segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Márvia


Márvia é um nome de que só tive conhecimento pela existência através da antiga lista portuguesa de nomes próprios aprovados e não aprovados. Este era um dos aprovados, mas o que é certo é que nunca conheci nenhuma, nunca ouvi ninguém a ser chamado por este nome, nem tão pouco o li em algum lado.

Quando existe um gosto actual particular por nomes de séries, como o caso de Game of Thrones, eu ando curiosa com o que existia na antiga lista de nomes permitidos cuja utilização é zero ou quase zero. Com esta nova lista, acredito que muitos até poderão mesmo vir a desaparecer, pois dificilmente encontraremos alguém registado (a menos que seja um cidadão estrangeiro que tenha obtido a nacionalidade portuguesa) nos últimos 3 anos (prazo que, a meu ver, às tantas também vai sofrer alterações ou mesmo eliminado).

Não o acho propriamente bonito, mas vejo-lhe qualidades. É curto, completamente alternativo, tem um quê de internacional.

Não sei porquê, ou se calhar sim, lendo mais abaixo, acho que vão entender, mas associo a alguém com uma personalidade forte e perserverante, ou seja, de alguém que não desiste e luta pelos seus ideais e convicções.

Coloquei simplesmente no motor de busca Márvia, encontrei o/s modelo/s de carro/s da Suzuki, uma empresa de Amesterdão, três senhoras de nome Marvia (duas cantoras e a CEO de uma empresa de chocolates jamaicana) e, no que toca a jovens, com o nome Márvia só no Brasil. Usando aquela “ferramenta” chamada Facebook, fui dar ao mesmo sítio.

Decidi consultar o SPIE para ver o número de registos em décadas passadas em Portugal - mandou-me rever a ortografia e tentar de novo... tentei Marvia...aconteceu o mesmo. Em anos recentes, através da consulta aos dados do IRN, também não há registos de Márvia.

No Brasil existem algumas Márvias, mas são poucas. De acordo com o censo demográfico do IBGE a frequência de Márvia é de 199 brasileiras, tendo a maioria nascido durante a década de 1980. A partir dos anos 90 parou de ser registado, o que significa que entrou em desuso no país e não encontraremos este nome em crianças brasileiras.

Quanto ao significado, no Behind the Name não encontrei nada. Já no Nameberry por Marvia encontrei-o como sendo uma variação de Marvel e um pequeno gráfico da utilização deste último:



Se é uma variação de Marvel, no Behind the Name conseguimos encontrar uma possível origem deste nome, origem do inglês miracle e wonder, derivando do francês merveille (a wonder), que vem do latim mirabili (wonderful - maravilhosa).

No Babycenter também apresentam um gráfico para Marvia relativo à sua utilização nos EUA, prefiro deixar o link pois é mais interactivo, com o rato (mouse para os brasileiros) conseguimos ver o ano preciso e os valores do mesmo (clique aqui).

Margaria Rebelo Madeira

Conheciam Márvia? Que opinião têm sobre esse nome tão incomum?

Fontes Consultadas:

Babycenter, IBGE, IRN, SPIE, Behind The Name, Nameberry.

30 comentários:

  1. Lembra Marvin, Mária, Márcia. Apenas chama a atenção por ser diferente.

    ResponderExcluir
  2. nossa que nome diferente.Nunca tinha ouvido falar,serio. Bem diferente mas eu gostei,colocaria no nome da minha filha. Me lembra muito a palavra maravilha,não sei porque kkkk Adoro seus posts com nomes,tem uns nomes bem criativos por sinal.beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu também nunca ouvi falar nesse nome, nem mesmo em livros ou qualquer outro lugar, isso que moro no Brasil.
    Não seria um nome que eu daria a uma filha minha, também não o acho particularmente bonito, mas é um nome diferente.

    ResponderExcluir
  4. Também nunca conheci ou ouvi ninguém ser chamado com esse nome Márvia, é um nome muito diferente, se não viesse aqui acho que não conheceria esse nome bastante incomum, bjs.

