terça-feira, 22 de novembro de 2016

Nomes dos Signos: Sagitário


É a hora da despedida! Chegamos ao nosso último post dos nomes dos signos e quem brilha hoje é Sagitário! Os sagitarianos são aqueles que nasceram entre 22/11 a 21/12 e o bom humor e o otimismo são algumas de suas características mais marcantes. É um dos signos mais positivos do zodíaco. São versáteis e lhes encanta a aventura e o desconhecido. Viajar é o que alimenta sua alma, para eles viver é uma intensa e excitante viagem de aventuras. Têm a mente aberta para novos ideais e experiências e mantêm uma atitude otimista mesmo quando as coisas parecem difíceis. São muito alegres e joviais. Seu símbolo é o centauro, a criatura mitológica metade homem, metade cavalo sempre representada com arco e flecha. O cavalo representa seu lado animal; a parte homem seu lado racional e lado espiritual é o arco e flecha que o centauro usa para alcançar uma "estrela", uma meta ou ideal a ser conquistado. É o simbolismo da busca pelo sentido maior da existência.

Nomes ligados à mitologia de Sagitário:
  • Quíron - o mito associado à Sagitário é o de Quíron, o centauro. O nome Quíron tem origem grega e possivelmente significa hábil com as mãos. Filho do deus Cronos e da ninfa Filira, foi criado por Apolo que lhe transmitiu todos os seus conhecimentos nas artes, música, poesia, ética, filosofia, etc. Ao contrário dos outros centauros (indisciplinados, sem cultura e propensos à violência), Quíron era nobre, inteligente, civilizado e bondoso. Também era célebre por seu conhecimento em medicina. Um dia foi ferido com uma flecha envenenada que não o matou (era imortal por ser filho de um deus) mas que causava dores terríveis. Apesar de aliviar a dor dos outros, Quíron não conseguia aliviar a própria dor. Pediu para Zeus trocar sua imortalidade pela vida do mortal Prometeu, que estava condenado à morte. Zeus concordou, Prometeu foi salvo e Quíron morreu tranquilamente. Zeus homenageou o nobre centauro colocando-o no céu como a constelação de Sagitário.

Palavras-chave do Signo de Sagitário:
- Alegria/Viagens

Nomes ligados à alegria:

Femininos:
  • Alaia - alegre, feliz (basco);
  • Alegria - nome literal que indica estado de contentamento;
  • Allegra - alegre (italiano);
  • Felicidade - nome literal que indica estado de satisfação, alegria;
  • Felícia - alegria, felicidade (latim);
  • Gioconda - mulher alegre (italiano);
  • Leda - muitas vezes seu significado é interpretado como contente, alegre (latim);
  • Letícia - alegria (latim).
Masculinos:
  • Aser - alegria (hebraico);
  • Caio - alegre, contente, feliz (latim);
  • Fausto - feliz e auspicioso (latim);
  • Félix - feliz, felicidade (latim);
  • Gil alegria, felicidade (hebraico);
  • Naim - alegre, contente (árabe);
  • Zorion - felicidade (basco).
Unissex/Unissexo:
  • Liron - alegria para mim ou canção para mim (hebraico);
  • Makena - uma pessoa feliz (africano).

Nomes ligados à viagens:

Femininos:
  • Beatriz - viajante (latim);
  • Fernanda - viajante corajosa (germânico);
  • Vanda/Wanda - viajante, peregrina (germânico).
Masculinos:
  • Ferdinand - viajante corajoso (germânico);
  • Ferdinando - forma italiana de Ferdinand;
  • Fernando - forma espanhola e portuguesa de Ferdinand;
  • Nestor - viajante, explorador ou ainda aquele que regressa a casa, o que retorna de viagem (grego);
  • Wendell - para viajar, para prosseguir (germânico).

Júpiter: regente de Sagitário.

O planeta Júpiter é o maior do sistema solar e seu nome é uma homenagem à Júpiter, o deus supremo da mitologia romana(Zeus para os gregos). Seus satélites/luas receberam os nomes de amantes, conquistas amorosas e de filhas do deus Júpiter(ou Zeus).


Nomes ligados ao deus Júpiter e às luas do planeta:

Femininos:
  • Cilene - era uma ninfa filha de Zeus. Seu nome está associado ao Monte Cilene, na Grécia;
  • Elara - uma das paixões de Zeus e do fruto dessa união nasceu o gigante Tício;
  • Io - mais uma das conquistas de Zeus. Princesa de Argos, Zeus a seduziu quando ela era uma sacerdotisa de Hera.
Masculinos:
  • Jove - nome alternativo para Júpiter;
  • Joviano - consagrado a Júpiter (latim);
  • Júpiter - deus supremo da mitologia romana.

Elemento de Sagitário: Fogo

Nomes ligados ao Fogo:

Femininos:
  • Helena - tocha (grego);
  • Fiamma- chama (italiano);
  • Fiammetta - pequena chama (italiano);
  • Flamínia - a que sopra sobre o fogo sagrado (latim);
  • Inácia - fogo (latim);
  • Nina - fogo (nativo norte-americano);
  • Serafina - ardente, incandescente (hebraico).
Masculinos:
  • Aidan/Aiden - fogo (irlandês);
  • Flamínio - o que sopra sobre o fogo sagrado (latim);
  • Idris - lorde ardente (galês);
  • Inácio - fogo (latim);
  • Serafim - ardente, incandescente (hebraico).

Flor de Sagitário: Cravo.
  • Cravo - os cravos representam bem a natureza apaixonada deste signo de fogo, além de serem resistentes e durarem muito.

Pedra de Sagitário: Topázio.
  • Topázio - os sagitarianos se beneficiam das energias do topázio, que afasta o cansaço e harmoniza a aura.

Quais são as suas considerações sobre os nomes do signo de Sagitário


Fontes consultadas:

Alto Astral, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Euroresidentes, Horóscopo UOL, Nameberry, O Blog dos Nomes, Personare, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Excelente texto! Adorei! Pena ser o último, adoro esta temática :)

    Quanto aos nomes, gosto de:

    Alaia
    Alegria
    Allegra
    Felícia <3
    Leda
    Letícia
    Fiama
    Nina
    Serafina

    Aser
    Caio
    Félix <3
    Gil
    Naim
    Zorion
    Inácio <3
    Serafim

    Liron
    Cravo

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Gil, Inácio, Serafim e Serafina!

    ResponderExcluir
  3. Sou sagitáriana e tem meu nome, fiquei muito feliz 😊

    ResponderExcluir
  4. amei o contexo e me apaixonei pelos nomes... que por sinal já escolhi para o meu 2° filho <3
    menina: Alaia
    Menino: Aser
    Amei literalmente, sou apaixona pela mitologia tanto que o nome da minha filha é Gaya <3

    ResponderExcluir
  5. Amei saber por mas que o meu nome nao esteja no meu signo sagitario

    ResponderExcluir
  6. Bom,os nomes são bem legais,e até bonitinhos,mas eu queria mais opções fora isso,e incrível!eu sou Sargitáriana e estou procurando nomes para minha oc :)

    ResponderExcluir
  7. Eu amei e sou sagitariana mais não apareceu meu nome... Mais todos os nome são bonitos de qualquer maneira!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou e me chamo Erica meu baby tbem é e se chama Rayanne , acho que combina mais que o meu

    ResponderExcluir
  9. Queria ler mais sobre interação de nome e signo me marca sei lá insta ericacandido e mail erica8296@gmail.com

    ResponderExcluir