sábado, 7 de novembro de 2015

Plínia


Costumo ordenar a minha lista de nomes por letras, e do A ao O corria sempre tudo muito bem, tinha muitos nomes em cada letra; quando chegava ao P, a coisa complicava. Tinha no máximo dois. Felizmente, com o tempo, fui abrindo a mente e o coração para nomes novos e hoje posso dizer com muito orgulho: tenho imensos nomes começados por P na minha lista, e um deles é Plínia

Plínia é a forma feminina de Plínio, que se originou a partir de Plinius, e tem como significado "plena". Um significado como este dá logo muitos pontos ao nome! No entanto não é o suficiente para que Plínia seja (mais) usado. Nem é preciso ver os registos para saber que, nos últimos anos, tanto em Portugal como no Brasil, não nasceram muitas meninas com este nome - arrisco até dizer que não nasceu nenhuma menina com este nome. Mas por via das dúvidas vou confirmar. 

É como temia: nenhum registo de uma pequena Plínia. Acho tão estranho! Será por não conhecerem o nome? Será por acharem medonho? O que é que Plínia tem de medonho? Eu cá não encontro nada. Absolutamente nada. Para mim é um nome muito bonito, doce e feminino. Remete-me para a civilização romana e, consequentemente, para um dos maiores impérios da antiguidade. No entanto, "batalhas", "conquistas" ou até mesmo "imperadores" não é, de todo, o que me vem à cabeça quando penso no Império Romano, mas sim "sociedade", "agricultura", "arte", "pintura", "vestuário", "templos", "deuses". E claro, "Roma"! Tudo coisas que considero simples, humildes, mas muito bonitas e poderosas. Tal como Plínia

Considero este nome perfeitamente usável e adorava conhecer uma pequena Plínia. Acho-o semelhante, sonora e visualmente, a outros nomes que adoro e que - sortudos - são (mais) usados e amados, como Cecília, EmíliaLídiaOlímpia, Olívia. Confesso que Plínia poderá parecer um pouco deslocado no meio de tantos nomes modernos, mas ora aí está mais uma coisa que adoro nele: é diferente, único e, a meu ver, uma agradável surpresa!

Concordam comigo?

11 comentários:

  1. Adorei o texto. Não o conhecia, mas adicionarei com toda a certeza em minha lista. Muito lindo!
    Quais outros nomes com P apresenta em sua lista? A minha apresenta apenas 2, 3 agora com Plínia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Na minha lista de nomes com P tenho os seguintes:

      Pandora
      Papoila
      Paz
      Penélope
      Pia
      Pilar
      Plínia
      Pura
      Pureza

      Quais são os outros 2 nomes da sua? :)

      Excluir
    2. Pilar e Paola.

      Adorei sua lista, já vou por mais
      alguns na minha. :)

      Excluir
  2. Concordo, às vezes o estranhamento com certos é apenas questão de costume. Plínia não tem nada de medonho, me lembra a sonoridade de Lília, nome já conhecido e considerado por muitos como delicado. Me lembra tb Zínia, um nome de flor.

    ResponderExcluir
  3. Nunca conheci nenhuma Plínia e, para ser honesta, causa-me alguma estranheza, embora não desgoste completamente do nome. O significado é bonito :)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que muita gente se nunca ouviu um determinado nome quando o ouvem fazem logo cara feia. Também não acho nada medonho e até tem uma sonoridade bem agradável. Lembrei-me agora quando falei a minha mãe sobre o nome Martina ela primeiro estranhou mas depois de falar mais e saber da filha do Luís Digo já gostou! Acho que a maioria das vezes é assim com a maior parte das pessoas.
    Ah gosto ainda mais de Plínio, mas acho que este ainda será de mais difícil aceitação.

    ResponderExcluir
  5. É uma escolha totalmente inesperada, foge do convencional e ao mesmo tempo, não tem nada de bizarra ou grotesca.

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço 02 Plínio's e são pessoas extraordinárias, um foi meu vizinho e outro meu professor e promotor de justiça. É um nome masculino que eu gosto muito. A versão feminina é delicada, mas não vejo o msm brilho que há em Plínio. Adoraria ver uma Plinia por ai. Lembra Lívia e Lavínia sendo uma ótima alternativa.

    ResponderExcluir