quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Samuel


Do hebraico שְׁמוּאֵל (Shemu’el), que significa “o seu nome é Deus” ou “Deus ouviu”, Samuel é um nome com raízes no cristianismo, sendo o nome do Profeta que viveu dez séculos antes de Cristo e terá sagrado Saúl e Davi, Reis de Israel.

É um nome absolutamente internacional, a sua sonoridade e grafia são facilmente reconhecidas fora das nossas fronteiras, um pouco por todo o mundo! E sendo a internacionalidade um fator importante nos parâmetros de escolha de um nome para um filho, diria que Samuel leva vantagem face a outros nomes, adicionando-se-lhes outras características como o ser um nome jovial e bem engraçado! Consigo imaginar um Samuel de qualquer idade, é um nome que assenta que nem uma luva a qualquer geração, inclusive as vindouras.

Mas os portugueses e os brasileiros não andam a dormir! Em 2014, Samuel foi o 17º nome masculino mais utilizado no Brasil e o 45º mais utilizado em Portugal (contando com 209 registos). Em Portugal, os compostos mais registados foram Samuel Filipe, Samuel Alexandre, Samuel Dinis, João Samuel, Samuel António, Samuel David e David Samuel. Realmente, David & Samuel a mim parecem-me muito semelhantes em estilo, e gosto muito de ambos, mas acho que gostava (ainda mais) de os ver como par de irmãos! Acho que funcionariam muito bem, formando um par muitíssimo equilibrado!

Como referências temos o inventor Samuel Morse, o escritor irlandês Samuel Beckett, o nome original do escritor americano Mark Twain, o ator americano Samuel L. Jackson, o músico português Samuel Úria e o músico brasileiro Samuel Rosa. É também o nome dos filhos de celebridades como Jennifer Garner e Ben Affleck, Jack Black, e Naomi Watts.

Sam é um diminutivo intuitivo, amplamente utilizado em séries televisivas ou em filmes, podendo referir-se a Samuel ou Samantha. O seu uso em personagens que seriam os melhores amigos ou os companheiros mais leais dos protagonistas (p.e. The Lord of the Rings, Game of Thrones ou Supernatural), valeu-lhe a máxima: “Everybody needs a Sam”! E partindo desta ideia, acredito que o mundo continua a precisar de mais crianças com o nome Samuel!

Joana Recharte.


Partilham desta ideia?

5 comentários:

  1. Adoro Samuel, acho um nome ótimo, amoroso, alegre...me transmite vibrações muito positivas. A internacionalidade é um grande trunfo. O apelido/alcunha que mais gosto pra ele é Samuca, que acho fofo e muito carismático! É um apelido muito usado pra esse nome no Brasil, não sei se em Portugal tb é. Sam é bacana tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um amigo assim chamado, e realmente o diminutivo mais utilizado é Samuca ou Samucas :)

      Excluir
  2. Adoro Samuel e o apelido Samuca é muito fofo também.

    ResponderExcluir
  3. É um nome que há muito tempo está na minha lista. Quem sabe...
    Minha mente divagou no samuca :p acho que aqui em portugal nao se utiliza...já imaginei samuca, samukinha, kinhas...ou seja, kinhas já nao teria nada a ver mas é assim que nascem os diminutivos / apelidos e acho kinhas fofo. Gosto de Sam e seria o que usaria como diminutivo.

    ResponderExcluir
  4. É um nome lindo,pena que não posso colocar em minha lista porque tenho um primo com esse nome.

    ResponderExcluir