sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Benedita


Benedita significa “bendita”, “abençoada”, “louvada”. Lembra uma menina sossegada e serena que transmite harmonia e, ao mesmo tempo, franca, determinada e de uma personalidade bem vincada.

Benedita é a forma feminina de Benedito que tem a sua origem no latim Benedictus. Esta variante masculina tornou-se popular no século VI através do monge italiano Benedict, sendo que a variante feminina, Benedicta, apareceu apenas no início do século XIII em Inglaterra.

Outras variantes de Benedita pelo mundo:
Benedikte, Bente (dinamarquês), Bente (holandês), Bénédicte, Benoite (francês), Benedikta (alemão), Benedetta, Bettina (italino), Benedicta (romano tardio), Benedikte, Bente (norueguês), Benedykta (polaco), Benita (espanhol), Bengta (sueco).


Carinhosamente podemos chamar , Beni ou Dita a uma Benedita.

No anos de 2014 foram registadas em Portugal 313 Beneditas, entre as quais, 15 foram Benedita Maria, 4 foram Benedita Filipa, 3 foram Benedita Sofia, 2 foram Benedita Yasmin, Benedita Miguel, 1 foi Benedita Hedviges, Benedita Palmira, Benedita Marisa, Benedita Flor, Benedita Liliana, Benedita de Maria, Benedita Patrícia, Benedita Alexandra.
Os compostos Maria Benedita contou com 53 registos e Clara Benedita, Laura Benedita, Lara Benedita, Ana Benedita, Iara Benedita, Inês Benedita, Eva Benedita, Matilde Benedita com 1 registo.


Entre a realeza portuguesa encontramos:
  • Maria Francisca Benedita Ana Isabel Josefa Antónia Lourença Inácia Gertrudes Rita Joana Rosa de Bragança (1746-1829), princesa da Beira e do Brasil, quarta e última filha do rei D. José I de Portugal e da rainha D. Mariana Vitória de Bourbon;
  • Maria Antónia Adelaide Camila Carolina Eulália Leopoldina Sofia Inês Francisca de Assis e de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga Gregória Bernardina Benedita Andrea de Bragança (1862-1959), pretendente ao estatuto de infanta de Portugal, filha do expatriado infante D. Miguel de Portugal e da princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.

Benedita é, ainda, uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça fundada em 1532 que conta com cerca de 8635 beneditenses.


Telma Oliveira.

O que acham deste nome?

9 comentários:

  1. Adoro. Também gosto das grafias Bettina e Benita.

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo gostar do nome. Para mim é estranho ver esse nome na minha zona visto que temos uma terra com esse nome .

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, acho extremamente pesado. Prefiro a variante Bettina.

    ResponderExcluir
  4. Adoro, acho extremamente elegante e distinto, amoroso e delicado.

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro da deputada Benedita da Silva, aqui do Rio de Janeiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedita_da_Silva) - gosto bastante da história dela. Para feministas e ativistas do movimento afrodescendente este é um nome a ser considerado como sinônimo de luta e coragem da mulher negra na política. Benedita é único dentre tantas Betinas que hoje vemos por aí. Não gosto de Benta (soa bruto) e nem de Benita (parece bonita escrito de forma errada). Benedita tem seu lugar é um clássico e tem seu charme, ainda que ao falar tem ares de datado...o vintage está na moda, então por mais lindas Beneditas com histórias de luta e bravura no movimento feminista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benedita é o meu nome, sou bendita e abençoada, felicidades a todas as Beneditas.

      Excluir