quarta-feira, 22 de março de 2017

Estefânia - Atendendo a Pedidos


Acredito que Estefânia é um nome capaz de fazer torcer muitos narizes, não é por acaso que dificilmente se vê uma bebé ou uma criança com este nome e, por essa razão, fiquei feliz por saber que um leitor do nosso blog se mostrou interessado por um nome tão pouco usual.

Estefânia é a forma feminina proveniente do latim Stephania que significa coroa. Como Stephanos é a versão masculina deste nome podemos considerar então que Estefânia é a versão feminina de Estêvão.  

Não podemos negar que estamos perante um nome intenso, cheio de presença, nobreza e muito religioso.
Rainhas e princesas foram portadoras deste nome: 
  • D. Estefânia Josefa Frederica Guilhermina Antónia, esposa de D. Pedro V  de Portugal (rainha que dá o nome ao Hospital de Lisboa D. Estefânia);
  • D. Estefânia Clotilde Luísa Hermina Maria Carlota da Bélgica (princesa da Bélgica e consorte da Áustria);
Outras personalidades: 
  • Estefânia de Quinzanis - beata e irmã da Ordem Terceira de São Domingos;
  • Estefania Villarreal - cantora e atriz mexicana; 
  • Estefânia - personagem do programa de televisão infantil Vila Moleza. 
Se formos ver registos mais antigos podemos concluir que Estefânia nunca foi um nome muito usado, mas sempre foi tendo alguns registos, em 1976 foi quando adquiriu mais registos (18 para ser exacta).
No ano passado em Portugal foi registado 3 vezes e no ano anterior apenas 1 vez. No Estado de São Paulo em 2016 curiosamente também foi registado 3 vezes. 

Conhecem alguma criança chamada Estefânia



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

8 comentários:

  1. Não nego a carga "pesada" que Estefânia tem mas acho-o muito interessante :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Estefânia, realmente é um nome intenso e de personalidade. Concordo com a Pilar, ele tem mesmo um ar um pouco pesado, mas acredito que não lhe tira a beleza. Gosto também do fato de Estefânia ser nome de flor, uma flor muito bonita por sinal (roxa em formato de sino).

    ResponderExcluir
  3. Gosto não. Nome pouquíssimo usado por aqui... Tem uma carga pesada, árido. Já Stephanie caiu no gosto popular. Mas mesmo assim não gosto. 🙈

    ResponderExcluir
  4. Conheço uma Estefânia com 32 anos, acho muito pesado.

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo que conheço este nome e desde o primeiro momento que o ouvi que o passei a adorar. Adoro!! No entanto, a única Estefânia que passou pela minha vida tem 34 anos, não acho nada pesado.

    ResponderExcluir
  6. Minha irmã se chama Estefânia. Ela e linda, nobre e tem o coração mais gentil que conheço. Estefânia não e pesado, é forte, como tem que ser.

    ResponderExcluir
  7. Gosto do meu nome. Me sinto privilegiada por ter este nome tão incomum. Não acho pesado, mas já me disseram que ao ouvi-lo pensavam encontrar uma idosa. Bom, estou na casa dos 40!😊

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Estefânia guerreiro Araújo amo esse nome meu

    ResponderExcluir