sábado, 22 de agosto de 2015

Lótus



Numa época em que os valores e a cultura oriental atravessam as nossas fronteiras e cada vez mais portugueses e brasileiros são adeptos de práticas tradicionalmente orientais como o yoga ou a meditação, Lótus poderia ser, hipoteticamente, um nome próprio mais atribuído às nossas crianças. Lótus, sim, como a flor!

O nome advém do grego λωτος (lotos), remetendo para a flor (nelumbo nucífera) ou para a árvore de origem mitológica, cujos frutos tinham a capacidade de induzir o sono e o esquecimento. Na Odisseia, por exemplo, Homero reporta a chegada a uma ilha habitada por pessoas, a quem chamaria “os comedores de Lótus”, que, por se alimentarem da planta nunca se lembravam que queriam sair daquele lugar.

Nas culturas orientais, a Flor de Lótus é associada à transcendência e à pureza espiritual, por nascer em solos lamacentos e se erguer nas águas até à superfície, onde abre as suas inúmeras pétalas num espetáculo de beleza ímpar. Este crescimento simbolizaria a purificação do espírito e da alma, representando a iluminação e o triunfo. No Budismo, é habitual Buda ser representado em estátuas sobre uma Flor de Lótus ou numa posição de meditação assim chamada, onde se encontra sentado com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.

Em Portugal, Lótus consta da lista de nomes admitidos, mas com a ressalva de que apenas pode ser utilizado como segundo elemento do nome, o que significa que não é possível que uma menina se chame apenas “Lótus”, precisaria sempre de ter um nome que o precedesse como, por exemplo, Vera Lótus. Este nome tem um simbolismo muito profundo e espiritual e, esperava eu que tivesse algum impacto precisamente por causa disso. No entanto, em 2014, não foi registada nenhuma menina com este nome. No Brasil, Lótus também não é um amplamente divulgado, mas continua a ser uma possível opção para quem o admirar.

Joana Recharte.

Lótus seria uma opção vossa?

7 comentários: