segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Nomes Derivados de Compostos com Maria


Sabemos que Maria é um clássico na formação de nomes compostos, seja no Brasil, seja em Portugal.  Muitas são as derivações que surgiram através dessas composições; algumas usadas inicialmente como diminutivos/apelidos que  se popularizarizam e ganharam status de nome próprio, outras formaram-se a partir do processo de aglutinação - dois nomes que se mescam em um só. Pensando no tema "nomes que se originaram através de outros nomes" me veio à mente a ideia para esse post. Vale lembrar que os nomes que estão marcados com *, além de derivados de compostos com Maria, possuem origem e significados próprios, mas por coincidência também funcionam como diminutivo de alguns nomes duplos que apresentaremos a seguir.
  • Mabel* - Maria Isabel
  • Maísa* - Maria Luísa
  • Maitê* - Maria Teresa
  • Malu* - Maria Luísa, Maria Lúcia, Maria de Lurdes
  • Mariana - Maria Mariana
  • Mariângela - Maria Ângela
  • Maribel - Maria Isabel
  • Marielen - Maria Elena
  • Marielsa/Marielza - Maria Elsa, Maria Elza 
  • Marieva - Maria Eva
  • Marilena - Maria Helena
  • Marilene - Maria Helene
  • Marilu - Maria Luísa, Maria Lúcia, Maria de Lurdes
  • Marluce - Maria Lúcia
  • Marimar - Maria Mar
  • Marinês - Maria Inês
  • Marisa - Maria Luísa
  • Marisol - Maria  Soledad ou Maria Sol
  • Marizeth - Maria Elizabeth 
  • Marlene - Maria Magdalene
  • Marlice - Maria Alice
  • Marluce - Maria Lúcia
  • Marlúcia - Maria Lúcia
  • Maristela - Maria Estela, Maria Stela
  • Marisé/Marizé - Maria José

*Nomes que também têm outros significados e origem.

O que acham dos nomes apresentados? Conhecem outros derivados de compostos com Maria?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Que Nome Darei Ao Meu Filho  (Pandiá e Ana Pându), O Blog dos Nomes.

38 comentários:

  1. Gosto daqueles que não são tão óbvios como Mabel, Maísa, Maitê, Marisa e Marlene. Quanto a Mariana prefiro a versão Marian ou Marion

    ResponderExcluir
  2. como maria alice conheço "marilice" que também é bem legal!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a história de nomes aglutinados... da lista, gosto da alegria de Marisol e do frescor de Maitê.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o nome Maria é um clássico na formação de nomes compostos, aqui no Brasil tem umas mulheres com o nome de Maria. A minha mãe por exemplo é Maria de Lourdes, as minhas tias as irmãs da minha mãe se chama Maria do Céu e Maria da Penha, gostei de alguns nomes como Maria Luisa, Maria Isabel, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo o nome Mariana, bem delicado e ao mesmo tempo é a junção dos nomes Maria e Ana.
    big beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho o privilegio ter esse nome belissimo,cheio de significados maravilhosos e abençoados!!

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo Maitê!!! Maria era uma das nossas opções para o nome da baby, mas optamos por outro no final da votação hahaha!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. AA, amei! Será que teria alguma derivação de Maria Eduarda? haha Odeio o fato de meu nome ser composto :( Enfim, amei os nomes! Acho o nome Maria, um nome muito lindo. Tenho prazer em te-lo! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, para Maria Eduarda não encontrei nenhuma derivação, apenas o apelido Madu. Mas quem sabe Madu não acaba virando nome tb? Beijos e obrigada pela visita ❤

      Excluir
  9. Adorei as ideias de nomes! Adorava ter uma filha que a primeira letra começasse por "M" e tem aqui ideias muito giras

    ResponderExcluir
  10. Que curioso! Não sabia que esses nomes eram derivados de Maria!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Acho que todos nomes compostos de Maria combinam.Mas Maitê é meu favorito.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nossa quantos nomes compostos bonitos, alguns são bem usados, afinal, existe muitas Marias por aí.

    Sempre que você poder dar uma passadinha lá no meu blog que eu passo aqui!
    Desvendando Segredos

    ResponderExcluir
  13. nossa que maravilha, o meu nome iria ser maria luíza, mas por uma promessa ficou maria da conceição

    ResponderExcluir
  14. O meu favorito sem sombre de dúvida é Maitê, será o nome da minha filha, acho tão lindo

    ResponderExcluir
  15. todos nomes lindíssimos!
    acho maribel um nome lindo demais, muito legal conhecer essas variações <3

    ResponderExcluir
  16. O nome Maria é muito comum em Portugal e tornou-se moda conjugá-lo com outro nome próprio (Maria Beatriz). Mas ainda não me tinha apercebido da quantidade de derivações que surgiram desse nome. Alguns são utilizados em Portugal, outros não.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  17. Nossa que incrível, eu nunca tinha cogitado isso, adorei os nomes e meu preferido foi Maribel!

    ResponderExcluir
  18. Caramba! Nunca imaginei que tivesse tantas variáveis.
    Bem interessante.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  19. Gostei conhecer mais um pouco sobre curiosidades dos nomes.
    E amei saber que meu nome é a junção de Maria Luisa.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei de marielen achei lindo ,bem diferente eu ainda não havia visto ..



    http://mundodaveeh.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Maria é um nome tão lindo,eu adoro.Marimar eu sou apaixonada <3

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda prefiro os nomes compostos, juntos acho meio brega. heheh

    ResponderExcluir
  23. Maria é um nome muito lindo! Usar composto com ele fica mais lindo ainda. Gostei dos derivados, amei o Maribel . O Maria José já vi Mazé!

    ResponderExcluir
  24. Eu amei esse post! Meu nome é Maria José a minha irmã se chama Marlene, que não sabia que também era derivado de Maria.

    ResponderExcluir
  25. Bacana seu post, eu gostei de Malu. Adoro nome Maria, se eu tivesse uma filha de chamaria Maria Eduarda :)

    ResponderExcluir
  26. Gosto bastante de Maria, agora Marilu e Marimar não rola hhahahah

    ResponderExcluir
  27. Uau!!!Nem imagina alguns...achei excelente essa dica!
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  28. Sensacional, o nome Maria realmente é um clássico rs
    minha tia se chama Maria Helena
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Que curiosidade interessante ! EU acho maria um nome lindo

    ResponderExcluir
  30. Que legal vários nomes da pra compor mesmo, adoro alguns

    ResponderExcluir
  31. gostei demais de mariellen .

    https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Um nome mais lindo que o outro, não sabia de todos esses derivados

    ResponderExcluir