quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tatiana


Hoje venho provar que, com uma mente aberta, paciência e um pouco de hábito, é possível gostarmos de um nome que antes detestávamos. Sim, eu antes detestava Tatiana. Primeiro, nunca fui grande fã da terminação –ana. Segundo, lembrava-me outros nomes igualmente horríveis para mim (que ainda hoje o são). No entanto, como a minha mãe igualava Tatiana a nomes que eu adorava (e adoro), passei a gostar dele também – é como associar uma música a um local agradável ou a alguém que gostamos, e passarmos a gostar dessa música. 

O meu primeiro contacto com Tatiana foi então graças à minha mãe, que de vez em quando me dá a ler uma revista espanhola cheia de estilo, a ¡Hola!, onde li sobre duas personalidades imponentes: Tatiana Santo Domingo, casada com o Príncipe Andrea Casiraghi, filho mais velho da Princesa Carolina do Mónaco; e a Princesa Tatiana da Grécia e da Dinamarca, casada com o príncipe Nicolau da Grécia e da Dinamarca. Adorando Nicolau como adoro, foi fácil passar a gostar do nome da princesa. Monarquias e famílias reais – assunto que sempre me fascinou – passou a ser a minha nova definição de Tatiana

Outra princesa conhecida com este nome foi Tatiana Constantinovna da Rússia, terceira filha do grão-duque Constantino Constantinovich da Rússia e da grã-duquesa Isabel Mavrikievna. 

Tatiana tem origem no nome romano Tatianus, que por sua vez deriva de Tatius. Seu significado mais provável é aquela que pertence ao paiSanta Tatiana de Roma é a santa padroeira dos estudantes e uma mártir venerada pela Igreja Ortodoxa (foi a responsável por fazer o nome se popularizar na Rússia). Na Grécia, é conhecida como Santa Tânia, diminutivo de Tatiana – pessoalmente prefiro o diminutivo Tiana.

Em Portugal, em 2012, foram registadas 109 meninas com este nome, mas desde então o número tem descido: 77 em 2013 e 65 em 2014. Este último valor colocou Tatiana na 75ª posição do ranking português, acima de Irina, Caetana e Eduarda, nomes considerados por muitos como elegantes e imponentes. 

No Brasil a frequência de Tatiana é de 142.196 pessoas, seu pico de popularidade foi na década de 1980 e o estado onde é mais usual é no Rio de Janeiro. Há ainda a frequência de 209.635 pessoas para a variante Tatiane, também mais popular durante os anos 80. Esta grafia é mais comum no estado do Paraná.

Acho que Tatiana se integra no lote de nomes fortes e compridos que os portugueses tanto gostam, como Matilde, Mariana, Carolina, Francisca, Mafalda, Madalena, Constança, Benedita, por exemplo. Além disso, está ligado a um mundo que agrada a muita gente, cheio de requinte: as casas reais do Mónaco, da Rússia, da Grécia e da Dinamarca.

Maria Pilar Neto.

E vocês gostam deste nome, ou passaram a gostar?

18 comentários:

  1. O nome Tatiana sempre me passou um pouco ao lado. Não acho feio mas também não adoro.
    Associo a Rússia sempre e acho um nome forte, ponto positivo para mim. Não consideraria usar no entanto. Do gênero compridos e fortes gosto mais de outros.

    ResponderExcluir
  2. Continuo a não gostar do nome. Vou deixá-lo em incubação mais uns anos, a ver se as coisas se alteram ;)

    ResponderExcluir
  3. Só acho meio datado, muito anos 90. Fora isso, nada contra, é um bom nome.

    ResponderExcluir
  4. É um nome simpático mas não gosto muito

    ResponderExcluir
  5. Não é feio não, mas é muito comum no Brasil e super datado.

    ResponderExcluir
  6. Nunca gostei de Tatiana. Mas é um bom post!

    ResponderExcluir
  7. Certa vez, li em algum lugar que Tatiana significa "pertencente ao pai". Para mim, Tatiana é um nome coringa (isso existe? rs), um nome bonitinho com um significado forte, um nome de história com uma melodia fácil e limpa. Ponto pra ele. Acho que deveria ser usado mais vezes.

    ResponderExcluir
  8. Adorei, passei a amar o meu próprio nome

    ResponderExcluir
  9. Qual é o nome dessa menina da foto?

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Tatiana, não gosto da sonoridade. Quase ninguém me chama assim, prefiro que me chamem de Tati, minha irmã só me chama de Tatinha e eu adoro.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto do meu nome Tatiane ,só não gosto do primeiro que Maria Tatiane.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Tatiana.De 1947.Nai gosto muito qdo me chamam de Tati.E porque o estudo dos nomes diz não ser bom,uma pessoa ser chamada no seu diminuitivo.

    ResponderExcluir
  13. (completando o comentário)...mas detesto qdo trocam o meu nome por Tatiane ou Tatiani.

    ResponderExcluir