Por vezes dou por mim a pensar em quão fantástico seria se pudesse usar mais do que dois nomes próprios num futuro filho. Para quem pensa, ou só registou o filho com apenas um nome, deve estar a pensar com os seus botões que eu devo ter perdido o juízo ou que não estamos no tempo dos príncipes e das princesas para uma criança ter uma data de nomes. Mas a verdade é que o meu amor pela onomástica é tão grande que se achasse o compostos perfeito era mesmo capaz de registar um filho com 3 nomes próprios. Infelizmente, em Portugal não podemos fazer isso de livre e espontânea vontade, mas temos uma lista aprovada pelo IRN com conjuntos onomásticos! O que é que isso significa? Que se optarmos por um conjunto presente na lista, podemos a essa composição juntar mais um nome a nosso gosto. Vamos explorar as listas dos conjuntos onomásticos?
Conjuntos onomásticos femininos:
- Ana Arine
- Ana Mar
- Ana Viriato
- Beatriz da Conceição
- Beatriz de Lencastre
- Beatriz de São José
- Beatriz do Carmo
- Filipa de Nazaré
- Flor de Ceres
- Flor de Maria
- Goreti Sofia
- Inês Pedro
- Laura do Mar
- Lia do Carmo
- Maria da Liberdade
- Maria David
- Maria de Inês
- Maria de Silmenho
- Maria do Faro
- Maria do Mar
- Maria do Pilar
- Maria do Sacramento
- Maria do Sinai
- Maria Victória
- Matilde de Jesus
- Matilde de Paula
- Nádia de Jesus
- Patrícia Goreti
- Sofia de Jesus
- Vera Lis
- Vera Luz
Conjuntos onomásticos masculinos:
- Afonso Henriques
- Bartolomeu Perestrelo
- David de Assis
- Filipe de Néri
- Francisco de Borja
- Francisco Marto
- Frederico Bárbara
- Nuno de Santa Maria
- Nuno do Carmo
- Ricardo Alvim
- Sandro do Paraíso
- Vasco da Gama
Para mim, esta lista torna-se difícil de interpretar por não conseguir entender todos os critérios de inclusão. No entanto, achei que seria interessante trazer este tema aqui para o Blog e agora, para terminar o post, desafio-vos a escolherem um destes conjuntos onomásticos e adicionarem um nome a vosso gosto que vos agrade enquanto composto. Não se esqueçam de escrever as vossas sugestões.
Fontes consultadas:
IRN.
Gosto dos conjuntos que têm de Jesus, de Paula, de São José e Luz...mas não exatamente como estão. O interessante era que cada um pudesse fazer o seu conjunto! Sofia de Paula, Lídia Luz, Pilar de Jesus, Bruna de São José, por exemplo. Quando procurava os nomes dos meus antepassados encontrei nos 2 ramos de Jesus como segundo nome e como apelido. As minhas avós: Olinda de Jesus e Teresa de Jesus. De Jesus não é segundo nome, como eu pensava, e ambas poderiam ter um terceiro nome próprio.
ResponderExcluirMinha família por parte materna é portuguesa e também tem o de Jesus como sobrenome.
Excluir:) No caso da minha avó materna o nome —de Jesus foi herdado da sua mãe, na forma de apelido, por algum erro de registo. Isto porque no tempo da minha bisavó as mulheres não usavam o sobrenome da mãe, nem era costume passarem o seu apelido aos filhos. Eram só Maria de Jesus, Maria da Assunção...e muitas nem sabiam ler nem escrever. Só se usava dar o nome do pai como apelido
ExcluirE ainda queria dizer que ficaria muito lindo o conjunto onomástico de Sofia...Em vez de se escolher um primeiro nome para combinar com Sofia poderia colocar-se a partícula de: ex. Mariana de Sofia. Não sei se é permitido, ou se precisa de aprovação...
ResponderExcluirAchei o post bastante interessante e há aí conjuntos muito bonitos. Adoro Flor de Ceres (me remete para a flor de cerejeira) e Flor de Maria, acho românticos e bucólicos. Achei Beatriz de Lencastre e Nuno de Santa Maria belos e imponentes, gostei muito! Para o desafio minhas escolhas seriam essas:
ResponderExcluirBeatriz de Lencastre Pilar
Filipe de Néri Bernardim
As minhas sugestões excêntricas
ResponderExcluirCândida Vera Luz
Vera Lis Rosa
Maria do Mar Olímpia
Maria de Inês Salomé
Beatriz da Conceição Pia (muito formal)
Maria do Mar Olímpia é lindíssimo! :)
ExcluirEsta lista é a lista completa? Digo isto porque tinha a ideia que Luis Figo também é um conjunto onomástico.
ResponderExcluirEu acho muita graça a estes conjuntos e sou apaixonadissima por Flor de Maria. Tenho pena de não se poder fazer compostos com o De Maria.
Respondendo ao desafio: Victoria Flor de Ceres e Benjamim Filipe de Néri.