sexta-feira, 8 de junho de 2018

Tiana


Considero Tiana um nome gracioso e uma escolha original. Sua terminação em ana é familiar e confere leveza; já sua letra inicial T é marcante e decidida. É uma mescla de força e doçura muito cativante. Ganhou maior repercussão por causa da personagem Tiana, do filme de animação A Princesa e o Sapo, a primeira princesa negra da Disney. A batalhadora princesa fez história e elevou Tiana para o mágico grupo dos nomes que vêm dos contos de fada.

A origem de Tiana é incerta, a hipótese mais provável é que tenha surgido como um diminutivo de nomes com a terminação tiana, como Cristiana, Sebastiana ou Tatiana. Com o passar do tempo ganhou status de nome próprio. Dessa forma, suas origens e significados  podem ser essas:

  • Através de Cristiana sua origem é latina e seu significado é seguidora de Cristo;
  • Se vier de Sebastiana sua origem é grega e seu significado é sagrada, venerável;
  • Partindo de Tatiana sua origem é latina e seu significado é aquela que pertence ao pai.
Para quem acha importante os significados dos nomes, para Tiana pode-se até escolher aquele que mais gosta! Todos têm sua beleza e não decepcionam.

Tiana fez sua estreia nos rankings dos Estados Unidos em 1975, sempre apresentando níveis moderados de uso. Alcançou maior popularidade em 1995 (posição #267); em 2017 ocupou o 658° lugar no Top 1000. Recentemente marcou discreta presença nos rankings da Inglaterra, França e Eslovênia. 

Pelo que pude perceber, Tiana é mais frequente no estrangeiro do que em nossos países, vejamos: segundo dados do IBGE a frequência de Tiana no Brasil é de 1.523 mulheres, um número pequeno dada a dimensão do país. Teve um leve pico de popularidade na década de 1980 que não se manteve nos anos seguintes. A maioria de suas portadoras é encontrada nos estados do Amazonas, Bahia e Pará. No ano passado foi registrado apenas 1 vez no estado de São Paulo. Em Portugal é mais incomum ainda: apesar de estar incluído na lista de nomes admitidos, nunca foi registrado de 1920 a 1980. No ano de 2016 apenas 5 meninas receberam o nome Tiana em terras portuguesas.

Personalidades:
  • Tiana Benjamin - atriz britânica;
  • Tiana Lemnitz - soprano alemã;
  • Tiana Tolstoi - modelo francesa.
Na geografia:
  • Tiana (Capadócia) - foi uma antiga cidade histórica da Capadócia, na Anatólia Central, onde é hoje a Turquia;
  • Tiana (Espanha) - município espanhol da província de Barcelona, na Catalunha;
  • Tiana (Itália) - comuna italiana da região da Sardenha.
Sinceramente não entendo o motivo de Tiana não ser tão usado, poderia ser mais lembrado por nossos futuros pais. É uma belezinha de nome que vem fazer companhia aos nomes de outras princesas Disney como Jasmine e Aurora.

Acham que Tiana tem chances de se popularizar?

Para conhecer mais Nomes das Princesas Disney clique aqui

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Nameberry, Wikipédia.

29 comentários:

  1. Acho que tem poucas chances de se popularizar,se não ocorreu na época da animação, não acredito que irá agora. Mas confesso que me atrai muito nomes que não são tão comuns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii flor,
    Acho Tiana um nome muito bonito, pouco usual mais bonito.
    Você já percebeu que os nomes das princesas não são tão populares quanto a gente pensa? Nunca vi uma Aurora, Jasmine, Elsa, entre outros.
    Mas um que eu usaria seria o nome da Bella, minha personagem favorita. :)

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Tiana é um nome super bonito e original que é pouco usado, para falar a verdade não conheço nenhuma Tiana rs, mas é uma linda sugestão de nome, eu gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mim chamo tiana
      Até em tão não sabia o significado do meu nome
      Fiquei curiosa é vim da uma olhadinha rsrsrs

      Excluir
  4. Tenho duas Auroras na minha família, mas nenhuma Tiana. Talvez seja assim, porque Aurora já era um nome da tradição portuguesa antes do filme da Disney que, já agora, é mais antigo que A Princesa e o Sapo. Talvez devido ao facto desse filme ser recente, muita gente associa Tiana à personagem. Eu mesma só conheci o nome através do filme. Isso pode ser uma desvantagem para algumas pessoas e uma boa referência positiva para outras.
    Eu não usaria o nome, não por causa da princesa (que até acho uma referência fantástica) mas porque não gosto muito dele. Usaria antes Moana,nome de outra princesa da Disney (mais recente até) e de que gosto bastante mais. Talvez no futuro quando a referência ao filme for mais antiga, o nome passe a ser mais usado.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Oiiii, adorei o post parabéns, adorei o nome com certeza será uma das opções dos nomes de uma das minha futuras filhas, adoro o filme 'A Princesa e o Sapo', e logo ver esse nome me lembro dele,... Beijos doces http://blogperolaneon.blogspot.com/2018/06/vamos-falar-sobre-series.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patrícia!
    A gente se surpreende quando vai saber um pouco mais sobre o significado dos nomes e de quanta coisa ele carrega em si mesmo, não é? Tiana é um nome muito bonito e com possíveis significados muito fortes e bonitos! Adorei seu post!
    Um grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
  7. Tiana gostei muito dele é bem delicado, bonito, suave, é um nome bem diferente mais que tem muito estilo, com certeza o nome Tiana tem chances de se popularizar, é um bom nome para dá para um filha, fiquei tentada pelo nome, o nome atrai muito, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de Tatiana para chamar TATI, acho lindo de viver. Talvez por isso não curta apenas Tiana. Como eu não gosto também de Sebastiana nem de Cristiana, aí realmente não dá.

