sexta-feira, 13 de abril de 2018

Samsara - Atendendo a Pedidos


Existem nomes que são grandiosos por seu sentido de elevação espiritual e, sendo eu uma pessoa indiscutivelmente fascinada por esse tema, nomes ligados à essa vertente costumam me transmitir profunda admiração. Abordamos vários em nosso post Nomes Hippies Femininos e entre eles está o enigmático Samsara, um nome que pode não agradar multidões, mas que certamente agradará aqueles que enxergam além do que os olhos podem ver.

Samsara é uma palavra em sânscrito que significa errante ou vaguear, com a conotação de mudança. Dentro de religiões indianas como o budismo e o hinduísmo, é um conceito religioso de reencarnação, seria o fluxo de renascimentos através dos mundos. Conforme consolida bons carmas, pode-se superar esse processo circular com o alcance do nirvana - estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. De uma forma resumida, samsara é o encadeamento de existências de um ser através de sucessivas reencarnações, desde sua criação até sua libertação final.

Como já imaginava, Samsara é raríssimo. Nos Estados Unidos apenas 33 pessoas receberam esse nome ao longo do tempo - com 8 registros em 2016. É muito específico e pouco disseminado como nome próprio, talvez conhecido apenas por praticantes de religiões indianas.  Não encontrei registros recentes no Brasil e em Portugal, apenas há a informação disponibilizada pelo IBGE da existência de 36 brasileiras chamadas Sansara, a maioria nascida durante a década de 90.

Não temos referências entre pessoas públicas, mas muitos devem conhecer o perfume Samsara, um clássico da marca Guerlain. A atriz Teresa Palmer interpretou a personagem Samsara Dietz no filme Caçadores de Emoção, exibido em 2015 (remake do original homônimo de 1991). Foi ainda o título de alguns filmes: Samsara (2001) que narra a missão de um monge budista e Samsara (2011), documentário que aborda a espiritualidade humana.

Deixo algumas sugestões de pares para irmãos que seguem o mesmo estilo espiritual e/ou indiano de Samsara:
  • Samsara & Cosmos
  • Samsara & Índigo
  • Samsara & Lazuli
  • Samsara & Namastê
  • Samsara & Nirvana
  • Samsara & Padma
  • Samsara & Yantra
Samsara é um nome ousado e que provavelmente só faça sentido para os adeptos do budismo, hinduísmo ou outras religiões indianas e também para os admiradores de um estilo de vida alternativo. Seu sentido espiritual enfatiza que a vida não termina na morte; há um constante renascimento. É uma conotação bonita que faz o nome ganhar uma grande dimensão transcendental.

Considerariam usar Samsara?

Fontes Consultadas:
Acamonas, Adoro Cinema, Brasil Escola, IBGE, Infopedia, Names Org, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

40 comentários:

  1. Só Sara ou Zara. Admiro o significado abrangente do nome mas não usaria por não estar dentro das minhas recordações

    ResponderExcluir
  2. Nome da minha filha. A primeira vez que ouvi falar do nome foi no filme " caçadores de emoções" a atriz Teresa Palmer interpreta uma personagem com esse belíssimo nome. É raro, lindo e fascinante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua filha tem um nome muito especial, parabéns pela escolha inovadora!

      Excluir
  3. Não, mas o que eu adoro mesmo são as sugestões para irmãos. Dá vontade de escrever um livro: Índigo encontrou Nirvana e foram dar um passeio...

    ResponderExcluir
  4. Achei lindo esse nome e usaria sim.
    Quem sabe futuramente???!!!

