terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Hélio


Hélio, o brilhante, o reluzente, o poderoso deus sol da mitologia grega! Uma das mais importantes e veneradas divindades da Antiguidade, saiu diretamente das lendas e escritos de tempos distantes para iluminar os lares de muitas famílias! E os Hélios de hoje levam em seu nome a chama dourada e majestosa deste mítico personagem.

Do grego Ἥλιος" (Helios), latinizado Helius, seu significado é sol. De acordo com a mitologia, Hélio é filho dos titãs Hiperião e Teia, irmão de Selene (lua) e Eos (amanhecer). Era a personificação divina do sol, representado como um belo jovem de cabelos dourados e rosto brilhante, coroado com uma auréola solar. Todos os dias atravessava o céu em sua carruagem dourada, puxada por quatro cavalos luminosos. À noite descansava em seu palácio de ouro para que pudesse recomeçar no dia seguinte seu trajeto e assim o sol nascer. Várias estátuas e templos foram erguidos em sua homenagem. Seus símbolos são o cavalo, o incenso, o heliotrópio e o girassol. Seu equivalente no hinduísmo é Ravi, na mitologia romana o Sol e na mitologia tupi-guarani Guaraci. Por vezes Hélio é confundido com Apolo, mas são deuses distintos.

Outros idiomas: Elio (italiano), Helio (espanhol).

Nomes Derivados: Heliodoro/a (significa presente do sol).

O sol é um elemento presente em muitas crenças e costumes desde tempos remotos, representa a força vital, o poder cósmico, a realeza, o conhecimento, a imortalidade. Para os japoneses o sol é um emblema nacional e está em sua bandeira em forma de uma bola de fogo que representa o sol nascente. É ainda o astro que rege o signo de Leão, estando o nome Hélio inevitavelmente associado a esse signo (para saber mais clique aqui).

Dentro da química, hélio é um elemento químico de símbolo He. Apresenta propriedades de gás nobre. Foi descoberto em 1868 após análise da cromosfera solar durante um eclipse solar, ocorrido naquele ano. Por esse motivo, o então novo elemento recebeu o nome em homenagem aos deus grego do sol.

A frequência de Hélio no Brasil é expressiva, atingindo a marca de 137.525 pessoas. Seu uso foi mais destacado durante as décadas de 40, 50 e 60, mas depois foi decaindo. Segundo esses dados podemos concluir que a maioria dos Hélios brasileiros é composta por homens maduros. Seus portadores estão mais concentrados no estado de Minas Gerais. Mais recentemente, no ano de 2017, obteve 34 registros no estado de São Paulo.

Em Portugal não foi um nome tão usado como no Brasil, apenas em meados dos anos 50 conseguiu ultrapassar os 20 registros por ano. A partir daí foi subindo de forma equilibrada até atingir seu ápice em 1980, com 202 registros. Hoje em dia não é muito lembrado, só foi registrado 5 vezes em 2016.

Referências:
  • Hélio Delmiro - músico brasileiro;
  • Hélio Oiticica - revolucionário artista plastico brasileiro;
  • Hélio Souto - ator brasileiro.
Hélio tem o charme instigante dos nomes mitológicos e seu significado solar lhe enche de brilho e força. Sua sonoridade e grafia são simples e discretas, o que pode ser um atrativo para quem procura nomes de raízes mitológicas mas que não soem exóticos e sim familiares. Em tempos da alta popularidade de Heitor no Brasil não poderia Hélio se constituir em uma alternativa? E em Portugal este deus do sol não poderia ser mais lembrado?

Para conhecer mais Nomes da Mitologia Grega clique aqui

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia

32 comentários:

  1. Sempre gostei de saber o significado dos nomes. Adorei a postagem bem esclarecedora. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Hélio é um nome muito bonito e seus significados são ainda mais bonitos, vem do grego e com origem do sol e consigo traz um grande brilho. Gosto desse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto, meu nome é Élio kkkk

      Excluir
  3. Eu tinha um vizinho chamado Helio, mas nunca parei para ver o significado do nome. Gostei muito de saber mais sobre o nome.

