segunda-feira, 30 de julho de 2018

As Marias - Maria Inês


De todas as composições que se podem fazer com Maria, Maria Inês é das minhas preferidas! E não sou só eu que gosto muito de Maria Inês, em 2014, em Portugal, Maria Inês foi escolhido para 603 meninas, sendo o composto com Maria mais registado.  

Como já é do nosso conhecimento, Maria não tem uma origem conhecida, mas o seu significado é senhora soberana. Já a origem de Inês é grega e o seu significado é casta, pura. Portanto, o significado de Maria Inês é senhora soberana pura. Maria Inês talvez seja a composição com o simbolismo mais cândido que conheço. 

Em Portugal, Maria Inês é dos compostos mais bem-amados e escolhidos pelos futuros papás, mas como se posiciona esta composição no Brasil? Mal se posiciona. Pois é, parece estranho haver esta discrepância tão grande, mas apenas nasceram 5 Maria Inês no estado de São Paulo em 2015 e estes foram os registos mais recentes de pequenas com este nome.  

Para os amantes de Maria, Maria Inês parece-me a escolha perfeita quer para o Brasil quer para Portugal. Aqui talvez esteja saturado, mas na minha opinião, não perde o encanto. No Brasil, parece-me uma escolha ousada e bonita. 

Gostam de Maria Inês

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas: 
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

21 comentários:

  1. O meu nome é Inês e nunca fui grande fã sobretudo devido à popularidade. Nunca fui a única Inês na escola, sendo muitas vezes tratada pelo apelido.
    Maria também é um nome demasiado popular para mim, mas tenho de dizer que preferia muito mais que o meu nome fosse Maria Inês, do que o que realmente é: Inês da Conceição.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nome é Maria Inês mais algumas pessoas me chamao assim Maria, Inês , Chinês é também Maria Chinês mais minha mãe falou pra mim nem ligar para o que eles dizem por que eles falam que meu nome é feio é esquisito mais eu tô nem aí com eles por que eu nao perguntei se eles gostaram aí eu falei vai tomar no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
      😘🖑

      Excluir
  2. Acho Inês um lindo nome que deveria ser muito mais usado no Brasil, inclusive para quem busca um composto com Maria.
    Mas, em Portugal, este nome ou composto já não serve para individualizar uma pessoa... É muita Inês! As mães, as filhas, as netas...

    ResponderExcluir
  3. Maria Inês é um nome lindo, delicado, suave, romântico é um nome que colocaria em minha filha, o nome era pra ser mais usado, amo esse nome, é uma boa sugestão para os pais, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Inês é nome muito raro hoje em dia no Brasil, esta combinação Maria Inês, não conheço ninguém que tenha este nome, mas é bonito e sonoro. Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Nome muito bonito!
    Não conheço alguém com este nome aqui no Brasil, mas gostei! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sério que foram apenas 5 registros? Eu acho esse nome tão bonito que pensei que tinha mais Maria ines no Brasil! O legal é que em Portugal o nome é bem popular.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    esse nome é tão lindo né,ainda não conheço ninguém com esse nome,é um nome bem calmo,super delicado,se tivesse uma menina talvez colocaria nela.

    ResponderExcluir
  8. Conheço muitas Marias e uma Inês, mas Maria Inês não conheço nenhuma, achei lindo o nome, gostei de Maria Inês

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante não fazia ideia do significado . E lindo. Ainda mais os dois juntos.

    ResponderExcluir
  10. Maria Inês é um nome lindo,está super na moda agora entendi o pq!
    Adorei :)

    www.amandaraibolt.com

    ResponderExcluir
  11. Maria Inês é um nome lindo, o nome da minha avó!

    ResponderExcluir
  12. Não conheço nenhuma Maria Inês. É um nome bonito, mas confesso que acho estranho para uma criança. Muito bom conhecer um pouco sobre a história dele.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. É sim uma linda composição! Atualmente no Brasil não vemos tantas Inês então quebraria um pouco a popularidade de Maria.

    ResponderExcluir
  14. esse nome é perfeito!!! Eu super colocaria em uma filha minha. Como estou tentando engravidar se for menina com certeza vou colocar esse. Só que estou querendo Inês Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse vc colocaria Maria Inês por que Inês Maria é um nome meio esquisito

      Excluir
  15. Sou do Brasil e minha filha se chamará Maria Inês graças a ligação a cultura portuguesa....de fato aqui é raro uma pena pois é lindo!

    ResponderExcluir
  16. Minha filha vai nascer em 2021 e já tem nome: Maria Inês!!

    ResponderExcluir
  17. A minha menina é uma das 603...:) Adoro

    ResponderExcluir