    ResponderExcluir
  9. É um nome bonito e confesso que ainda não conhecia ele, mas adorei saber sobre este nome que é um pouco diferente e ao mesmo tempo bonito, ótimo post

    ResponderExcluir
  10. Olá!Eu acho bem meiguinho este nome Tiana,me fez lembrar a primeira professora da minha filha,ela se chamava Tiana e era um doce de pessoa,meiga e educada,mas desde então não encontrei ninguém com este nome.
    Apesar de ser bonito,acho um pouco difícil as chances de se popularizar nos dias de hoje,as gerações vão mudando as opiniões,mas não é impossível.Bjss

    ResponderExcluir
  11. Eu acho lindo esse nome Tatiana , o Tiana achei um pouco estranho, porém dá a entender que é Tatiana o nome e por apelidio chama de Tiana.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o nome Tiana, mas como se aproxima bastante de "Tiara", acho que lhe confere aquele ar de princesa. Gostei muito!

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  13. É um lindo nome, eu ouvi pela primeira vez no desenho da Disney a PRINCESA E O sAPO. Um nome muito gracioso e lindo! Queria muito que se popularizasse.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, teve pico de popularidade em 1980 e eu não conhecia ainda! Digo, passei a conhecer com a maravilhosa princesa da Disney, mas não sabia que ele já existia. Acho que com grande ascensão do movimento negro e a grandiosidade da Disney, com certeza esse lindíssimo nome tem tudo pra ficar popular e cair no gosto da galera. Ainda mais com tantas possibilidades de significado. Amei!

    ResponderExcluir
  15. Um nome diferente mais bonito já chega de tanto nome igual o meu nome mesmo é Katiana e eu gosto muito mais as pessoas só me chama de Tatiana kkk Beijos :)

    ResponderExcluir
  16. Tiana é um nome bem diferente, bem raro ver alguém chamada tiana hoje em dia (como você mesmo disse). Os significados remetem bastante a religiosidade né?! Muito lindo

    ResponderExcluir
  17. Tiana é um nome diferente, marcante e bonito!
    Gostei do significado através de cristiana, que significa seguidora de cristo ! Muito forte tal significado ! Adoreii❤
    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Aqui em Portugal duvivo que fique famoso, mesmo com o filme da Disney (que achei muito giro) mas é um nome bonito e gosto do significado!

    www.photographandread.com

    ResponderExcluir
  19. Legal é um nome bem diferente,nunca conheci ninguém com este nome a não ser diminutivos como uma tia minha chamada Tatiana,srsrs ,gostei da curiosidade em geografia e personalidades.

    ResponderExcluir
  20. Menina,
    eu vi "A princesa e o sapo" e, na boa, a chance de um nome destes espalhar é remotíssimo (o filme não é ruim, mas está longe de ser um dos belos filmes de princesa).
    Agora, Tiana não é feio. Mas tem que ser Tiana! Sei lá, Sebastiana é coisa de avô e Cristiana é Cris, não Tiana...

    ResponderExcluir
  21. Perto da minha casa tem uma Sebastiana e todos a chamam de Tiana. Tiana como nome próprio mesmo ainda não vi nenhuma. Não sei se por aqui no Brasil tem chances de se propagar, talvez o filme ajude nisso. Gosto do nome, mas não consigo desassocia-lo do Sebastiana.

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Esses dias minha prima que está grávida me pediu indicações de nomes caso seja uma menina e achei que Tiana pode ser uma bom nome.

    ResponderExcluir
  23. Nossa Tiana é um nome lindo e bem diferente, muito bom conhecer boas dicas de nome e saber o significado e história que tem em cada um deles.

    ResponderExcluir
  24. Verdade, Tiana é um nome diferente e bonito, uma boa dica.
    Interessante você compartilhar significados e origens de nomes.
    Muitas vezes pesquisamos sobre nomes.
    super bjoooo

    ResponderExcluir
  25. Nasci na década de 80, meus pais escolheram esse nome pra combinar com o do meu irmao que é Tiago.
    Adorei os comentários, ter um nome simples e diferente é pra poucos! Adoro meu nome. E sempre perguntam se é apelido. As pessoas ficam curiosas em saber da onde veio meu nome. E o apelido é mais simples ainda: Titi.

    Valeu pelo texto. Bem legal.

    ResponderExcluir
  26. Oi Amei esse nome Tiana lindo assistir o filme e pela história me apaixonei pelo nome que provavelmente vai ser o nome da minha primeira filha😍

    ResponderExcluir
  27. Estou grávida, e minha bebê se chamará Tiana ou Thyana,ainda na dúvida. Será em homenagem a vovó dela que se chama Sebastiana.��

    ResponderExcluir
  28. Minha nasce esse mês ou no início de fevereiro e o nome dela é Tiana❤️

    ResponderExcluir