    ResponderExcluir
  4. Helia constava na lista de nomes possíveis para a minha bebé...Hélio é um nome elegante, sem dúvida

    ResponderExcluir
  5. Adoro conhecer essas partículaeidadea dos nomes e entender o que tem por trás de cada nome é toda sua origem.

    ResponderExcluir
  6. Hey, meu primo se chama Hélio e agora que sei o significado assim que eu ver ele vou contar hehe

    Sempre bom saber os significado dos nomes, apesar de que eu escolhi nomes bem específicos para os meus futuros filhos graças a um jogo que eu jogo, eu pesquisaria muito em blog como esse seu antes de nomear um filho!

    Beijos e sucesso com o blog <3

    ResponderExcluir
  7. Eu amo conhecer mais sobre os nomes. Achei o seu post muito legal. parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. 34 Hélios em 2017! nada mal...
    Um bonito nome, mas não me enche os olhos.

    ResponderExcluir
  9. Hélio é um nome bem bonito,não sabia o significado.Interessante!

    ResponderExcluir
  10. Que significado lindo!Adorei conhecer mais sobre o nome!

    ResponderExcluir
  11. Amo saber o significado dos nomes, acho legal saber de onde vem a inspiração para criação.
    Amo seus posts!

    ResponderExcluir
  12. Adoro saber sobre significado de nomes e suas origens... Hélio é um belo nome

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca tinha parado para pensar no significado do nome Hélio, mas confesso que amei Heliodoro,

    ResponderExcluir
  14. Hélio um nome bem diferente quase não vejo por ai,mais é um nome bem bonito gostei muito de saber mais sobre ele e seu significado,beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Eu já sabia que Hélio significava o deus sol! É um nome muito lindo, e realmente quase não vemos crianças com esse nome, uma pena. O único que conheço é o meu pai. Adorei saber um pouco mais sobre esse nome. Abraços

    ResponderExcluir
  16. É um nome tão bonito e seu significado também. Eu estudava com um rapaz que tinha esse nome, hoje em dia é raro de ver.

    ResponderExcluir
  17. De fato é um nome composto por homens mais duros, tenho um tio com este nome e ele já tem mais idade. Sempre gostei do nome, achava legal por ser um gás nobre, mas agora gosto mais ainda dele por saber seu significado! Não tinha ideia da força. Amei

    ResponderExcluir
  18. Não sabia que Hélio é o poderoso deus sol da mitologia grega, mas pensando no som combina muito. Gostei de saber um pouco sobre o nome Hélio.

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que na mitologia grega tinha Hélio. Acho um nome muito lindo e gostei ainda mais dele agora que soube o seu significado! Amei! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  20. Tô adorando aprender um pouquinho sobre os nomes aqui... além de descobrir uns nomes novos, que aparecem aqui várias vezes e acho super legais e diferentes. Minha pesquisa para nomes esse blog viu! Pra criar personagens é mara!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa que lindo, amei conhecer o significado do nome Helio e muito lindo.

    ResponderExcluir
  22. Esse eu já sabia!
    É um nome que eu gosto, mas não colocaria numa criança. Talvez num cachorro ou gato.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães Iriarte
    Alineland

    ResponderExcluir
  23. Acho lindo este nome, mas não conhecia os significados ainda.

    ResponderExcluir
  24. Que nome lindo! Eu não sabia que tinha origem da mitologia grega, é um nome que com certeza colocaria se tivesse um filho menino! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  25. Helios, que literalmente significa "sol"? Uau! Eu acho que a pessoa que os tem é um pouco autoritária, acho que é um nome bonito, vem da boa mitologia grega muito bom saber .

    ResponderExcluir
  26. Oi.
    Tudo bom?
    Não sou muito fã do nome Hélio, mas o significado é bem forte. Gostei de saber.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Fala sobre a versão feminina Hélia ... estou grávida de menina e acordei com esse nome na cabeça rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, antes de mais parabéns pela menininha que vem aí! Felicidades! Nós temos o post sobre Élia, aqui vai o link:

      https://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/10/elia.html?m=0

      Excluir
  28. Achei lindo o significado do nome Helio /Sol é luz calor brilho belíssimo significado adorei.

    ResponderExcluir