segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Qual é o melhor nome - Edgar vs. Igor



Não sei como é que ainda não me tinha ocorrido fazer este duelo. Afinal as semelhanças entre Edgar e Igor são imensas! Ambos são pequenos, o que os torna perfeitos para os amantes de nomes curtos, as terminações são incomuns (-ar/-or) bem como o início (-Ed/-Ig) e são os dois imponentes. 

Edgar é um nome de origem inglesa arcaica e significa aquele que luta com uma lança. Em Portugal, no ano passado, foi o nome escolhido para 44 meninos e no estado de São Paulo, em 2017, foram registados 50 recém-nascidos com este nome. 

O significado do nome Igor é guerreiro e a sua origem é russa. No ano passado, em Portugal, foi o nome escolhido para 29 bebés e no estado de São Paulo, em 2017, 377 meninos foram registados com este antropónimo. 

São ambos nomes da realeza, Edgar foi o nome de um rei inglês (Edgar, o Pacífico) e Igor foi um nome de um príncipe que reinou na Rússia Kievana. Também são nomes fortemente presentes na literatura, música e cultura moderna. 

Façam a vossa escolha: Edgar ou Igor?

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES.

11 comentários:

  1. Embora parecidos, Edgar sempre chamou minha atenção, acho um nome bonito e já o Igor nunca esteve entre os meus preferidos. Sempre super interessantes esses embates, aguardando os próximos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu não usaria nenhum dos dois, mas para esse duelo escolho Edgar!
    Eu comentei no post “Marcelino & Marcelina” que gosto das terminações “ana, ena, ina e ine”. Já tem post das terminações “ana” e “ena”. Não sei se já está nos planos do blog, mas quero deixar a sugestão de post para nomes terminados em “ina”, “ine” e “ino” também. Gosto muito desse tipo de post. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho Igor e Edgar nomes tão distantes. Nunca os colocaria na mesma categoria. Igor é um nome muito jovial, já Edgar é um "nome com cheiro de pó" que eu acho-o muito charmoso sobretudo se for Edgard, voto nele.

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO Edgar! Acho lindo, lindo, lindo! Minha irmã sempre diz que se tiver um menino será o nome dele e acho uma escolha maravilhosa. Nunca tinha reparado na semelhança com Igor, mas agora que você falou me parece óbvio, hahaha!

    ResponderExcluir
  5. Os dois são bonitos; eu me identifico mais com Edgar. Ambos poderiam ser mais lembrados pelos futuros pais.
    Beijinhos
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro Igor, mas não é um nome que eu usaria.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  7. Igor!!!! Parece um nome mais suave...
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Salvo engano, Edgar é o nome do mordomo vilão da animação da Disney, os Aristogatas...e o apelido "Ed" não me agrada muito...Nem a terminação em "ar", mas sem dúvidas, na minha humilde opinião, é melhor que Gaspar.
    Sobre Igor, é um nome mais popular, conheço alguns! Escolho ele, mas acho Hugo mais bonitinho.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Acho Igor um nome muito bonito, gosto da sonoridade. Beijos!

    ResponderExcluir