quinta-feira, 30 de março de 2017

Nara


Nara! A sua terminação, já tão conhecida e familiar dos nossos povos, não permite que caia em estranheza mas, no entanto, é esta pequena nuance (N) que o preenche de uma leveza e frescura entusiasmantes!

Há imenso tempo que me delicio com a doçura da voz da Nara Leão, e escusado será dizer que também não fico indiferente ao nome, que me soa sempre tão melódico e misterioso. Suscita-me muita curiosidade e, como vim a descobrir com esta pesquisa, não é para menos. Nara parece ser um elemento linguístico presente em muitas culturas espalhadas por este mundo fora!

Em coreano é um nome unissexo que significa país ou nação; já no Japão é um nome exclusivamente feminino e raro, muitas vezes utilizado com apelido/sobrenome que significa carvalho ou distinto, notável ou com boa reputação. Em inglês acredita-se que possa ter sido difundido como uma variante arcaica de Nora ou uma simplificação do nome hebraico Naarah (que significa menina), sendo também utilizado na Arménia como uma simplificação do nome feminino de origem persa, Golnar (que significa flor de romã). Este último significado é realmente bonito e muito fofo! Como podemos ver, Nara é um nome extremamente simples na sonoridade e grafia, mas riquíssimo do ponto de vista da sua origem!

Apesar de ser admitido em Portugal, só obteve 2 registos entre 1920 e 1980, e mais recentemente foram registadas 7 meninas em 2014 (e os compostos Nara Beatriz, Nara Inês, Nara Sofia e Nara Yasmim), em 2015 foram registadas 6 e em 2016 foram registadas 5. A popularidade de Iara/Yara, Lara e Mara podem estar a ofuscar Nara em Portugal.

No Brasil eu estava à espera de encontrar um número mais expressivo, mas a verdade é que Nara foi também um nome relativamente pouco utilizado entre 1930 e 2000 (30 mil registos). Recentemente, sabe-se que teve 20 registos em São Paulo em 2015 e 18 em 2016. O nome não está completamente em desuso mas tem poucos registos ano após ano. À semelhança do que acontece em Portugal, é provável que Nara esteja a ser ofuscado, mas neste caso por nomes de origem indígena que têm muitas vezes esta terminação e a tornam muito comum no Brasil.

Que acham de Nara?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

12 comentários:

  1. Com essa terminação prefiro Lara. Não gostei de Nara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu é Nara e acho ele lindo ,pois o mesmo descreve perfeitamente minha pessoa enfim adoro esse nome.

      Excluir
  2. Desconhecia as diferentes origens de Nara e fiquei surpreendida com sua ligação com o Japão, achei muito interessante. Gostei do significado "flor de romã", deu uma graça especial ao nome! Simpatizo bastante com Nara, acho agradável e bem mais bonito que Mara.

    ResponderExcluir
  3. Nara é um nome popular aqui perto de mim. Embora seu significado seja cativante não consegue evocar nada em especial. Acho mais interessante Naiara, mas não sei se tem alguma relação entre eles, acho que não.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho bonito. Mas prefiro o meu que se torna mais completo: Yonara. Rsrs
    Um nome que atualmente é mais fácil de ser encontrado e que tem um significado bem legal.

    ResponderExcluir
  6. Nara nome mais lindo deste.mundo! Sutil delicado chique e misterioso!!

    ResponderExcluir
  7. Nara, um nome pequeno q diz tudo!!!!! Forte, marcante, poderoso, inesquecível...... Amo meu nome !!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Nara, e amo meu nome, é pequeno, fácil, original e raro. Não é comum como tantos outros que, se dermos um chute numa moita sai quinhentas pessoas com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  9. A acho meu nome lindo minha mãe colocou por causa da cantora Nara Leão

    ResponderExcluir