quinta-feira, 29 de março de 2018

Kaiser


Um nome imponente, um título de nobreza, Kaiser! Kaiser é a designação alemã que se iguala a César para os romanos. A origem deste nome é germânica e o significado é nada mais nada menos do que imperador

Conheço várias pessoas que argumentam contra dar títulos como nomes próprios, mas ao mesmo tempo penso que seja falta de hábito. Esta questão levantou-se quando a Daenerys de GoT começou a fazer furor por todo o mundo e Khaleesi começou também a ser registado em recém nascidas (inclusive pode ser registado em Portugal). Muita gente disse que não fazia sentido, uma vez que Khaleesi é um status que serve para denominar uma rainha. Por esse prisma, César também não deveria ser um bom nome próprio, pois era a expressão utilizada para os imperadores romanos. Eu não concordo com isso, acho ambos os nomes válidos. No meu parecer, César é um nome forte, com presença e partilho da mesma opinião sobre Kaiser. Não me faz confusão nenhuma ver crianças com estes nomes. 

O meu interesse por Kaiser despertou quando o meu namorado veio abordar este nome. É verdade, o meu gosto por onomástica é tão grande que já lhe peguei o bichinho. Com a nova atualização da base de dados portuguesa, Ezra e Kaiser foram os nomes que lhe chamaram mais a atenção. 

Não encontrei Kaiser classificado no ranking de nenhum país nos sites que frequento e por isso deduzo que realmente deva ser um nome raro. Aliás, a única referência que encontrei sobre o nome Kaiser é o filho da Jenelle Evans, uma das participantes do programa de televisão Teen Mom 2. 

Em Portugal, recentemente, só existem registos de 2 pequenos Kaiser. Um que nasceu em 2016 e outro em 2015. 

No estado de São Paulo, nos últimos anos, não foi registada nenhuma criança com este nome. Segundo o IBGE sua frequência no Brasil é de apenas 148 pessoas.

Qual é a vossa opinião sobre Kaiser? Acham que realmente é um nome inusitado ou tem qualidades?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

17 comentários:

  1. Acho alguma piada a esse nome, até o acho mais bonito que César.
    Adoro este blog, tem posts tão lindos sobre e nomes bastante interessantes e diferentes. Já encontrei vários nomes da minha lista de favoritos aqui e até me fez ganhar um bocadinho de gosto pelo meu segundo nome, Conceição, que sempre detestei.
    Contudo, nunca vi nenhuma publicação aqui do nome Audrey, o meu nome absolutamente preferido! Sou apaixonada por esse nome e espero um dia ter uma filha chamada Audrey. Tem sido o meu nome favorito desde pequena e gostava muito de ver uma publicação sobre ele.
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Olá Inês, muito obrigada pelo seu comentário e pelo feedback. Logo que seja possível iremos abordar Audrey no Blog.
    Atenciosamente,
    A equipa O Blog Dos Nomes.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esse nome bem diferente, mais pode ser muito interessante pelo significado ser Imperador. É um nome forte e destemido. Beijos amo seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse nome, mas agora que anda passando BBB ele me lembra de Kaysar. Adorei conhecer mais sobre o nome.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Confesso que não acho desagradavel, mas no primeiro momento me lembra a cerveja e apesar de não assistir ao programa BBB é impossível ficar alheia devido a internet, redes sociais e amigos que acompanham e lá como a colega acima citou tem ou tinha um participante chamado Kaysar e foi um nome que curti quando escutei e me parecem boas alternativas para quem quer fugir um pouco dos demais nomes com K ou C como Cauã/Kauã Kelvin, Cleiton, Caíque/Kaíque e Khalessi é lindo e por falar em César e imperador eu lembrei de Julio César nome de imperador, mas a verdade é que ando muito apaixonada pelo nome de outro imperador: Marco Antônio.

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome inusitado. Não gosto muito e acho que não daria esse nome para um filho! Só duas pessoas em Portugal? Realmente acho que muitos concordam comigo rsrs. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Kaiser é um nome realmente raro nunca ouvi ninguém com esse nome, é bem diferente, gostei de saber do significado Imperador, é um nome forte fica bem no significado dele, bjs.

    ResponderExcluir
  8. É um nome muito diferente mas adorei! Talvez o desse mais a uma personagem de livro do que uma criança, portanto, anotei o nome, haha. Adorei conhecer o significado, também gosto de César mas adorei esse "Ezra" (apesar de que li Erza). Haha, adoro como você já espalhou o gosto até no namorado =) Fico impressionada ao saber que se registaram dois Kaiser!

    ResponderExcluir
  9. Nome suuuper diferente.
    Confesso que com esse nome eu só conhecia a cerveja. hehe
    Mas bacana, diferente.

    ResponderExcluir
  10. Acho que para os falantes da língua portuguesa, César é muito mais facilmente associado a nome próprio que Kaiser. Para mim só consigo vê-lo como um título de nobreza, assim como Czar. Também me faz lembrar a cerveja e seu inesquecível garoto propaganda, o baixinho da Kaiser.

    ResponderExcluir
  11. Tirando o fato de que me lembra a cerveja kkk, amei o significado! É realmente lindo demais! Digno de realeza mesmo.
    um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Este nome sempre me lembrará cerveja, então consigo ver a beleza dele hahaha

    ResponderExcluir
  13. A primeira vez que eu ouvi esse nome rs..
    LEmbro da cerveja rss
    Gostei do significado

    ResponderExcluir
  14. Nome super diferentes, confesso que consigo relacionar apenas com a cerveja

    ResponderExcluir
  15. Quando eu escuto esse nome eu lembro da cerveja

    ResponderExcluir
  16. Gosto da sonoridade mas tenho dificuldade em ve-lo como nome proprio.

    ResponderExcluir
  17. Olá, acho esse nome o máximo, não sei qual é a sua verdadeira importância no mundo,mas para mim é muito importante, pois é meu sobrenome,um abraço, Anderson Luiz Kaiser.

    ResponderExcluir