segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Luma


Luma é um nome de muitos encantos. É claramente muito parecido com Luna, mas enquanto Luna é mais delicado, Luma tem uma sonoridade com mais textura, é mais encorpado. Comparando os nomes com tecidos, Luna me lembra a seda e Luma o veludo. Acredito que Luma ainda não foi explorado em todo seu potencial. É curto, moderno, bonito, se constituindo em uma escolha muito propícia para uma menina nascida nos dias de hoje.

Chegar à origem e significado de Luma não foi uma tarefa fácil. A ligação com Luna está apenas na grafia, os nomes são diferentes e não têm relação. Luma, para minha surpresa, é um nome literal vindo da natureza. Luma é um gênero botânico pertencente à familia Myrtaceae (a mesma das murtas). As lumas são arbustos ou árvores com flores pequenas, de pétalas brancas e aroma picante. São nativas das florestas do Chile e da Argentina. Mas de onde viria o nome desses arbustos? Pesquisando mais um pouco descobri que Luma deriva do nome mapuche (nativo americano) para uma espécie relacionada, a Amomyrtus Luma, árvore chilena conhecida pela dureza e resistência de sua madeira. No idioma mapuche luma é a palavra para árvore. Confesso que toda essa relação de Luma com os povos nativo americanos e com o mundo botânico me encantou! Depois dessa descoberta passei a relacioná-lo com Liana, também um nome literal conectado à plantas. E acho até que Luma e Liana formariam um par bem mimoso para irmãs!

Mas ainda há mais um caminho para Luma: alguns sites que falam sobre nomes árabes informam que Luma é um nome árabe e que significa pôr do sol. Não sei até que ponto é uma informação fidedigna (acredito que seja), mas de qualquer forma é mais uma belíssima ligação com a natureza!

Sem dúvida a responsável por trazer Luma para as luzes da ribalta foi a linda Luma de Oliveira,  modelo e atriz de grande sucesso nos anos 80/90. O que achei inusitado é que seus pais escolheram seu nome a partir da junção das iniciais dos seus próprios nomes (Luís e Maria). Ou seja, os pais da Luma de Oliveira não sabiam da ligação com as árvores chilenas, com a lingua árabe, apenas juntaram seus nomes e pronto! Junções desse tipo nem sempre resultam em bons nomes, às vezes o resultado é desastroso, mas nesse caso os pais da Luma acertaram em cheio!

E por falar em combinações entre dois nomes, lembro que Luma é um anagrama de Malu, a famosa aglutinação de Maria com nomes iniciados por Lu.

Curiosidades: Luma é ainda a centésima parte do dram (moeda armênia) e também o nome de um gênero de mariposas da família Crambidae.

O país onde Luma tem maior representatividade é mesmo o Brasil. Segundo os dados do IBGE existem 10.289 pessoas chamadas Luma em todo o país, tendo a maioria nascido nos anos 90 e 2000. É mais usual na região norte, especialmente no Acre. Em 2017 foi registrado 49 vezes no estado de São Paulo. A partir dessas informações e da nossa própria experiência, percebemos que Luma não é um nome de popularidade explosiva, mas bem poderia.

Do outro lado do Atlântico, Luma esbarra na famosa lista portuguesa de nomes admitidos. Infelizmente ele ainda não está lá, mas creio que sua aprovação seja apenas uma questão de tempo, já que é um nome totalmente adaptável à língua portuguesa. Luna é aceito e até mesmo Lumi, não vejo motivos para que Luma também não o seja.

Personalidades:
  • Luma Costa - atriz brasileira;
  • Luma de Oliveira - ex-modelo e atriz brasileira;
  • Luma Elpídio - cantora gospel brasileira;
  • Luma Leão - repórter brasileira.
Luma tem todos os ingredientes que o fazem um nome da atualidade, está antenado com as tendências do momento. Enquanto seu similar Luna está muito popular (45°lugar no top 100 Brasil), Luma é bem menos usual e pode ser um atrativo para pais que procuram nomes que soem atuais mas que não sejam tão comuns. Para os portugueses que podem usar nomes fora da lista, também é uma opção a ser levada em conta, afinal Luma não está distante de Luana e Ema, nomes em alta em Portugal.

