quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Talita


Talita, um nome que guarda os encantos da infância. Através de seu seu gracioso significado - menina, e de sua grafia e sonoridade alegres, parece trasmitir um ar de eterna jovialidade, eterna ingenuidade. Possui conexões bíblicas e com o mundo das estrelas e constelações. A seguir, vamos conhecer a bonita história do nome Talita.

A origem de Talita vem do aramaico e seu significado é menina (o mesmo de Cora e Zita). Refere-se à uma passagem bíblica citada no Evangelho de Marcos, no Novo Testamento. Talita vem da expressão talita cumi (menina, levanta-te), frase proferida por Jesus para restaurar a vida da filha de Jairo, que estava completamente desenganada. Antes de realizar o milagre, ao ver o desespero do pai da jovem, Jesus lhe disse: "Não temas, crê somente" (Marcos 5:36). E a menina voltou à vida. Essa é certamente uma passagem que inspira fé e esperança.

Talita é mais conhecido como nome bíblico, mas ele ainda tem outra ligação que pode surpreender e lhe dar um brilho especial: é também o nome de duas estrelas, Talitha Borealis e Talitha Australis, na constelação da Ursa Maior. Os nomes das estrelas são derivados da palavra árabe para terceiro de uma frase em árabe que significa "o terceiro salto da gazela", referindo-se à uma história árabe sobre uma gazela assustada que saltou três vezes para pontos diferentes na constelação.

Em sua variante mais internacional, Talitha, tem sido usado nos Estados Unidos desde a época colonial. Atingiu sua maior popularidade entre os norte-americanos no ano de 1982, quando nasceram 90 meninas de nome Talitha. Também foi ocasionalmente usado na Inglaterra e em outros países pelo mundo.

Mas é no Brasil que Talita teve maior sucesso, atingindo a alta frequência de 141.042 pessoas com esse nome em todo país, segundo dados do IBGE. Até a década de 70 sua presença entre os brasileiros era discreta, mas na década seguinte começou a ganhar mais destaque atingindo seu pico de popularidade nos anos 90. No estado de São Paulo encontra-se a maior concentração de suas portadoras. Nesse mesmo local, em 2017, foi registrado 72 vezes com mais 7 registros para o composto Talita Vitória. A grafia Thalita é uma variante surgida exclusivamente no Brasil e sua frequência é de 21.264 pessoas; obteve 124 registros no estado de São Paulo no ano passado. A escrita Talitha é a menos usual, sua frequência é de 1.337 pessoas e foi registrado apenas 3 vezes em 2017 em São Paulo.

Ao contrário do Brasil, em Portugal é praticamente inexistente, raramente conheceremos uma portuguesa chamada Talita. Durante a maior parte do século XX foi registrado somente 2 vezes, no ano de 1970. Em 2016 foi registrado 1 vez e Thalita também obteve 1 registro. Apenas a grafia Talita é admitida em Portugal.

Referências:

  • Talita Antunes - jogadora de vôlei de praia brasileira;
  • Talita Castro - atriz brasileira;
  • Talita Werneck (Tatá Werneck) - atriz e comediante brasileira;
  • Talitha Getty - atriz e modelo holandesa;
  • Talytha Pugliesi - modelo brasileira;
  • Thalita Carauta - atriz e diretora brasileira;
  • Thalita Rebouças - escritora e jornalista brasileira.
Talita, a menina que ressuscitou, a menina que é uma estrela. Vida, alegria e brincadeiras de infância, são essas as imagens que me vêm à mente com o nome Talita.

Conheçem alguma Talita

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, SPIE, Wikipédia.

41 comentários:

  1. Talita, nunca tinha ouvido falar mas é um nome lindo agora que vejo a sua história ainda mais lindo é !
    Beijinhos!!
    Blog: https://ritacheeksandfreckles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Que demais a proposta desse blog! Adorei! E curto Talita :D

    ResponderExcluir
  3. Ah tenho duas amigas que se chamam assim e realmente são umas meninonas que carregam toda a alegria em si.. Amei esse significado <3

    ResponderExcluir
  4. Que incrível descobrir sobre a grandiosidade desse nome tão simples, aparentemente tão inofensivo, mas de um poder extraordinário, o de ressurgir na vida e levar esperança aos corações! Muito bom!
    Abraços! !!

    ResponderExcluir
  5. Talita é um nome bonito, é um nome meigo, delicado tenho uma amiga que se chama Talita. Gostei muito de saber mais sobre a origem desse nome maravilhoso, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Talita e um nome de benção né!!achei lindo a definição desse nome...quando tiver minha filha pensarei nesse nome..kkk bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho esse nome lindo e tenho uma amiga super fofa com esse nome. ♡

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Olá querida.
    Talitha Borealis e Talitha Australis, são nomes de estrelas? Que máximo!!! Nuncaiia saber disso haha. Tenho duas amigas chamadas Thalitas sempre vi com "H" porém acho mais bonito a grafia simples. Todas as vezes que leio seu blog aprendo algo magnífico sobre esses significados de nomes.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati❤ Talita como nome de estrela não é uma informação muito difundida, eu mesma só fui saber após a pesquisa para o post. Obrigada pelo carinho💕

      Excluir
  9. Gostei do nome e só tomei conhecimento dele através da atriz Tatá. Mesmo sendo em Portugal sentia vontade de o utilizar.

