terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Nomes Derivados de Marte


Na mitologia romana Marte era o deus da guerra e dos combates, muitas vezes equiparado ao deus grego Ares. Por apresentar a cor vermelha (associada à guerra), o planeta Marte recebeu esse nome em sua homenagem, sendo este o regente do signo de Áries. E também em homenagem ao deus Marte muitos nomes e sobrenomes se originaram durante o Império Romano. Geralmente eram dados aos guerreiros mais corajosos em combate e transmitidos de geração a geração. Todos os nomes apresentados aqui estão intimamente ligados entre si e todos possuem o mesmo significado: consagrado/a ao deus Marte, guerreiro/a.

Masculinos:
Femininos:

Se tivessem que escolher 1 nome feminino e 1 nome masculino derivado de Marte, quais seriam os seus eleitos?

*Possuem outras possibilidades de origem e significado.

Fontes Consultadas:

Behind the Name e O Blog dos Nomes.

30 comentários:

  1. Olá, tudo bom? Está ai uma coisa que eu não sabia nem imaginava que a maioria desses nomes da lista derivaram de marte. Super interessante, bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei os nomes, já vi vários que conheço, como Marcia, Mariana, Marcela. Adoro esses seus posts e o blog tbm =)

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que meu nome tinha algo a ver com marte..kkkque legal adorei as definições!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca iria imaginar que alguns desses nomes seriam derivados do planeta hahahaha Muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, novas informações são sempre vem vindas. Interessante verificar que MARTA não pertence a essa lista.
    De uns anos pra cá, aprendi a gostar de Martina.

    ResponderExcluir
  6. Bom, posso dizer que já escolhi sem o saber, meu filho mais velho se chama Marcelo!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu não sabia disso ! Será que tem nomes derivados de outros planetas ?
    Eu com certeza escolheria o nome Marcos(nome do meu esposo) e Marcela, muito interessante saber que são derivados de Marte =D

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu não imaginava que esses nomes eram derivados do nome Marte. Todos são bonitos, mas se eu fosse colocar os nomes, escolheria Marcelo e Mariana. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Você ja sabe que eu acho seu blog muito interessante...E que era algo que estava precisando aqui na blogosfera..

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Amei saber um pouco de história do neu signo.
    Eu gostei de Martim e o feminino Martina.
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Os nomes derivados de Marte são todos lindos.Gosto mais de Marcos e Marcela.

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei de Marcelo e Marcela. Não sabia dessa derivação e gostei muito de saber.

    ResponderExcluir
  13. Nossa não sabia disso, gosto de Mariana e Marcelo

    ResponderExcluir
  14. Olá!Jamais imaginei que estes nomes tinham este significado ao deus Marte,então são todos guerreiros/as não é mesmo?conheço várias pessoas com a maioria desses nomes e são pessoas guerreiras mesmo.
    Se tivessem que escolher um desses nomes acho que teria dificuldade porque a maioria são nomes bonitos.Bjss

    ResponderExcluir
  15. Estava longe de relacionar essa lista de nomes com o nome Marte. O nome Marte é um nome com muita força e se tivesse que escolher dois nomes (masculino e feminino), escolheria Matim e Mariana.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  16. Uau, nem imaginava! Marcelo é o nome do meu irmão, vou falar pra ele.

    ResponderExcluir
  17. Olha só que interessante! Não sabia que esses nomes se derivavam de Marte. Muito bacana saber disso. E são nomes maravilhosos! Eu escolheria Mariana e Marcos!

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia da origem desses nomes, foi uma grande novidade para mim. Tenho Marcos e Mariana na família. Vou contar a eles que seus nomes são derivados de Marte. Amei o significado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Que pergunta difícil! Eu gostei tanto de todos, acho que somos bem acostumados a maioria desses nomes né? Parando aqui pra analisar eu acho que os meus eleitos seriam Marcos e Marcela! São dois nomes que me soam bem fortes e decididos, mas amei todos eles!

    ResponderExcluir
  20. Muito curioso a resenha sobre o nome Marte,vejo que lá fora é muito frequente o batismo dele mas muito bacana saber o real significado e suas variacoes!

    ResponderExcluir
  21. Olá, como está? Depois de analisar bem a lista de nomes, eu escolheria Martim para menino e Mariana para menina, mas só porque desses hipóteses são os que mais gosto. Gostei do seu post. Um beijinho

    ResponderExcluir
  22. Gente! você me pegou kkkk Eu pensei que eram nomes de Marte o planeta kkkk algo marciano . Eu sou boba mesmo.

    ResponderExcluir
  23. É muito legal saber que todos esses nomes são consagrados ao Deus de Marte.
    Acho os nomes de Marcela/Marcelo e Marcos lindos.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Muito interessante conhecer a origem do nome, estou sempre a caça desse tipo de informação e de significados de nomes para poder nomear personagens com um nome que reflita a personalidade deles.

    ResponderExcluir
  25. Lindíssimos, ainda mais Marcos e Marcela!!!

    ResponderExcluir