quarta-feira, 13 de junho de 2018

Tainara - Atendendo a Pedidos


A origem de Tainara não é muito precisa, a hipótese mais provável é que tenha surgido como uma variação de Tainá, nome indígena que significa estrela. Acredito que faça todo o sentido, já que a terminação -ara é comum em nomes indígenas (como em Yara, Jussara e o muito similar Maiara, entre outros) e através da popularização de Tainá o surgimento de Tainara aconteceu de forma natural, sua assimilação como nome indígena lhe cai com perfeição! Assim como em Tayná, a grafia com y, Taynara, é outra escrita possível.

Tainá era a designação que os índios brasileiros davam às estrelas (algumas fontes apontam especificamente para estrela da manhã). Sendo Tainara uma derivação de Tainá, o significado de estrela também lhe é atribuído. Nomes com ligações estelares costumam evocar sentimentos especiais, afinal o céu noturno não seria tão bonito se não existissem as estrelas. Esses pequenos pontos de luz sempre foram mágicos e inspiradores para a humanidade. Simbolizam a clareza e a iluminação.

Tainara é um nome tipicamente brasileiro, é oriundo da cultura nativa local e aqui escreveu sua história. De acordo com o IBGE, sua frequência é de 95.361 pessoas, sendo mais comum no estado do Mato Grosso do Sul. Até os anos 80 seus registros eram tímidos, não passavam de 3 mil, mas a partir da década de 1990 deu um grande salto e viu seus números subirem para 45.984 registros! A alta se manteve nos anos 2000 (46.428), o que indica que Tainara é um nome contemporâneo, suas portadoras são em sua maioria jovens mulheres e adolescentes. Para Taynara a frequência é de 13.740 pessoas e é em Goiás que tem maior aceitação. O IBGE também contabiliza a existência de outras grafias alternativas: Thainara (8.011) e Thaynara (8.300). No ano passado Tainara foi registrado 14 vezes no estado de São Paulo; Taynara obteve 17 registros; Thainara foi escolhido 9 vezes e Thaynara foi a grafia campeã na preferência dos paulistas: conquistou 47 registros.

Tainara desembarcou há pouco tempo em Portugal, apenas a partir de novembro de 2017 entrou para a lista de nomes admitidos, o que pode explicar a inexistência de registros antigos do nome no país. Em 2016 foi registrado 2 vezes e Taynara 3 vezes. Só o tempo nos dirá se um dia Tainara ganhará a atenção dos portugueses.

Personalidades:

  • Tainara - cantora gospel brasileira;
  • Taynara Conti - lutadora profissional e ex-judoca brasileira;
  • Thaynara Fernandes - Miss Goiás 2016;
  • Thaynara OG - youtuber brasileira.
Tainara tem uma sonoridade marcante, é carismático e carrega em sua essência uma forte brasilidade. É mais um belo representante da cultura nativa do Brasil.

Simpatizam com Tainara?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Spiritual Experience, Uol, Wikipédia.

24 comentários:

  1. Tenho uma amiga Tainara, muito querida, acredito que combina com ela!!

    ResponderExcluir
  2. Ontem vi um post aqui no blog sobre Alan, depois desapareceu. O que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos um problema nas configurações do blog, Alan não era o nome do dia, mas sim Boaventura. Logo que possível Alan será publicado :)

      Excluir
  3. eu tenho uma amiga chamada Thaynara , tenho prima e vizinhas com o mesmo nome eu acho lindo . Não sei se você ja fez com o com significado do nome Taylor ou Candice eu amaria ver estes nomes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabby, já falamos sobre Candice, aqui vai o link

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/05/candice-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  4. Este é um forte que tem uma forte ligação indígena né? Como você bem descreveu, mas que nome lindo e marcante!

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Mais um nome indígena. Acho super importante 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 parabéns, ficou show. Acho bonito, prefiro Tainá. 😘 Continuem a publicar nomes indígenas. 😍

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia!!
    Que história legal sobre esse nome. Realmente não conheço ninguém com esse nome, mas vi algumas vezes na lista das turmas na escola da minha filha. Como você disse, é um nome que vem ganhando espaço nos últimos tempos.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro Tainara, entrou para os meus favoritos. Acho que uma Tainara e uma Kailani dariam um par adorável.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  8. Acho nomes de origem indigena lindos.. gostei muito de saber a origem do nome e o significado fofo que ele trás.. vou mostar o ppst pra minha cunhada, ela tem esse nome e vai ficar feliz em ver sua pesquisa!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Olá Patrícia....
    Hoje voce bateu o recorde com este nome .E por incrível que parece eu tenho uma vizinha que se chama "Tainara" e com esta grafia também existe uma dupla de cantores gospel.
    Ótima pesquisa e uma excelente aula sobre o signiicados dos nomes.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse nome é realmente muito bonito! Gosto muito de saber mais sobre a origem dessas coisas. Que legal!

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia! De Taiara, eu só conheço a OG mesmo. Mesmo não sabendo real a origem do nome, sempre imaginei que deveria ter alguma ligação com Tainá. Achei mt incrível saber que é um nome totalmente brazucaaaa! Nossa, sabe o que me toquei em perguntar... se por aqui tem algo sobre Raíssa. Adoraria saber mais sobre o meu nome. Como sempre, adorei as curiosidades sobre os nomes. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, temos sim. Aqui vai o link do post sobre seu nome:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/09/raissa-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  12. Olá!
    Concordo que Tainara tenha uma sonoridade marcante. Eu acho um nome lindo e ainda mais que tem por traz dele “uma estrela” - amo estrelas. Já tive uma aluna chamada Tainara, mas não conheço muitas pessoas com este nome.

    Diego ~ Blog Vida & Letras www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. é um nome que chama atenção, acho bonito!

    ResponderExcluir
  14. Uma amiga minha chama-se Thayná e gosto muito, mas Tainara não conhecia. Acho que gosto mais assim: Thaynara.

    Beijo

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  15. Algumas letras podem mudar tudo né, eu não gosto de Tainá mas Tainara eu acho lindo ! Me lembra uma youtube muito simpática chamada Glenya Taynara

    ResponderExcluir
  16. Odeio Meu nome, odeio indígenas, odeio essa porcaria de nome, e nem mesmo quando tento ver o significando para tentar melhorar o negócio piora. Céus esse nome é ridículo!! Mães não deem esse nome a suas filhas.

    ResponderExcluir
  17. O nome é lindo,e se você não concorda e só mudar de nome ,eu em

    ResponderExcluir