Acho Luma um nome querido e, como disse, com muitos encantos!  Partilham da mesma opinião ou têm uma visão diferente da minha?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Arabic Names, Clicrbs, IBGE, IRN, Nómbrame, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

41 comentários:

  1. Muito interessante! Confesso que eu não sabia que Luma era realmente um nome. rs
    Nunca conheci ninguém que se chama assim, somente essa atriz que você citou.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia do post pois confesso que nunca vi um blog que abordasse esta tema que é inédito...Parabéns!
    http://robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua descrição sobre este nome! Como também me encantam os tecidos e as árvores. E Luma é mais um nome para juntar à nossa lista de nomes começados por L. Qual seria o significado de Lumi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Csof! Luma é sim mais uma opção de nome com L. Quanto à Lumi, seu significado é "neve". É um nome feminino finlandês.

      Excluir
  4. Luma é um nome muito bonito, é realmente um encanto, não conheço ninguém que se chama com esse nome, interessante saber que o nome tem uma ligação com a natureza, com certeza Luma é um nome muito querido, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre pensava em Luma como contrário de Malu rs mas realmente a influência da Luma de Oliveira na maioria das meninas registradas com esse nome não tem como negar. Realmente ele lembra um pouco Luna e também Loma...amei o post bjs

    ResponderExcluir
  6. Que interessante o significado!Conheço uma Luna e o significado em árabe é muito lindo!Gostei ..e Luma eu adoro!

    ResponderExcluir
  7. Até hoje, conheço duas Lumas, e ambas são atrizes. Tirando elas não conheço mais nenhuma. Gostei muito de conhecer um pouco sobre esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Que interessante!! Amei o jeito que voce explica.
    Gosto de Luma, acho lindo!
    Mas confesso que prefiro Luna.
    Pessoalmente não conheço nenhuma Luma também.

    beijos

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei o nome Luma bem bonito parabéns pelo post achei super interesante 😉

    ResponderExcluir
  10. Realmente é mais forte que Luna, mas não deixa de ter sua delicadeza.
    Tenho uma prima com esse nome...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  11. Pra mim é um nome que representa O PODER ! já tinha escolhido para nome da minha futura filha hahaha

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Realmente Luma é um nome mais forte que Luna. Tenho uma prima que se chama Luna e ela é super delicada, já uma colega que se chama Luma tem mais presença, ela é mais impactante.
    Adorei a proposta do blog, queria saber sobre o significado do meu nome. rsrs
    Beijos,
    Thaisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisa! Seu nome é uma variante de Thaís, sobre o qual já apresentamos um post. Vou deixar o link do post caso vc queira maiores informações

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2017/08/taisthais-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  13. Sonho em ter uma menina e colocar este nome! Se bem q são tantos com significados lindos... amei <3

    ResponderExcluir
  14. Que bacana, não conhecia, nem imaginava tudo isto e nem que tinha tantas Lumas por aqui já...hahahaha...legal!

    https://nutryreceitas.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. esse nome é lindo mesmo, adorei saber seu significado, poderia trazer o significado do meu nome Dayane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane! Seu nome é uma variação de Diana e Dayana que significam "celestial" ou "diurna", respectivamente. Dayana é tb o nome de um tipo de orquídea. Para saber mais deixo aqui o link do nosso post sobre Dayana

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/07/daianadayana.html?m=1

      Excluir
  16. Olá! Amei o nome Luma, realmente comparado com Luna ele tem bem mais textura! Gosto dos dois nomes! Você fez outra ótima pesquisa neste nome e foram lindos as origens q vc achou para o nome Luma! Adorei!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  17. Realmente Luma parece ser mais forte, agora que li oq falou, fiquei com essa impressão, nunca tinha parado para pensar. Eu gosto desse nome. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Patrícia! Que ideia bacana um blog falando sobre o significado dos nomes. Eu acho Luma um nome bonito e diferente. Conheço uma e ela é um encanto de pessoa. Adorei a ideia desse post! Vou ver se acho o meu nome por aqui haha. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante sua matéria. Luma é um nome diferente mas legal. Eu acho bonito.

