segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Sheila - Atendendo a Pedidos


Sheila e Cecília, à primeira vista, parecem não ter muita coisa em comum, além do fato de serem ambos nomes femininos. Mas aí é que podemos lembrar daquele velho ditado: "as aparências enganam!" Sheila e Cecília são, nada mais nada menos, que o mesmo nome em idiomas diferentes. Como se dá essa conexão? Vamos explicar já!

Sheila é uma adaptação inglesa de Síle, a forma irlandesa de Cecília, nome de origem latina que significa cega. Sheila é então uma versão estrangeira de Cecília. Os franceses trouxeram a variante Cécile para a Inglaterra através da Conquista Normanda em 1066. Posteriormente o nome acabou desembarcando na Irlanda onde foi interpretado como Síle (sua pronúncia é Shee-la), sendo mais tarde anglicizado como Sheila.

Santa Cecília foi uma mártir do século III condenada à morte durante o reinado de Marco Aurélio por se recusar a adorar os deuses romanos. Depois que as tentativas de sufocá-la falharam, foi decapitada. É considerada a padroeira da música e dos músicos porque enquanto era martirizada cantava louvores para Deus e ouvia cânticos vindos dos céus. O nome Cecília foi popularizado durante a Idade Média em diversos países em sua homenagem.

Sheila desfrutou de expressiva popularidade nos Estados Unidos durante as décadas de 1940, 50 e 60, atingindo seu auge em 1965 (posição #50). Aos poucos foi saindo de moda e desde de 2007 não faz mais parte do Top 1000. Tem boa presença na Espanha e na Catalunha.

No Brasil sua frequência é de 86.161 pessoas, a maioria nascida durante os anos 80. Não tem expansão nacional, suas portadoras estão mais concentradas na região sudeste, principalmente no Rio de Janeiro. Assim como nos Estados Unidos, no Brasil sua força também foi dimuindo com o tempo, sendo pouco requisitado para recém-nascidas. No último ano foi registrado 3 vezes no estado de São Paulo na escrita Sheila, 10 vezes na grafia Sheyla e 1 vez como Sheilla.

Em Portugal teve uma leve expressão durante meados dos anos 70, mas atualmente está fora dos rankings de popularidade. Recebeu 3 registros em 2018.

Personalidades:
  • Sheila - nome artístico da cantora francesa Annie Chancel;
  • Sheilla Castro - jogadora de vôlei brasileira bicampeã olímpica;
  • Sheila White - atriz inglesa;
  • Sheila Mello - atriz, modelo e dançarina brasileira;
  • Sheila Magalhães - jornalista brasileira;
  • Scheila Carvalho - apresentadora, modelo e dançarina brasileira.
Sheila é uma das versões mais diferenciadas de Cecília, o que faz com a ligação entre eles seja surpreendente para muitas pessoas. Seu início em Sh o torna único entre os nomes que vemos no dia a dia. Não sei se terá forças para ser resgatado dos anos 80 e voltar a brilhar com a nova geração, mas para quem procura uma variante de Cecília pouco óbvia e internacional, Sheila pode ser uma opção a se considerar.

Já sabiam que Sheila e Cecília são o mesmo nome ou foram pegos de surpresa?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Boom dia, vim te dar uma sugestão de nome, pq já procurei e não achei significado em lugar nenhum... Hahahahah’ o nome é Kourtney 😊
    Obrigada.
    Mayara Drumond.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara.
      O site Behind the Name indica que Kourtney é uma variante de Courtney, que por sua vez vem de um apelido/sobrenome aristocrata inglês derivado ou do nome de um local francês Courtnay (que vem do latim curtus, ou seja, curto/curta) ou de uma alcunha normana que significa "nariz curto".
      Ou seja, Kourtney significará algo como "A curta/O curto", "De baixa estatura", "De nariz curto". É um nome unissex.
      Espero ter ajudado.

      Bjs
      Inês

      Excluir
  2. Surpreendente mesmo. Cecília é muito lindo já Sheila nem tanto, é bem a cara dos anos 70, 80 junto com Shirley.
    Associo facilmente Sheila a Shirley, dentre os dois prefiro Sheila, que também se apresenta com a grafia Scheila.

    ResponderExcluir
  3. Uau... não fazia e menor idéia. Ainda estou tentando entender esse "mapa".
    Eu não sou muito fã desses nomes, embora goste imenso de Cecília Meireles e acho que o nome combina com sua intensidade poética. Mas, jamais imaginaria que fosse o mesmo que Sheila. Eu pensava em Cecil ou Ceci, mas Sheila, jamais. rs
    Adorei a surpresa. rs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, por essa eu não esperava! Me lembrou de William, que é a variante inglesa (ou americana, não lembro) de Guilherme.
    Enfim, adorei saber a história do nome. E a variante Cécile achei muito bacana (eu tenho um fraco por nomes franceses, confesso ^^')
    Adorei o post! Parabéns pela pesquisa!!!
    Beijinhos e ótima semana.
    https://lendocomosgatos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. amei a foto onde acharam?
    ps: quero saber o site.

    ResponderExcluir