sábado, 11 de junho de 2016

Adelina


Uma das muitas variantes de Adelaide que tem vindo a ser recuperada, aos poucos, no estrangeiro. Em Portugal e Brasil nem por isso. Estará Adelina a nos passar ao lado?

No ranking anual dos Estados Unidos da América, Adelina instalou-se confortavelmente no top 1000 e em 2015 encontrava-se já na posição 545! Surpreendente para a realidade americana! Na opinião generalizada destas famílias, observada pelo NameBerry, Adelina é considerado um nome vintage que acompanha as tendências mais requintadas de nomeação de crianças nos EUA ao lado de nomes como Amélia, Cora, Eleanor, Florence, Olívia e Teodora. Ao lado de nomes como estes, Adelina tem feito sucesso além-fronteiras! Em termos de origem, como comecei por dizer, o nome deriva de Adelaide que deu origem ao diminutivo Adele/Adela que, por sua vez deu origem a Adelina (um diminutivo de um diminutivo)! Significa nobre!

Em Portugal, entre 1920 e 1970 manteve-se consistentemente acima dos 100 registos anuais, sendo um nome que esteve presente não em uma mas em várias gerações. Só há cerca de 4 décadas é que o nome tem estado em repouso, o que pode querer dizer que em breve possa ser novamente reconhecido o seu potencial e ser elevado a um estatuto de nome vintage, que sempre é mais apelativo para a população. Já no Brasil o cenário parece ser o mesmo, com Adelina a estar presente em gerações nascidas entre 1930 e 1960, havendo depois um decréscimo até à atualidade.

Mais recentemente, em Portugal foram registadas 5 Adelinas em 2013, outras 5 em 2014 e outras 5 em 2015. Em 2013 foram registadas 10 compostos:

Adelina Guilhermina
Adelina Maria
Ana Adelina
Briana Adelina
Gisela Adelina
Joana Adelina :)
Letícia Adelina
Maria Adelina (3)

E em 2014 foram ainda registados os compostos:
Adelina Elena
Adelina Inês
Marisa Adelina
Rebeca Adelina

Afinal, este nome não está a passar assim tão ao lado! No futuro até podemos ver mães a suspirar por Adelina do mesmo modo que hoje vão suspirando aos poucos, mas cada vez mais, por nomes como Julieta ou Valentina – e acho que, a seu tempo, se começará a ouvir Adelina nas listas de nomes de famílias que apreciam este tipo de nome antigo mas cheio de classe! Anseio por esse dia!

Como referências temos a cantora brasileira Adelina Dóris Monteiro e a insigne cantora de ópera do século XIX, Adelina Patti, apelidada por Verdi como a melhor solista que ele alguma vez conheceu (que elogio)!

Que acham de Adelina? Também o vêem como vintage?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind The Name, IBGE, IRN, Nameberry e SPIE.

4 comentários:

  1. Sim, consigo classificar Adelina como vintage, e vejo potencial no nome. Até gosto de Adelina, mas por enquanto não me diz muito.

    ResponderExcluir
  2. não me fascina, mas não acho mau.. prefiro Adelaide.

    ResponderExcluir
  3. Não é um nome que me diz muito, mas realmente tem potencial. Pra que gosta da terminação "ina" é mais uma opção.

    ResponderExcluir
  4. Acho vintage sim, prefiro Adelina a Adelaide. Mas gosto mais é de Adélia.

    ResponderExcluir