quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Zora


Eu tenho um carinho por nomes literais, sejam eles em português ou noutras línguas. Zora é daqueles nomes que eu vi, gostei, e depois tinha um bónus: o significado. Quando o vi pela primeira vez, fez logo um "click" em mim, adorei, ainda sem saber o significado. Quando soube, aí achei o nome perfeito! Quem ama os significados, vai-me entender.

Em eslavo, Zora é a palavra para "amanhecer, aurora".
E se Aurora é tão amado, porque não Zora? Aurora é um literal e um clássico muito adorado, mas há quem não goste do facto de ser antigo e com aquela carga de "nome de avózinha". Zora parece-me uma boa alternativa, é exótico, moderno e fresco.

Zora também pode ser uma alternativa a Zara, para aqueles que têm problema com o nome da conhecida loja. A terminação -ora também começa a ser bastante apelativa. Zora é um nome curto e forte, acho que mesmo quem prefere nomes compridos, vai conseguir achar Zora forte e carismático. É um nome para todos os idiomas, no entanto em português não é muito falado, por exemplo, em Portugal não houve qualquer registo de uma Zora nascida nos últimos 4 anos.

Acho Zora mesmo especial. Misterioso, exótico, mágico. E, ainda assim, muito, muito simples! Já disse que o acho perfeito?

Fátima Anjo.

Partilham da mesma opinião?

9 comentários:

  1. Gostei, não o conhecia. Acho bem melhor que Zara.

    ResponderExcluir
  2. Partilho sim, acho Zora um nome incrível, é mesmo exótico mas ao mesmo tempo nos soa familiar, já q é tão parecido com outros nomes como Cora e Dora. É lindo, jovial e charmoso. Acho melhor q Aurora.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que disseste! :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo o que disseste! :)

    ResponderExcluir
  5. Que estranho, já comentei aqui duas vezes mas das duas vezes o comentário desapareceu 😢

    Eu adoro Zora! Amo! E é dos nomes da nossa lista 💜 acho perfeito!!

    ResponderExcluir
  6. não gosto mas entendo as potencialidades do nome :)

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito! O nome Zara está a "martelar" a minha cabeça e parece bem mas, eis que surgiu Zora! Muda uma letra, ao pronunciar o som é um pouco mais baixo, mas penso que o significado é mais amplo: amanhecer! Ao amanhecer tudo se renova, um novo dia, uma nova luz

    ResponderExcluir
  8. Amei!!! O nome da minha mãe

    ResponderExcluir