segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Analee - Atendendo a Pedidos


Um mesmo nome pode gerar muitos outros nomes, é um fato notado geralmente  em aglutinações, por vezes entre compostos. E várias são as combinações que possibilitam o surgimento de novos nomes, entre elas a junção entre o clássico e o inovador, como é o caso de Analee, que mescla o estilo tradicional de Ana com o frescor e a leveza do internacional Lee.

Analee é uma variante de Annalee, que por sua vez é a combinação de Ana e Lee.  Sabemos que Ana é um dos nomes mais populares em nossos países e sua origem e significado são conhecidos de muitas pessoas - graciosa, origem hebraica. Já Lee é um nome novo para os falantes do português, ele vem de outros países e é originalmente um sobrenome.

  • Surgiu a partir de um sobrenome derivado do inglês antigo leah, que significa prado, campo limpo. O sobrenome pertenceu a Robert E. Lee (1807-1870), comandante das Forças Confederadas durante a Guerra Civil Americana. Em sua homenagem Lee passou a ser usado como nome próprio e em países anglófonos é considerado unissex;
  • Pode ser também variante de Li, sobrenome chinês que significa razão, lógica, entre outros significados possíveis;
  • Lee é ainda um popular nome e sobrenome coreano.
Como Analee me parece um nome mais americanizado, o significado que mais faria sentido seria gracioso campo limpo, a partir da junção de Ana com Lee vindo da língua inglesa. Algumas fontes apontam ainda que Analee nada mais é que uma variação húngara e finlandesa de Hannah, a forma hebraica de Ana. Uma coisa é certa: muitos caminhos conduzem Analee para Ana.

Deixo registrado que nosso pedido foi feito citando a grafia de Analee com hífen, mas encontrei apenas e informações sobre Lee-Ann, nome francês  que é o mesmo que Analee.

Tinha a impressão errada que Analee fosse popular em países de língua inglesa, talvez por me remeter a um estilo meio anos 50, mas que ledo engano! O nome só entrou no ranking dos Estados Unidos a partir de 2012, na discreta posição #917. Após se manteve no Top 1000. Em 2016 ocupou o lugar #892.

Em nossos países também é um nome com cheiro de novidade. No Brasil a frequência de Analee é de apenas 23 pessoas, mas Anali, uma grafia mais adaptável ao português, tem maior expressão: sua frequência é de 1.838 pessoas. Em seguida vem Analy, com frequência de 607 pessoas e Analie, nome que pertence a 32 brasileiras, segundo o censo demográfico do IBGE. Em 2017 Analee foi registrado 1 vez no estado de São Paulo. Em Portugal apenas é permitido o registro da grafia Analie. Em anos recentes e passados, Analee não obteve registros no país.

Personalidades:
  • Anna Lee (nascida Joan Boniface Winnifrith) - atriz britânica;
  • Annalee Newitz - jornalista americana;
  • Layla Anna-Lee - apresentadora de televisão e youtuber americana.
Annalee é ainda uma personagem da Marvel, membro do grupo de mutantes Morlocks.

Acho Analee uma junção muito simpática e graciosa. Sua sonoridade é melódica e alegre. Mas acredito que para falantes da língua portuguesa as grafias Anali, Analy e Analie podem soar mais familiares.

E vocês, o que acham do nome? Preferem Analee, Anali, Analie ou Analy?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Notrefamille, Wikipédia.

36 comentários:

  1. Lindo nome! Eu preciso de opções de nomes para meninas que combinem com antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, vou deixar aqui minhas sugestões. Espero que alguma seja do seu agrado.

      Antônio & Amália
      Antônio & Aurora
      Antônio & Estela
      Antônio & Helena
      Antônio & Heloísa
      Antônio & Isadora
      Antônio & Joana
      Antônio & Leonora
      Antônio & Mariana
      Antônio & Olívia
      Antônio & Teodora
      Antônio & Vitória

      Excluir
    2. Olá,minha filha se chama Analee,tem 13 anos,meu marido e eu que escolhems,Adoramos o nome.Bjs.

