segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Allegra


Allegra, um nome que transborda felicidade, otimismo, alegria! Diretamente da Itália para O Blog dos Nomes, Allegra vem dar início às nossas publicações de 2018! E não poderíamos começar o ano de forma mais festiva!

O significado de Allegra é muito claro e transparente, em italiano literalmente quer dizer alegre, animada sendo comparável ao nosso Alegria. Seu uso remonta ao final da Idade Média como um nome auspicioso. Não é amplamente difundido pela Itália, está mais concentrado nas regiões da Sicília, Piemonte e Lombardia. Segundo o site Nomix existem 1.130 Allegras italianas. Em 2016 ocupou a 136° posição no ranking nacional. Ficou mais conhecido por ser o nome de uma filha ilegítima de Lord Byron, famoso poeta romântico inglês. Allegra Byron faleceu precocemente aos cinco anos de idade em 1822.

Allegra também tem ligação com o mundo musical, o que lhe dá ainda mais charme. O termo allegro ou alegro refere-se a um andamento musical leve e ligeiro, rápido e animado, o que remonta a Allegra Kent, nascida Iris Margo Cohen, que mais tarde adotou Allegra como seu nome artístico. É uma das mais consagrados bailarinas norte-americanas. Se gosta de música e dança, Allegra é mais uma inspiradora associação!

Já era de se esperar que fosse um nome difícil de se encontrar em Portugal, apenas em novembro de 2017 teve seu uso liberado pelo IRN, o que restringiu sua expansão até então. Em 2016 não foi registrado nenhuma vez, mas em 2015 recebeu 1 registro. Em 2014 conseguiu 2 registros, sendo eles nos compostos Allegra Salvina e Allegra Aurora (achei o último muito poético).

Tinha a ilusória impressão que Allegra tivesse uma frequência maior no Brasil, mas aqui o nome também é raríssimo! Segundo o IBGE existem apenas 38 Allegras brasileiras, quase todas concentradas na cidade de São Paulo e nascidas durante a primeira década de 2000. É um nome de introdução recente no país. O IBGE ainda informa a existência de 37 Alegras (em português, a versão com apenas um L pode se referir à uma conjugação do verbo alegrar). Allegra foi registrado 5 vezes no estado de São Paulo em 2016; no ano anterior foram 4 registros. Sem dúvidas é um nome bastante exclusivo.

Referências:
  • Allegra Caracciolo - filantropa italiana;
  • Allegra Huston - escritora e editora norte-americana;
  • Allegra Lapi - jogadora de polo-aquático italiana;
  • Allegra Lusini - cantora e compositora italiana;
  • Allegra Stratton - jornalista britânica;
  • Allegra Versace - herdeira do império Versace. É filha de Donatella Versace.

Allegra transmite emoções elevadas, a mais pura alegria. Leva como mensagem o desejo de eterna felicidade de um pai e uma mãe para sua filha. Infelizmente a existência do antialérgico Allegra pode ter se mostrado um impedimento para a ampliação de seu uso, o que acho uma pena, afinal não é a pessoa que tem nome de remédio, o remédio é que tem nome de gente! Allegra é um nome fantástico!

Que considerações fazem sobre este nome italiano?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomix, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Começar o ano com Allegra é maravilhoso, o nome Allegra tem muitos significados interessantes. Concordo com você Allegra é um nome fantástico, gostei de saber o significado do nome Allegra sempre aprendendo aqui, feliz ano novo bjs.

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo nome para começar o ano. Achei bem diferente, mas muito bonito também. Muito interessante seu blog, adorei.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!Um belíssimo nome para dar início as publicações de 2018,adorei os significados de Allegra,são interessantes e transmite só coisas boas pois tudo que nos faz bem envolve a felicidade,a alegria,o otimismo e etc...
    Uma pena o impedimento para a ampliação de seu uso,não lembro o nome mas já assisti uma novela que tinha uma personagem com o nome"Allegra"gosto de obter estes conhecimentos.Ótima postagem!
    Um Feliz Ano Novo,com saúde,paz,prosperidade e alegria para você e sua família!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a novela Além do Tempo. A personagem da Ana Beatriz Nogueira se chamava Emília mas usava o nome artístico Allegra na época que era uma jovem dançarina. Um feliz ano pra você tb Maria José!

      Excluir
  4. Com ALEGRES vibrações iniciamos 2018. Esse ano promete!!
    Não aprecio nomes próprios com jeito de adjetivos. Acho muito ousado, mas para quem gosta é uma boa alternativa.

    ResponderExcluir
  5. Que matéria boa sobre a diversidade do nome Allegra.Eu particularmente desconhecia como nome próprio ou nome de cidade mas achei interessante a originalidade e o significado dela.Que bacana que é possível utilizar como nome próprio um adjetivo tão alegre e para cima.Ousado e diferenciado!!

    ResponderExcluir
  6. Será o nome da minha filha ! 🤰🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deu esse nome para ela? Meu sonho dar esse Nome para minha filha

      Excluir
    2. Eu dei este nome a minha filha, nascida ano passado (2021). ☺

      Excluir
  7. Minha filha nasceu ontem , independente do impeditivo , coloquei seu nome de Allegra Lins Alvarez !!!

    ResponderExcluir
  8. Minha filha nasceu em 2013 e se chama Allegra, moro na cidade de Indaiatuba e tive que pedir autorização para o juiz, pelo fato de não existir nenhuma criança com este nome.
    Hoje estamos em 2022 e pelo que sei ainda é a única, adorooooo a exclusividade!!!

    ResponderExcluir
  9. Minha filha nasceu em 2014 em sp e se chama Allegra Nacci Suzuki Cintra e é maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. Minha filha se chama Allegra, ela nasceu em 2013, moro em Indaiatuba e tive que pedir autorização para a Juiza aqui, por ela alegar que era nome de remédio . Mas a Juiza não impediu, no mesmo dia autorizou o nome, adoro saber que é a única da cidade com o nome. Minha filha é autista, ela é especial para mim des do nome!!!

    ResponderExcluir
  11. Corrigindo o cartório por ignorância alegou ser nome de remédio.

    ResponderExcluir