domingo, 4 de dezembro de 2016

Angel - Atendendo a Pedidos


Visto que há algum tempo que não escrevia sobre um nome facilmente reconhecível por todos como unissexo, ao surgir o pedido de Angel, não pude deixar passar esta oportunidade. O facto de ser um nome literal em inglês ajuda-me a simpatizar com ele, visto que é uma tendência de um dos meus muitos estilos de nomes que adoro.

Angel deriva do nome do latim medieval Angelus que deriva do nome da criatura celestial, que todos nós conhecemos. Esse nome, por sua vez, foi atribuído através da palavra grega αγγελος (angelos) que significa mensageiro. Equivale aos nomes Ângelo e Ângela. O Behind the Name diz-nos que este nome nunca foi muito comum nos países onde a língua inglesa predomina, porém, nesta época moderna, é, por vezes utilizado no género feminino.

Na realidade, todos nós conhecemos o ditado que nos diz que "os anjos não têm sexo", e, estando até de acordo com isso, sou quase que obrigado a dizer que, para mim, Angel é o nome unissexo perfeito! Regra geral, nos sítios onde "ge" se lê como "gue" este nome é masculino, aliás, há uns dias atrás, por meio de um trabalho, contactei com um Angel alemão (lido Ênguél) que inicialmente pensei que fosse ser uma pessoa do género feminino, pois apenas tinha visto o nome escrito.

Em Portugal nasceram, em 2015, quatro meninas com este nome, porém também quatro meninos foram registados como Angel, um Àngel e um Ângel. Na lista disponível da ARPEN/SP não consta o género das crianças registadas, apenas o seu número de registos, 46. A sua frequência no Brasil, de acordo com o IBGE é de 2 016 homens e 1 532 mulheres. O SPIE demonstra-nos que houve apenas dois registos de Angel entre 1920 e 1980, ambos em 1936.

Algumas referências a este nome são por exemplo a série Angel exibida nos EUA de 1999 a 2005, a canção Angel de Sarah McLachlan, a personagem da telenovela brasileira Verdades Secretas, Angel Olsen, uma cantora americana, Angel Coulby, atriz inglesa, Angel Iris, filha de Melanie Brown e Eddie Murphy, Angel Di Maria, futebolista argentino e saliento ainda, por fim, Angel Rubio, jogador de futebol americano.

Tratando-se da época natalícia, este pode ser um nome que inspire muitos pais indecisos quanto ao nome do seu filho, é um nome que considero bastante completo, pela bonita sonoridade, internacionalidade. Angel é um nome, aos meus olhos, mágico.

Você gostam de Angel?


Fontes consultadas:
BTN, IRN, nameberry, SPIE, IBGE, ARPEN/SP, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Tenho gostado cada vez mais de Angel, acho muito moderno, hippie e fofo <3 Só consigo associar ao gênero feminino. Com a pronúncia em espanhol, aí sim acho masculino. Tb acho que ele tem um ar mágico, é um nome especial :)

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Angel, mas adoro Angelina e simpatizo com Ângela e Ângelo. Achei uma graça à referência de que os anjos não têm sexo, achei o argumento delicioso para justificar o facto de ser unissexo.

    ResponderExcluir
  3. É o nome que minha mãe coloca nas redes sociais dela xD eu tenho carinho pelo nome Angel também por ser o par romântico do Banzé, na animação a dama e o vagabundo 2. Eu o vejo como nome feminino por causa dessas duas referências: mamys e a cadelinha do filme ^^

    ResponderExcluir