      Excluir
  2. Lindo nome mesmo, nunca tinha ouvido falar, mas aqui no Brasil esses nomes são muito zombados por serem “abrasileirados”
    Mas gostei bastante

    Beijinhos
    http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que nome lindo e diferente! Sempre digo que quando tiver um filho(a) quero um nome diferente e que não seja comum. Anotei esse nome pois adorei e com certeza se tiver uma filha um dia pensarei em coloca-lo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá ❤️
    Que bacana seu post, não conhecia esse nome porém achei bem interessante, o mais bacana é que tem muitas pessoas que usam esse nome no Brasil e eu não sabia. Beijos 😘

    ResponderExcluir
  5. O nome é lindo e não é muito comum, adorei!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da variação Analee. Apesar de no Brasil a pronúncia ficar meio 'Analê', mesmo assim gosto da grafia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha Paula? Eu sou brasileira e pronuncio Analí, talvez por Lee me remeter ao Bruce Lee.

      Excluir
  7. Olá, Pati! Nossa, confesso que nunca tinha visto esse nome antes... Achei um nome muito diferente e com toda a certeza eu cogitaria em colocá-lo na minha filha, se um dia eu tiver uma, rsrsrs.

    Beijos! Gostei do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Que bom que gostou do blog ❤ Beijos e volte mais vezes!

      Excluir
  8. Linda publicação sobre Analee, Patrícia. Obrigada! Depois da sua descrição já prefiro Analee a Ana-Lee, pois o hífen dá a indicação de sobrenome. Das grafias que apresentou só gosto de AnaLee...E porque não Analeah, ou mesmo Ana Leah dito em conjunto? Este nome é mesmo muito querido :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é agradeço Csof, Analee é muito querido💕 Gostei de Analeah, é bem gracioso!

      Excluir
  9. Olá
    Muito interessante!
    Esse nome é lindo e acho legal a analise que vc faz .
    Quero ver o meu ai em breve viu!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela, nós já publicamos um post sobre seu nome, vou te mandar o link, espero que goste!

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2015/12/graziella.html?m=1

      Excluir
  10. Acho esse nome pouco comum, mas a grafia e a sonoridade me agradam.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar desse nome, achei muito lindo e vou guardar quem sabe a filhota coloca na netinha.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que interessante acho muito legal essa pesquisa de nomes feitas aqui em seu blog...Eu ainda não conhecia esse nome não sabia como era "popular" gostei de saber que Ana significa graciosa pois apesar de simples é um nome muito bonito...parabéns pelo blog dos nomes

    ResponderExcluir
  13. Que nome lindo e fique impressionada que no Brasil,tem poucas,mas tem rs é lindo!

    ResponderExcluir
  14. Estudei com uma Analy (prefiro essa grafia) aqui em Maceió. Por esse motivo não acho um nome estranho. Acho agradável me lembra Anahy (um dos nomes indígenas que gosto) e Analice. ;)

    ResponderExcluir
  15. nunca tinha ouvido esse nome mais achei muito bonito gostei de conhecer

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse nome, me encanto toda a vez com seu blog, pois cada vez postas um nome mais lindo que o outro. Amei conhecer ele

    ResponderExcluir
  17. Nome lindo porem aqui no Brasil não e muito comum

    ResponderExcluir
  18. Nossa, esse nome é lindo demais. Adorei saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar na TV, mas nunca cheguei a conhecer uma. Tinha a mesmo impressão que a sua, de Analee ser popular lá fora.

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falar em filme internacional e achei lindo e gostei também de saber mais sobre o nome aqui

    ResponderExcluir
  21. Uma sonoridade linda. E para escrita eu amei esse Analy ! Que nome lindo!

    ResponderExcluir
  22. Um nome diferente e marcante
    acho bonito, os significado tem tudo a haver com o nome, bem sereno
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Esse nome é lindo...
    Ainda não estou planejando ter filhos, mas se estivesse, esse nome seria uma opção com certeza.

    ResponderExcluir
  24. Esse nome e muito lindo, a escrita dele também pois lembra um pouco os nomes coreanos, Analee e um nome lindo pena que são poucos no Brasil

    ResponderExcluir
  25. Como seria a combinação com o meu nome que é Isabela???

    ResponderExcluir
  26. Eae pessoal minha filha se chama ANNA LEE

    ResponderExcluir
  27. Pena que não tem como eu postar uma foto aqui da certidao de nascimento dela

    ResponderExcluir