    ResponderExcluir
  20. Partilho da mesma visão que a sua! Um nome lindo, forte e pra se pensar em colocar em minha filha qdo eu engravidar!

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    parabéns pelo blog!
    Achei muito legal o tema, e adorei a sua divagação no primeiro parágrafo! Os nomes são realmente carregados de significados e história, e é super legal aprender sobre eles!!!

    ResponderExcluir
  22. Quem diria que pode ter tanto significado por traz de um nome? Adorei saber mais.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse nome, é um belíssimo nome, tem um lindo significado.

    ResponderExcluir
  24. Oi Patricia, tudo bem?

    Adoro seus posts relacionados com nomes, sempre descubro coisas que seriam inimagináveis. Gosto muito do nome Luma, ele é forte e ao mesmo tempo não é muito comum, fato que me agrada. Jamais imaginaria que tivesse alguma ligação com a natureza e nem com o mundo árabe. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Cada nome uma história diferente, um significado guardado, e tantas personalidades diferentes. Nunca conheci nenhuma Luma pessoalmente apenas pela internet, mas ela é bem simpática. Mas dos dois nomes fico com Luna <3 Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Olha adorei o tema do blog e esse foco em decifrar e contextualizar os nomes.
    Adoro o nome Luna, acho lindo e poético. Luma até então só conhecia a atriz e também não fazia ideia do significado. Também acredito que a seria um combinação linda entre Luma e Liana.

    Cara, toda essa pesquisa vale muito. Parabéns pelo "trabalho" de pesquisa.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Nunca conheci ninguém com esse nome,
    gostei de conhecer e saber sobre ele, embora seja bem diferente
    www.talytaxavier.com

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho uma prima que se chama Luna e uma amiga minha deu o nome da filha de Luna, mas Luma eu nao conheço e nao sabia o significado

    ResponderExcluir
  29. Olá,esse nome é bem interessante e simplesmente lindo,tenho uma amiga que tem esse nome,ele é bem forte,eu adorei continue assim fazendo esse belo trabalho viu bjs.

    ResponderExcluir
  30. Luma é um nome forte e marcante, mas acho que prefiro a delicadeza de Luna.

    ResponderExcluir
  31. Quando eu escolhi o nome dos meus filhos fiz questão de saber o significado, a bíblia utiliza mais o significado que o próprio nome para dar as características do individuo. Eu acredito que ha uma forte ligação entre o nome significado, particularmente adoro MALU, que é o anagrama. Post muito interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Acho o nome lindo e tenho uma conhecida com esse nome... acho super raro. Não conheço muitas "Lumas" :)

    ResponderExcluir
  33. Olá!Tudo bem?
    Eu adoro seus blog por ser de nomes,é muito incrível saber sobre cada nome.
    Simplesmente amei esse nome,Luma.É tão diferente e tem tantas definições que fiquei tentada em utilizar um dia,quem sabe,em uma filha.Usaria com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Luma é realmente um nome lindo, amei saber seu significado!
    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  35. Tenho vindo a gostar de Luma cada vez mais.

    ResponderExcluir
  36. Adorei o post

    Conheci seu blog agora e estou dando uma voltinha por ele e ja te sigo

    Beijinhos

    Por favor Visite-nos, SIGA

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/04/muito-obrigada-ja-somos-de-100.html

    ResponderExcluir
  37. Amei saber o significado do nome luma, ja amava esse nome agora to gostando mais, e saber que esse nome tem contato com a mãe natureza fo xonada kkkkkkkkk

    ResponderExcluir