    ResponderExcluir
  5. apesar de tudo, é um nome que parece carregar certa força, embora incomum achei muito bonito!

    ResponderExcluir
  6. Conheço o que chegou próximo é sobrenome usado Marvila, mas é bem diferente dos comuns por isso chega ser interessante.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia. Causa-me espanto,mas não posso dizer que seja um nome feio

    ResponderExcluir
  8. Nunca conheci ninguém com este nome! Muito lindo!

    ResponderExcluir
  9. olha é diferente, nunca escutei, essa é a primeira vez que vejo esse nome. Achei ele, um nome bastante curioso.

    ResponderExcluir
  10. Achei um nome bem exótico o de Márvia. Não conheço nenhuma.Gostei da sua pesquisa.bjo

    ResponderExcluir
  11. Que interessante o formato do seu blog, confesso que já fui logo olhar o meu nome kkk. Nunca ouvi falar de ninguém chamada Márvia kkkk.


    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca conheci nenhuma Márvia, esse nome é novidade para mim, eu não conhecia, mas achei bem diferente, acho legal nomes diferentes.

    ResponderExcluir
  13. Bem diferente mesmo, não conheço ninguém com esse nome. Mas sabe que até gostei desse nome ?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nunca ouvi falar nesse nome e nunca conheci ninguem com o mesmo também. Mas achei bem bonito e diferente. Não ligaria de ter esse nome.

    ResponderExcluir
  15. O nome Márvia eu acabei de conhecer aqui no seu blog! É bem incomum, é soa bem forte!

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido esse nome, mas é bonito

    ResponderExcluir
  17. Esse é novo pra mim... adoro nomes diferentes e esse não conhecia ainda!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o nome, mas achei muito meigo e diferente
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  19. Nossa que nome diferente mesmo, nunca tinha ouvido falar tbm, mas não é tão feio vai hahaha

    ResponderExcluir
  20. Eu conheci seu blog tem pouco tempo e já gostei bastante, pois sou escritora e às vezes (na maioria delas) possuo uma dificuldade em criar nomes para meus personagens em geral. Agora com seu blog vou ter maior facilidade na hora de compor (ou encontrar) um nome para ficar melhor com a personalidade do mesmo. :)

    ResponderExcluir
  21. Poxa, quanta pesquisa você fez para encontrar algo sobre o nome, bem legal isso, uma pena que não encontrou algum significado mas foram bastante informações...
    se você quiser fazer um do meu nome ficaria feliz hahaha (sem pressão hahah)

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  22. Nunca ouvi falar nesse nome, nem mesmo em filmes ou qualquer outro lugar... Mas é legal...

    ResponderExcluir
  23. Esse nome eu realmente não conhecia. Gostei. É um nome bom tanto pra uma pessoa real quanto pra uma personagem de livro e na hora me veio à mente: ♪Marvin, a vida é pra valer eu fiz o meu melhor e o seu destino eu sei de cor♫ Aliás, que tal futuramente um post com nomes relacionados a musica? Por exemplo: Ana Julia musica dos Los Hermanos, Michelle dos Beatles e etc e também no mesmo universo bandas com nomes de pessoas como Eva, Renato, Norma Jean entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, eu já tinha pensado em fazer um post com esse tema só que um pouco diferente, mas nada impede que tenhamos parte I e II. Ótima sugestão!

      Excluir
  24. Esse nome foi uma ótima descoberta Margarida, parabéns! É incomum mas se trocarmos o v por c teremos Márcia. Acho Márvia bem usável, sua sonoridade é familiar. Ele lembra mesmo a palavra maravilha, achei interessante.

    ResponderExcluir
  25. Eu sou Marvia ... Na cabeça do meu pai ele juntou o meme dele com da minha mãe e deu nisso 😂

    ResponderExcluir