    ResponderExcluir
  5. É um nome forte e bonito ao mesmo tempo, de um significado bastante filosófico. Não acredito em reencarnação, mas sei que a vida é uma constante e intensa metamorfose, a todo o momento precisamos nos reinventar, adaptarmo-nos às novas realidades e assim vamos renascendo a cada dia. Se usasse esse nome seria com esse pensamento...
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa perspectiva, é mais uma bela visão do nome Samsara :)

      Excluir
  6. oi!
    Eu nunca tinha visto este nome Samsara, mas amei o significado. È um nome bem forte :D
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Samsara é um nome muito diferente, nunca conheci ou ouvi alguém com esse nome, mas o nome não deixa de ser bonito, forte, mas não usaria o nome, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho que é a minha primeira vez em seu blog e gostei muito do tema. Faz abrir as cabeças das pessoas que o mundo é muito maior do que elas pensam, assim como o número e diversidade de religiões.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  9. Realmente um nome que eu nao conhecia. Tem uma grandiosidade marcante no nome. Bem diferente.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patrícia, adorei seu blog. Tô seguindo. Curioso o nome que lhe pediram: Samsara. Também achei bem expressivo e, no mínimo, original. E bem raro, tbm, rs. Eu, por exemplo, não conheço ninguém com esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, obrigada em nome de toda equipe do Blog dos Nomes :) Muitos dos nossos pedidos são de nomes bastante incomuns, o que por vezes se mostra um desafio para nós também.

      Excluir
  11. Esse nome parece ser muito raro, nunca conheci alguém com esse nome!
    Bem diferente, porem muito bonito.

    ResponderExcluir
  12. Um nome diferente mas com um vasto significado. Gostei.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gostei do post. Um nome BEM diferente, mas com um significado e tanto.

    Que desafio falar desses nomes, hein ?! Amei o blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Amo o blog e sempre o leio! Você poderia falar um pouco sobre os nomes ELEANOR e NIKLAUS/KLAUS?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ficamos gratos pelo carinho :) Nós já publicamos um post sobre Eleanor, vou deixar o link. Niklaus/Klaus vão para a lita de pedidos.

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/03/eleanor-lianor.html?m=1

      Excluir
  15. Olá!Bem interessante este nome Samsara!não conhecia,o significado é forte e misterioso também,pois envolve culturas e religiões que fascinam o conhecimento sobre ele,sempre há um pouco de mistério onde nossos olhos não alcançam.
    É um lindo nome,mas não usaria.Excelente postagem!Bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Já conhecia a palavra, gosto muito de Cultura oriental inclusive já li um dos clássicos indianos o Rammayana, que é lindo e eu recomendo, acho Samsara bem forte para falar, acho que a criança teria que ter essa força para carregar esse nome.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que nome bonito samsara estou adorando seu blog sucesso❤

    ResponderExcluir
  18. Samsara é um nome bem raro mesmo, nunca conheci ninguém com este nome, mas definitivamente consideraria usar pelo lado religioso que carrega o nome. Pelo conceito de reencarnação com certeza o nome me ganhou. Traz uma força enorme e bela! Adorei conhecer este nome

    ResponderExcluir
  19. Olá , tudo bem ? Ainda não conheci ninguem com o nome Samsara , é um nome bem significativo
    não colocaria em um filho . Sara faria parte desse significado ? tenho primas com esse nome. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem! Sara não tem relação com Samsara, sua origem e significado são diferentes.

      Excluir
  20. Não conhecia o nome, mas achei interessantíssimo saber mais sobre sua origem e significado. Muito legal mesmo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  21. Conhecimento nunca é demais né? Adorei esse tipo de conteúdo.
    É um nome não muito comum no Brasil (pelo menos na região onde moro), mas eu achei diferente, lindo e com significados fortes.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Gente que nome mais diferente. Confesso que nunca tinha ouvido falar. Quando li a primeira vez pensei que era Samara, mas depois vi Samsara. Colocar esse nome numa filha vai chamar bastante atenção. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar nesse nome, ele é bem diferente, mas infelizmente não usaria pra colocar em nome de filhas ou ate animais, pois acho bem estranho.
    Como sempre sua postagem esta ótima, bem explicativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Patricia! Primeiramente, amei seu blog e vou acompanhar, para me ajudar na busca de nomes quando eu tiver filhos, rss.
    Bom, eu já tinha escutado esse nome "Samsara" em algum lugar, deve ter sido em algum filme. É um nome bonito, forte e muito expressivo Mas, se eu fosse olhar pelo significado não seria um nome que escolheria para a minha filha, por não está dentro do que acredito. Porém, respeito o significado e crenças de todos, é apenas por algo particular meu. É um nome muito original e atemporal. Amei o post, e irei olhar outros dos blog. Bjs :*

