segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Dagomar


Há uns dias deparei-me com o nome Dagmar, e logo o associei ao sexo masculino e me encantei com ele, mas ao saber mais sobre ele e ao confrontar-me com a princesa dinamarquesa, imperatriz consorte da Rússia, de súbito me apercebi que era feminino. Surpresa a minha, umas horas mais tarde, encontrei Dagomar, que em pouco se diferencia do já mencionado feminino.

Segundo o Behind the Name, Dagomar é um antigo nome germânico e holandês, composto pelos elementos germânicos daga, que significa dia e mâri, que quer dizer famoso. Por sua vez, o seu significado seria algo como dia famoso, o que me dá a ideia que antigamente na antiga Alemanha seria um dos nomes dados a meninos nascidos em algum feriado ou data comemorativa. 

Sendo um nome com pouca tradição nos países de língua portuguesa, é perfeitamente normal que os seus registos em Portugal e no Brasil, rondem o nulo. Isto comprova-se vendo por exemplo no IBGE, que nos diz que a sua frequência em todo o Brasil é de apenas 96 pessoas, sendo 5 delas do sexo feminino, e ao que aparenta, todas nascidas na década de 60. Falando no género feminino, sites como o nameberry apontam Dagomar como variante de Dagmar. Se assim for, deriva do antigo nome nórdico Dagmær, derivado dos elementos dagr, dia e mær, donzela. Apresenta ainda como variantes os nomes Dagmara e Dagna.

No SPIE, não constam quaisquer dados sobre este nome, assim como nas listas de 2014 a 2016 e na lista do IRN. É um nome praticamente inexistente em Portugal. Dagomar também não apresenta nenhum registo em São Paulo nas listas disponíveis em 2015.

Escusado será dizer que este é um nome com pouquíssimas referências, tendo ainda assim encontrado Dagomar Carneiro, odontólogo e político brasileiro e Dagomar Degroot, professor universitário e autor estadunidense. É ainda o nome de um espécie de gatos das antigas florestas da Noruega, e de dois centros de pescaria, um brasileiro localizado em Santos e outro na ilha Hiiumaa, na Estónia.

A ideia que tenho de um Dagomar depois de fazer este post é de um marinheiro (como na imagem utilizada, aproveitando para anunciar que adoro a temática marinha) corajoso e forte tal como o seu nome, apesar de também o facilmente imaginar numa criança, encontrando-lhe semelhanças com Edgar e Ademar, dois nomes que acho bastante suaves e sonoros.

Este será um nome que dificilmente esquecerei. E para vocês, ficou marcado?


Fontes consultadas:
IRN, IBGE, SPIE, ARPEN/SP, Behind the Name, Wikipédia, dagomar.ee, dagomar.com.br, nameberry.

3 comentários:

  1. Dagomar é realmente marcante, mas eu não gostei da sonoridade, parece "draco mar" :/

    ResponderExcluir
  2. É mesmo um nome raro, nunca conheci nenhum Dagomar, já Dagmar é mais comum. Me lembrou Dagoberto, tb não é muito visto mas é mais conhecido que Dagomar. Tem sua força, mas não é um nome do meu agrado. Gostei mesmo foi da associação aos gatos e da foto, que achei o máximo!

    ResponderExcluir