quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Mavis - Atendendo a Pedidos


Mavis é um nome de origem francesa cujo significado é ave cantora. Mavis é um tipo de pássaro conhecido em Portugal e no Brasil como tordo-comum, tordo-músico e ainda tordo-pinto. Na língua galesa, este antropónimo significa morango. Portanto, estamos perante um nome intimamente ligado à natureza e penso que esta associação é ótima na altura de escolher um nome para nomear a pequena que está para nascer. 

Mavis não é aceite em Portugal, mas como já falei no post sobre Mavilde, parece-me uma excelente opção para diminutivo/alcunha. 

No estado de São Paulo, Mavis foi registado 2 vezes no ano passado.

Nos Estados Unidos, também no ano passado, Mavis ficou colocado na 789 posição do ranking.  

A primeira vez que tive contacto com este nome foi quando assisti ao filme "Hotel Transilvânia" onde Mavis é a filha do conde Drácula. Desde então, Mavis ficou no meu ouvido, e considero o nome encantador. Acho-o muito suave, delicado e querido. 

Mas não é só esta Mavis vampira que existe na cultura Pop, várias outras Mavis existem neste meio. Alguns exemplos são Mavis Vermillion, do anime "Fairy Tail"; Mavis, tartaruga do filme de 2014 "O Conto do Golfinho 2";  Mavis Mauro, personagem da série "Supernatural Law", entre outras. 

Realmente Mavis é um nome que me agrada e mais uma vez é uma pena o IRN não estar mais susceptível à entrada de novos nomes. Numa escala de 0 a 10, que pontuação davam a este nome? 


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

25 comentários:

  1. 10/10 meu sonho esse nome na minha filha

    ResponderExcluir
  2. 10! Adorei o significado ave cantora ou morango. Muito obrigada por atenderem o nosso pedido—meu e de minha filha (admiradora da pequena vampira:) )

    ResponderExcluir
  3. Quando puderem, escrevam sobre compostos para Enrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja esta a ser feito Juliana. :) Obrigada pelo pedido.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  4. Adorei o post, acho Mavis muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Achei Mavis uma graça! É mais uma opção dentro dos nomes femininos terminados em is.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo e delicado 😍

    ResponderExcluir
  7. É um nome muito bonito. Gosto da referência à ave cantora. O único problema é ter que ficar ensinando ou corrigindo a pronúncia! É uma gracinha de nome! Seria fofo Mavis e Raven como par de irmãs (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Todo mundo ia querer falar em português. E na verdade se pronuncia "Meivis".

      Excluir
  8. A muito tempo tô com esse nome na cabeça, mais tô em dúvida se ele é aceito onde eu moro vou ter uma menina e amei esse nome dês do primeiro dia qi assisti o filme é ouvi no hotel Transilvânia.

    ResponderExcluir
  9. Será o nome da minha princesa👧🏼💕

    ResponderExcluir
  10. me apaixonei quando vi o nome pela primeira vez no filme Hotel Transilvânia .E eu escolhi esse nome lindo pra minha filha, mas escrevi "Meyvins" para que as pessoas não pronunciem errado .. E o Pai dela botou o "n" por engano , mas ficou lindo do mesmo jeito.. O nome dela é Meyvins Angel...

    ResponderExcluir
  11. A minha lobinha 🐺 chama Mavis , adorei esse nome, como não tenho filho ainda.

    ResponderExcluir
  12. Nome incrível. Adorei o post. Vai ser o nome da nossa pequena que está por vir.

    ResponderExcluir
  13. Meu pai me deu este nome, mas registrou como se pronúncia (Meyvis) fiquei muita chateada quando descobri a maneira certa de escreve-lo. Infelizmente é muito custoso trabalhoso fazer a mudança.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha se chama mavis amo esse nome.
    E super combina com ela .

    ResponderExcluir
  15. Nos temos uma Mavis a 2naos mas como sou apaixonada por Laura fico Mavis Laura a nossa é uma vanpirinha por o pai dela e o dracula kkkkk todo mudo quer ler como se escreve mas nos senpre corrigimos e assim tanbem com o pai Dyeimison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que coincidência, o nome da minha filha é Laura mavis🥰

      Excluir
  16. Amo esse nome: Minha Mavis hj faz 6 anos a melhor parte de mim

    ResponderExcluir
  17. Amooo minha filha se chama Mavis. Lindo e delicado

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tbm se chama mavis 💕

    ResponderExcluir