    ResponderExcluir
  25. Oiiie,
    Samsara, ta ai um nome que eu ainda não tinha ouvido falar, não é feio é bem diferente e achei bem interessante saber sobre ele

    ResponderExcluir
  26. Oi Patricia!!
    Nossa, eu fiquei encantada por esse nome. Colocaria numa outra filha? Pode ser, mas acho que meu marido não apoiaria rs Um nome lindo e poderoso!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Que bacana, é um nome muito lindo e sua postagem é mto boa, super explicativa.

    ResponderExcluir
  28. O nome é bonito...lembra Sara e Dandara...mas o significado "errante", achei um pouco pesado - eu não teria coragem de usar.

    ResponderExcluir
  29. Minha filha se chama SANSARA.
    Por ser com N não M muda o significado.?
    Obrigada, abraços

    ResponderExcluir
  30. Tive um somo bastante envolvente se tratando que o nome Samara envolve o misticismo foi impactante por que no sonho uma hora eu era a pessoa como mulher e já em um outro monumento eu era um homem e eu eu falava com essa moça e deixava uma mensagem pra ela pra que ela se lembrar de alguma coisa semelhante caso tivesse acontecido o mesmo com ela. Sei que pode parecer confuso mas o mas interessante é que eu tinha consciência que eu estava sonhando então eu dizia pra ela ...Um dia ira aparecer uma marca no seu braço direito no seu músculo na parte que encosta ão corpo no início vc não vira entender...eu disse pra ela mas fique tranquila é pra que vc se lembre que já nos conhecíamos que temos uma conceção de vidas passadas .segundo eu pesquisei quando pensamos muito em uma pessoa ...essa mesma pessoa também está pensando na gente e por incrível que pareça já pude comprovar esse fato. Já se tratando do sonho em si a conceção já é mais forte

    ResponderExcluir
  31. Também pelas minhas pesquisas relacionadas ao nome SAMARA e seus significados. Encontrei característica s próprias a minha personalidade o que fortalece a singularidade e envolvimento ão misticismo que pode ser ser meu próprio subconsciente, alma, Espírito assim falado, que estava durante o sonho tendo algum tipo de deslumbre de um passado bem distante e desconhecido. Mas afirmo que quão espiritual eu sou nesse exato momento em que escrevo a vcs estou extasiado de emoção e ao mesmo tempo contente de saber que podemos sim sermos reencarnação de outras vidas e de termos essa grade façanha de voltar a esses passados vividos acreditando que por um motivo ainda por mim desconhecido. Mas com certeza acredito

    ResponderExcluir
  32. Ter um grande significado que poderei encontrar uma resposta mas concreta consultando algum especialista nessa área de interpretação de sonhos ou com um na área de assuntos místicos. Se souberem de alguém....peço carinhosamente que me passem seu contato ou algum meio de comunicação por que como eu por aí já muitos que já vivenciaram essa experiência. De repente até vc...então já agradeço pela ajuda. Um forte abraço a todos e Deus é conosco.

    ResponderExcluir
  33. Gostei do nome , mas tenho curiosidade de saber se existe diferença de Sansara e Samsara ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Sansara é apenas uma adaptação ortográfica para a língua portuguesa de Samsara. A única diferença é q Sansara, nesta grafia, é também o nome de um gênero de mariposas.

      Excluir
  34. Ó nome da minha irmã é sansarah...
    Não sei se tem o mesmo significado, pelo fato de a escrita ser diferente ...

    ResponderExcluir