significado tão forte não é mais popular. E pessoalmente eu conheço mais ou menos outros 10 Evandros e inclusive um com um sobrenome igual ao meu .

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito de conhecer mais afundo a origem do meu nome. Já tinha pesquisado há um tempo atrás e não via uma pesquisa tão recheada quanto essa.

    ResponderExcluir