quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gardênia/Gardénia



Gardênia (em Portugal Gardénia) é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas. Com o passar do tempo, as suas pétalas ganham uma tonalidade creme.

Relativamente à sua simbologia, a Gardênia/Gardénia é muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.

Acredita-se que o termo gardenia - o nome atribuído a este gênero - foi uma homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies de gardênias, mas a mais conhecida é a gardenia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-cabo, que pode chegar até os dois metros de altura.

As folhas da Gardênia/Gardénia apresentam um tom escuro de verde e são brilhantes, tendo também a particularidade de não caírem no Inverno. Por esse motivo, são plantas muito apreciadas em termos de decoração em jardins. As suas flores brancas exalam um fantástico perfume que possui um efeito tranquilizante, e por isso é aconselhável que esta flor esteja colocada num local onde haja circulação de pessoas. O perfume da gardênia é tão especial que já inspirou a criação de obras musicais. 

De acordo com uma lenda, Solimão, o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de gardênia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.

Gardênia/Gardénia é daquele lote de nomes de flores que não são comumente vistos em pessoas. Porém toda a sua simbologia e sua sonoridade pode atrair alguns bons olhares e fazer com que seja notado no meio de tantos outros nomes de flores mais comuns de se encontrar como nomes de pessoas no dia-a-dia.

Pensam que Gardênia/Gardénia pode ser uma alternativa para nomes de flores mais comuns e que estão cada vez mais subindo no ranking dos dois países?

4 comentários:

  1. Acho q sim, nomes de flores são sempre bem vindos e Gardênia é totalmente usável.

    ResponderExcluir
  2. Acho Gardênia bem interessante e imagino a irmã Hortênsia. Depois que li o texto, fiquei pensando no composto Gardênia Jasmim ou Jasmim Gardênia, haha.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, não tinha pensado em Gardênia como nome. Gardenia Jasmim fica mesmo lindo :)

    ResponderExcluir
  4. não gosto.
    Que linda menina!!!!!

    ResponderExcluir