terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Merab - Atendendo a Pedidos


Eu adoro um bom desafio e encaro a escrita como isso mesmo, especialmente quando escrevo sobre nomes que não conheço, como é o caso de Merab. Recentemente um leitor do nosso blog pediu para este nome ser abordado e eu não hesitei em abraçar esta proposta e ir descobrir mais sobre este nome.

Segundo a minha pesquisa, Merab é um nome unissexo, visto como nome feminino de origem hebraica e como nome masculino oriundo da Pérsia e da Geórgia. Atendendo à possível origem hebraica, este nome foi utilizado no Antigo Testamento. Merab ou Merabe era a filha de Saul dada a casamento para Davi e o significado do nome é abundante. 

Se formos procurar sobre as presumíveis origens masculinas encontramos duas vertentes que no final se fundem. Merab é utilizado na língua georgiana como nome masculino e é uma versão do nome Mehrab que curiosamente nos leva à pressuposta origem persa deste nome. Na Pérsia este nome foi utilizado numa personagem do século XI na Épica dos Reis, Shahnameh. Mehrab origina-se através das palavras مهر (Mehr) que significa aliança, amigo  آب  (Ab) que significa água.

Aparentemente este nome está esquecido pois nem em Portugal nem no Brasil encontrei registos atuais do nome Merabe. No site IBGE aparece um gráfico que mostra os nascimentos por década desde 1980 a 1990 e Merabe tem a frequência de 74 pessoas. 

Portanto, encontramo-nos na presença de um nome unissexo, bíblico, com história e bastante raro que dispõe de duas variações que me pareceram igualmente agradáveis, Merob e Merav

Deixo-vos com uma pergunta: Se não soubessem que este nome é unissexo achavam que era feminino ou masculino?



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

14 comentários:

  1. Não conhecia o nome, ao vê-lo, pensei ser um nome masculino.

    ResponderExcluir
  2. Masculino, com certeza. Esse blog é muito rico, me faz pensar na história da humanidade. Por um lado, quantos milhares de nomes foram perdidos nas esquinas da história... e por outro lado, tantos milhares de nomes são criados diariamente para suprir a necessidade dos pais. parabéns. Um dia eu descubro como põe um coração aqui. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. É uma pena que nomes bonitos e interessantes como esse caiam no esquecimento e ninguém ouse falar, a não ser neste blog que abraça com tanto carinho aos pedidos e sugestões. Só te a agradecer a toda a equipe por mais esse pedido atendido ♥.
      Observação: O coração (♥), pelo menos no modelo de teclado brasileiro se faz assim: pressione sem tirar o dedo a tecla Alt e aperte junto o número 3, assim: Alt + 3 = ♥

      Excluir
    2. Corrigindo: Só tenho* a agradecer...

      Excluir
    3. Nós é que agradecemos por todo o interesse e o carinho com o blog,obrigado!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Sou do contra, só consigo vê-lo como feminino, talvez por ter tido conhecimento da série O Rei Davi, onde a atriz Camila Rodrigues interpretou a Merab bíblica(foi aí que conheci o nome).

    ResponderExcluir
  4. Sempre o vi como nome feminino e nem sabia que tinha outra origem que não fosse hebraica/bíblica. Assim sendo, não entendo porque os cristãos, mais precisamente os evangélicos brasileiros que tem atenção especial a nomes bíblicos com história e significado, ainda não "descobriram" Merabe. Eu sugeri essa pesquisa justamente por achar um nome bonito e interessante, mas que nunca fora abordado com a atenção que merece por ser um nome que raras pessoas lembram(agradeço pela prontidão em atendê-lo), mas apesar de gostar bastante não colocaria numa filha por parecer com uma marca de biscoitos no Brasil (Mirabel). Na escola, os amiguinhos sempre muito criativos e que não perdem uma oportunidade de brincar, a chamaram assim e confesso que, por um lado, seria até engraçado (risos). Mais uma vez, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Antes de ler o texto pensei logo que fosse masculino mas agora até o consigo ver como unissex.

    ResponderExcluir
  6. Bem sempre vi o nome como feminino porque conheço a Merabe da Bíblia e não consigo vê-lo no masculino. Para mim é um nome muito bonito e ao ver Merab/Merabe me lembrei de sua irmã Micol, este sim eu já consigo ver no masculino, aliás na Bíblia está escrito Merob. E também me admira os evangélicos não terem considerando este nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, as grafias na Bíblia são Merabe e Mical. Pelo menos na versão que mais usamos na igreja Assembleia de Deus, que é a Almeida Revista e Corrigida.

      Excluir
    2. Ammmmo esse nome é vou colocar na minha filha em algumas traduções significa crescimento 😍😍 e na minha mimha bíblia gente está Merabe,
      talvez um nome esquecido por alguns mas lindo sinceramente

      Excluir
  7. No Brasil tem sim esse nome atualmente no distrito federal tem uma menina que se chama Merabe kamilli
    Sou apaixonada por esse nome acho ele totalmente femenino .

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Merabi .Sou grata a meus pais por eles terem me dado este nome.

    ResponderExcluir