Hoje venho provar que, com uma mente aberta, paciência e um pouco de hábito, é possível gostarmos de um nome que antes detestávamos. Sim, eu antes detestava Tatiana. Primeiro, nunca fui grande fã da terminação –ana. Segundo, lembrava-me outros nomes igualmente horríveis para mim (que ainda hoje o são). No entanto, como a minha mãe igualava Tatiana a nomes que eu adorava (e adoro), passei a gostar dele também – é como associar uma música a um local agradável ou a alguém que gostamos, e passarmos a gostar dessa música.
O meu primeiro contacto com Tatiana foi então graças à minha mãe, que de vez em quando me dá a ler uma revista espanhola cheia de estilo, a ¡Hola!, onde li sobre duas personalidades imponentes: Tatiana Santo Domingo, casada com o Príncipe Andrea Casiraghi, filho mais velho da Princesa Carolina do Mónaco; e a Princesa Tatiana da Grécia e da Dinamarca, casada com o príncipe Nicolau da Grécia e da Dinamarca. Adorando Nicolau como adoro, foi fácil passar a gostar do nome da princesa. Monarquias e famílias reais – assunto que sempre me fascinou – passou a ser a minha nova definição de Tatiana.
Outra princesa conhecida com este nome foi Tatiana Constantinovna da Rússia, terceira filha do grão-duque Constantino Constantinovich da Rússia e da grã-duquesa Isabel Mavrikievna.
Tatiana tem origem no nome romano Tatianus, que por sua vez deriva de Tatius. Seu significado mais provável é aquela que pertence ao pai. Santa Tatiana de Roma é a santa padroeira dos estudantes e uma mártir venerada pela Igreja Ortodoxa (foi a responsável por fazer o nome se popularizar na Rússia). Na Grécia, é conhecida como Santa Tânia, diminutivo de Tatiana – pessoalmente prefiro o diminutivo Tiana.
Em Portugal, em 2012, foram registadas 109 meninas com este nome, mas desde então o número tem descido: 77 em 2013 e 65 em 2014. Este último valor colocou Tatiana na 75ª posição do ranking português, acima de Irina, Caetana e Eduarda, nomes considerados por muitos como elegantes e imponentes.
No Brasil a frequência de Tatiana é de 142.196 pessoas, seu pico de popularidade foi na década de 1980 e o estado onde é mais usual é no Rio de Janeiro. Há ainda a frequência de 209.635 pessoas para a variante Tatiane, também mais popular durante os anos 80. Esta grafia é mais comum no estado do Paraná.
No Brasil a frequência de Tatiana é de 142.196 pessoas, seu pico de popularidade foi na década de 1980 e o estado onde é mais usual é no Rio de Janeiro. Há ainda a frequência de 209.635 pessoas para a variante Tatiane, também mais popular durante os anos 80. Esta grafia é mais comum no estado do Paraná.
Acho que Tatiana se integra no lote de nomes fortes e compridos que os portugueses tanto gostam, como Matilde, Mariana, Carolina, Francisca, Mafalda, Madalena, Constança, Benedita, por exemplo. Além disso, está ligado a um mundo que agrada a muita gente, cheio de requinte: as casas reais do Mónaco, da Rússia, da Grécia e da Dinamarca.
Maria Pilar Neto.
E vocês gostam deste nome, ou passaram a gostar?
O nome Tatiana sempre me passou um pouco ao lado. Não acho feio mas também não adoro.
ResponderExcluirAssocio a Rússia sempre e acho um nome forte, ponto positivo para mim. Não consideraria usar no entanto. Do gênero compridos e fortes gosto mais de outros.
Continuo a não gostar do nome. Vou deixá-lo em incubação mais uns anos, a ver se as coisas se alteram ;)
ResponderExcluirNão adoro, mas até gosto. :)
ResponderExcluirtenho alguma simpatia por ele
ResponderExcluirSó acho meio datado, muito anos 90. Fora isso, nada contra, é um bom nome.
ResponderExcluirÉ um nome simpático mas não gosto muito
ResponderExcluirAinda não gosto.
ResponderExcluirNão é feio não, mas é muito comum no Brasil e super datado.
ResponderExcluirNunca gostei de Tatiana. Mas é um bom post!
ResponderExcluirCerta vez, li em algum lugar que Tatiana significa "pertencente ao pai". Para mim, Tatiana é um nome coringa (isso existe? rs), um nome bonitinho com um significado forte, um nome de história com uma melodia fácil e limpa. Ponto pra ele. Acho que deveria ser usado mais vezes.
ResponderExcluirAdorei, passei a amar o meu próprio nome
ResponderExcluirTatiana é um lindo nome!
ResponderExcluirQual é o nome dessa menina da foto?
ResponderExcluirEu gosto! Acho chique e meigo.
ResponderExcluirMe chamo Tatiana, não gosto da sonoridade. Quase ninguém me chama assim, prefiro que me chamem de Tati, minha irmã só me chama de Tatinha e eu adoro.
ResponderExcluirEu gosto do meu nome Tatiane ,só não gosto do primeiro que Maria Tatiane.
ResponderExcluirMe chamo Tatiana.De 1947.Nai gosto muito qdo me chamam de Tati.E porque o estudo dos nomes diz não ser bom,uma pessoa ser chamada no seu diminuitivo.
ResponderExcluir(completando o comentário)...mas detesto qdo trocam o meu nome por Tatiane ou Tatiani.
ResponderExcluir