domingo, 18 de dezembro de 2016

Raina/Rayna - Atendendo a Pedidos


Dizem que a primeira impressão é a que fica. Nem sempre podemos levar esse ditado ao pé da letra, mas o fato é que assim que vi o pedido para abordagem de Raina os sentimentos de força e determinação foram logo despertados em mim. Um nome objetivo e de personalidade, assim poderia defini-lo. Ao longo da pesquisa a impressão inicial se confirmou: seu imponente significado aumenta ainda mais sua força! A rainha Raina! Neste post também falaremos de Rayna, afinal essa é a grafia de onde Raina se origina.

Sem dúvida Raina é um nome incomum em nossos países mas ele está bem próximo de Regina, que nos é tão familiar. Como essa ligação é possível? Raina e Rayna são as versões búlgaras de Regina, nome de origem latina que significa rainha. Um significado que imprime toda uma aura majestosa aos nomes! Se repararmos com atenção veremos que Raina é bem parecido com a palavra rainha, não? Rayna é a versão búlgara inicial; Raina é sua variante. Indo além, Rayna também é considerada a forma feminina de Rayno, um diminutivo eslavo para nomes que contenham o elemento rad (feliz, disposto). Dessa forma, a grafia Rayna também pode significar felicidade.

Nos Estados Unidos Raina assume uma conotação literal: nesse  país é visto como uma elaboração para a palavra rain (chuva), ou seja, para os americanos Raina é um nome ligado à natureza. Apesar dos níveis baixos de uso, tanto Raina quanto Rayna estão no top 1000 americano, com um destaque maior para Rayna que ocupou a posição #721 em 2015 enquanto Raina foi o número #924 no ranking. São nomes pouco vistos mas não tão desconhecidos.

Já para brasileiros e portugueses Raina e Rayna são aqueles nomes que se encaixam no estilo de nomes diferentes, raros. Em 2015, no estado de São Paulo, Raina obteve apenas 1 registro e Rayna 2. Em Portugal, também em 2015, Raina não foi registrado nenhuma vez e Rayna conseguiu 2 registros. Segundo o IBGE existem 2 632 mulheres chamadas Raina no Brasil e é na região norte que ele se destaca. Começou a ser registrado nos anos 70 de forma modesta (25 registros) e nos anos 2000 vive seu melhor momento (1 528 registros). A frequência de Rayna entre as brasileiras é um pouco menor: 1 142. Seu uso começou a se fazer notar a partir dos anos 80 e assim como Raina seu melhor período acontece na década de 2000. Também é encontrado com mais facilidade no norte do Brasil. Em Portugal nunca foi registrado de 1920 a 1980, uma indicação de que não é aprovado no país, além disso nenhuma das grafias consta da lista do IRN. Seu uso se restringe à portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 tanto Raina quanto Rayna passaram a ser autorizados em Portugal***

Existem referências interessantes e variadas para Raina e Rayna:
  • Raina - nome artístico de Oh Hye Rin, cantora do grupo pop coreano After School;
  • Raina Hein - modelo americana;
  • Raina Kabaivanska - cantora lírica búlgara;
  • Raina Mercedes Echerer - atriz e política austríaca;
  • Raina Telgemeier - cartunista americana;
  • Rayna Foss - musicista americana;
  • Rayna Kasabova (1897-1969) - aviadora búlgara (foi a primeira mulher a participar de um combate aéreo);
  • Rayna Knyaginya (1856-1917) - revolucionária búlgara que teve um papel de destaque na Revolta de Abril (1876), insurreição que levou à libertação da Bulgária do domínio do Império Otomano.

Raina também está presente na literatura através de Raina Petkoff a heroína de Arms and the Man de George Bernard Shaw. É ainda o nome de personagens em Agents of Shield e Gossip Girl. Para a grafia Rayna encontramos Rayna Cruz na série The Vampire Diaries.

Pelo seu significado, Raina/Rayna pode ser uma opção moderna ao datado Regina. Seria uma escolha estilosa para um nome da realeza! Gostei muito de sua conexão com mulheres revolucionárias e pioneiras. Por emanar uma grande força diria que Raina/Rayna é uma rainha guerreira!

O que acham de Raina/Rayna? Qual grafia preferem?

Para conhecer mais Nomes Incomuns com R clique aqui.


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Nameberry, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

16 comentários:

  1. Obrigado por atender meu pedido gostei muito esse blog é divino

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Acho-o bem usável, me lembrou o nome da rainha Rania da Jordânia.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso não gostei, achei a sonoridade pouco delicada. Nesse aspeto acho que tanto Regina como Rania ganham pontos, comparativamente a este nome.

    ResponderExcluir
  4. Achei bacana, gostei de saber disso, afinal, é meu nome

    ResponderExcluir
  5. Me sinto muito ligada com esse significado,achei que haviam pouquíssimas pessoas más com o decorrer do tempo foram aparecendo mais em filmes/séries

    ResponderExcluir
  6. Amei ver um artigo com meu nome. Nunca tinha achado um significado. E naverdade nunca gostei muito do meu nome. Mas agora vou olhar pra ele com mais carinho.

    ResponderExcluir
  7. Nome raros para pessoas raras.

    ResponderExcluir
  8. O meu é Rhayna, mas acredito que seja uma variação desse. Gostei de saber a origem

    ResponderExcluir
  9. O meu é Rainã. Coloquem como exemplo também ehhehe nome feminino e masculino

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Raynna Regina, eu amei esse post, nunca tinha achado um significado para meu nome! Gostei ainda mais, pelo fato da combinação dele ser Regina, que coincidência.

    ResponderExcluir
  11. Raynna Heloísa é bonito?

    ResponderExcluir