sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Lis


Lis é um nome curtinho mas com muito que se lhe diga. Confesso que é um dos meus nomes favoritos na hora de fazer compostos e para mim tem uma elegância e romantismo inegáveis. 

Utilizado em países estrangeiros como diminutivo de ElisabethLis é um dos casos em que diminutivos se tornam nomes próprios. De origem hebraica este nome significa Deus é o meu juramento ou ainda Deus é a minha abundância

Não podemos negar a ligação deste nome à fé e à religião, mas Lis tem além do mais outras conotações. Sendo também nome literal, Lis está irrefutavelmente ligada à flor-de-lis (uma flor muito bonita de cor vermelha), e esta associação, por sua vez, leva-nos à monarquia francesa. Em francês Lis adquire o significado lírio ou íris e pode ser ainda uma contração de Louis que foi o primeiro príncipe a utilizar este símbolo, ficando a flor conhecida como fleur-de-Louis (flor de Luís). A simbologia representada por cada pétala da flor-de-lis é fé, sabedoria e valor. Segundo a heráldica, a flor-de-lis é um dos símbolos mais fortes e populares dos brasões franceses, juntamente com o leão, a águia e a cruz. Como foi referido no post sobre Nomes Femininos de Flores esta flor é símbolo de poder, soberania e pureza. 

Em Portugal tanto Lis como a variante Liz podem ser registadas. No ano passado, apenas 1 bebé foi registada Lis, em 2015 foi escolhido para 2 meninas e em 2014 3 pequenas receberam este nome, no entanto, Lis foi registado algumas vezes em segundo lugar em compostos. Escolhi 2 exemplos que achei bonitos e elegantes:Ana Lis e Clara Lis

No estado de São Paulo, em 2016, Lis foi o nome de eleição para 194 bebés e em 2015 foram registadas 105 meninas. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Lis é de 3.270 pessoas, o pico de registos ocorre na década de 2000 e o estado em que existem mais Lis é Mato Grosso do Sul.

Considero Lis um nome muito feminino, delicado, suave. No meu parecer, por ser um nome curto, não fica muito bem sozinho. Pessoalmente, gosto de o ver em segundo lugar numa composição, mas também acho que pode ficar bem em primeiro. 

Gostavam de ver uma publicação dedicada a nomes compostos com Lis aqui no Blog? 


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia, O BLOG DOS NOMES. 




10 comentários:

  1. Claro que sim, é um nome muito suave e belo! Tenho uma amiga que é carinhosamente tratada por Lis

    ResponderExcluir
  2. Sim e também seria interessante uma lista de nomes começados por Lis, como Lissandra, Lisa, Lisabete, Lisete...como gosto de nomes com mais sílabas Lis parece-me sempre um diminutivo. E o primeiro nome que me sugeriu foi Lissandra. Como segundo nome fica muito elegante, por exemplo: Maria Lis

    ResponderExcluir
  3. Lis é mesmo muito suave e romântico, acho uma graça! É bonito sozinho mas como segundo elemento em compostos fica perfeito.

    ResponderExcluir
  4. qual a diferença entre nomes tradicionais e clássicos?

    ResponderExcluir
  5. Lis é um nome pelo qual me tenho vindo a apaixonar. Excelente para compostos

    ResponderExcluir
  6. Eu quero dar de nome a uma filha, Lília Lis e a um filho Luis Benedito. Também pensei em Amália Lis mas gosto mais dos significado de Lília

    ResponderExcluir
  7. Sou Lis, somente Lis sem nome composto desde 1986 :)

    ResponderExcluir