    ResponderExcluir
  10. Toda Talita que eu conheço é fofa! Deve ser mesmo característica do nome. Nem imaginava que ele era bíblico, pra mim parece um nome tão moderno. Adorei saber! :D

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma amiga que chama Talita, gostei do significado.
    big beijos

    ResponderExcluir
  12. Incrível o significado do nome, o seu blog é incrível e eu acho maravilhoso saber o significado dos nomes. Talita tem um significado muito bonito. Adorei seu post e a proposta do seu blog, muito sucesso pra você!

    Beijos <3
    vidaem-metamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço em nome de toda Equipe O Blog dos Nomes, gratos pelo carinho❤ Sucesso pra vc tb Jéssica!

      Excluir
  13. Nossa o significado é bem interessante. Eu nal fazia ideia que a Tata se chamava Talita. Conheco varias e acho o nome uma graça.

    ResponderExcluir
  14. Ou.
    Tudo bom?
    Eu conheci uma Talita só e não tinha ideia de seu significado. Gostei muito.
    Amando suas postagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. é o nome de minha cunhada! Acho lindo esse nome!

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Este nome é lindo ❤ adorei o significado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Eu amo saber os significados e as origens dos nomes.
    Faz de "Karoline"
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Karoline é uma variante de Carolina e nós já publicamos o post de Carolina. Aqui vai o link, espero que goste😉

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2015/12/carolina.html?m=1

      Excluir
  18. Meu nome era para ser Talita de acordo com meu pai. Gostei de saber o significado, muito bonito esse nome. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Nome lindo demais, e só remete a pessoas muito animadas, alegre e de bem com a vida!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu não gosto desse nome por "N" motivos, mas o seu significado é mesmo lindo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Não conheço. Sinceramente é um nome que não me diz nada. Não gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significado do Nome Cláudia
      Cláudia: Significa “coxa” ou “manca”.

      Cláudia é a versão feminina de Cláudio, nome originado a partir do latim Claudius, através do vocábulo claudus, que significa “coxo”, “manco”.

      O original em latim Claudius começou a ser utilizado como nome de família na Roma Antiga. Isso provavelmente aconteceu em decorrência de um patriarca que tinha como característica o modo de andar, mancando.

      A partir desta família surgiram vários imperadores, e o mais conhecido deles viveu entre os anos 10 e 54 a.C. - Claudiu I.

      Alguns estudiosos acreditam que inicialmente o nome Cláudia tenha sido usado para quem tivesse alguma deficiência física.

      Chegou na França no século XII, como Claude, que também é adotado para designar o gênero masculino.

      É nome de uma personagem bíblica, mencionada brevemente no Novo Testamento como uma mulher romana.

      Como um nome cristão foi muito raro antes do século XVI, surgindo na Inglaterra durante este século, sob a forma Claudia.

      No Brasil, Cláudia é um nome bastante popular, utilizado também como nome composto: Ana Cláudia, Maria Cláudia e etc.

      Excluir
  22. ooi tudo bem ? eu acho um nome bonito talita me faz lembrar uma atris mexicana gostei do significado desse nome

    ResponderExcluir
  23. Eu acho o nome Talita muito lindo porém eu não sabia do seu significado e nem que tinha duas estrelas com esse nome, gostei muito de descobrir isso.
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Talita é um nome realmente muito lindo, é um daqueles que falam por si só. Não fazia ideia que ele era de origem bíblica, então me surpreendi bastante. Fiquei espantada pela quantidade de Talita's no Brasil!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Talita era um nome que eu gostava quando criança, mesmo sem saber o significado. Agora que sei, gosto ainda mais. Quem sabe quandoneuntiver uma menina...


    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro esse blog!!! Sempre vem com uma curiosidade diferente sobre os nomes. Pensando bem aqui, eu conheço poucas Talitas. Não acho um nome lindo, mas também não tenho nada contra ele!

    ResponderExcluir
  27. Que legal! Adorei conhecer mais sobre esse nome, muito interessante mesmo. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  28. Ameii o post

    Adorei o blogue e já te sigo
    Ganhou uma leitora fiel
    Beijos,

    Por favor passe no meu blogue e nos siga
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/02/dicas-p-o-retorno-as-aulas.html

    ResponderExcluir
  29. Não sabia que também era nome de estrela, fiquei fascinada. Nunca me apercebi da magia incrível que um nome pode ter, na sua explicação mais profunda. Sei que no Brasil existem muitas pessoas com esse nome e confirmo que a sua sonoridade tem um toque amigável, haha. Adorei este post! eu acho que se algum casal amigo em breve engravidar, vou enviar o seu blog como referência para o nome, haha <3

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde!!
    Gostei muito do post e de saber mais sobre o meu nome. Tenho muito orgulho de me chamar Talyta.
    Eu amo meu nome ,ainda mais agora.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Gosto demais desse nome pena que é o nome da minha cunhada queria muito que estivesse na minha lista.

    ResponderExcluir
  32. Que perfeito eu amei ❤️😍

    ResponderExcluir