sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Alec - Atendendo a Pedidos


Quantas formas curtas de um nome se popularizam com o uso contínuo e acabaram por ganhar o status de nome próprio? Inúmeras! Entre os exemplos podemos citar Rita (Margarita), Elisa (Elisabeth), Theo (Theodoro), só para falar de alguns! Alec chega ao blog como mais um representante dos nomes apelidos - e vocês já devem imaginar qual antropônimo o originou... Se pensaram em Alexandre acertaram!

Significado & Origem 
Alec surgiu como um apelido para Alexander, a versão internacional de Alexandre (o que faz bastante sentido, já que a pronúncia de Alexander é "alecssander"). Alec é a variante escocesa de Alex, diminutivo tão conhecido entre nós. Aleck e Alek são outras grafias possíveis. Alexandre é um nome de origem grega que tem como significado defensor da humanidade. Um de seus portadores mais notáveis foi Alexandre, o Grande, rei da Macedônia durante o século IV a.C. É considerado o maior general militar de todos os tempos, com conquistas que expandiram seu império. O nome também aparece em algumas passagens no Novo Testamento. Como um dos antropônimos mais populares do mundo ocidental, Alexandre gerou inúmeros diminutivos como Alex, Alec, Sandro, Sacha, entre outros (acesse o post Nomes Derivados de Alexandre  para saber mais).

Desempenho pelo mundo
Alec nunca foi amplamente explorado nos Estados Unidos, pelo contrário, seu uso sempre foi contido e em períodos esporádicos. Teve um breve momento de popularidade nos anos 90 (pico em 1994, na posição #109). No ano de 2018 ocupou o 539° lugar no ranking. Na Inglaterra e País de Gales fez parte do Top 400 entre 1996 a 2008; tem uso discreto na Holanda.

Desempenho no Brasil e em Portugal
É incomum no Brasil, possuindo a pequena frequência de 704 pessoas com a grafia Alec, 215 com a escrita Alek e 86 para Aleck. Seus portadores estão mais concentrados no estado de Amazonas, seguido de Distrito Federal e São Paulo. Alec foi registrado 4 vezes em São Paulo no ano de 2017, com mais 1 registro para a grafia Aleck e também 4 registros para Alek. Apesar de admitido em Portugal, sua presença é rara no país.

Personalidades
  • Alexander "Alec" Baldwin - ator americano;
  • Alec Guinness - ator britânico;
  • Alexander "Alec" Waugh - romancista britânico.
Assim como outros nomes que surgiram como apelidos, Alec é leve e descontraído. Pode ser uma ótima sugestão para quem procura um nome ligado a Alexandre mas que seja curtinho e internacional. Me faz lembrar Alef, nome que gosto muito. Soa mais fresco e moderno que Alex.

Alec entraria nas suas listas?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Muito interessante saber que Alec é derivado de Alexandre, que é um nome que pelo significado eu sou apaixonada (está dentre os nomes com os significados mais bonitos na minha opinião - Cristóvão, Alexandre e Hugo acho que são meus preferidos no quesito significado e para nome feminino ainda nao encontrei significados tão fortes assim, a não ser Alexandra rs o que me consola é que Sandy pode ser um derivado). Sobre Alec, eu lembro um pouco da gíria "Ah lek (uma contração de "ah moleque"), mas para quem gosta é uma boa opção. É diferente, curto e tem personalidade. Bom, eu gosto do apelido Alex (que tbm pode ser nome unissex né, era o nome de uma das 3 espiãs demais - mas não gosto muito como nome. Gosto do ar diferentão com a letra "x"). Sobre Sacha, eu aprendi a gostar por ser o nome filhotinho lindo da Shaki ♡!
    Sobre Alef, eu acho muuuuuuuito bonito! *-* acho que o "f" deu uma diferença aí pra mim rs.
    O post tá um amor! Parabéns e ótimo final de semana! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei surpresa em saber que você desconhecia que Alec é derivado de Alexander/Alexandre/Alessandro, etc.

      Excluir
  2. Assim que vi o nome, lembrei de Alexander! Não gosto muito de Alec, prefiro muito mais Alexander ou Alessandro. Alec Baldwin é o nome artístico.O nome completo é Alexander Rae Baldwin III. Vi no Imdb.
    Aproveitando o post do dia "atendendo a pedidos", gostaria de deixar um aqui: Jemima! Só conheci uma pessoa com esse nome (uma veterana da faculdade). Dei esse nome a uma personagem de jogo recentemente rsrs
    É um nome incomum, internacional e acho que merece seu lugar ao sol aqui!!
    Abraços e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jemima é o nome da filha mais velha de Jó (após o período de tribulação dele), junto com Quésia e Quéren-Hapuque. Eu já vi um post sobre a cor do cabelo delas representar as fases da vida de Jó...Jemima representa a primeira fase com os cabelos loiros! Vai ser um post interessante, Ivana. Sobre o nome Querem-Hapuque tinha uma novela turca na band (mil e uma noites), em que o antagonista se chamava Queren xD O que achei estranho, pq aos meus ouvidos era feminino.

      Excluir
    2. O texto religioso era esse: "As Filhas de Jó: Três princesas, três virtudes no Reino de Deus!
      E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
      E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. Jó 42.14-15.
      Este texto menciona três coisas: O nome das moças, a formosura das moças e a herança das moças.
      1. Os nomes das moças: Na antiguidade as pessoas colocavam nomes aos seus filhos tomando em conta suas experiências de vida, assim eles deviam pensar muito antes de fazer isso, pelo geral eles sempre oravam ao Senhor. Foi assim que Jó deu nome a suas filhas:
      Jemima, Quézia e Quéren-Hapuque...
      Que nomes! Diferentes, bonitos, exóticos e misteriosos!
      Os nomes das filhas de Jó têm vários significados e lições preciosas para a vida cristã. Examinemos alguns deles:
      · Jemima (ימימה, Yêmiymah) significa “Pomba” ou “Formosa como o dia”: Reino Animal.
      · Quézia (קציעה, Qêtsiy‘ah) significa “Cássia” (Uma casca triturada como à Canela) ou“Incenso”: Reino Vegetal.
      · Queren-Hapuque (קרן הפוך, Qeren Happuwk) significa “Chifre de antimônio” ou “Vidro de Colírio”: Reino Mineral.
      Os nomes das princesas estavam vinculados aos três reinos da natureza e também revelam suas características físicas:
      · Jemima, ela era uma menina branca e simboliza o primeiro período da vida de Jó, sua primeira glória.
      · Quézia, ela era uma menina morena e simboliza o segundo período da vida de Jó, sua tribulação.
      · Quéren-Hapuque, ela era uma menina ruiva, e simboliza o terceiro período de Jó, sua última glória.
      Note aqui a universalidade da raça humana, pois as moças sendo três são fases da noiva de Cristo. Aqui também se vê a transformação, primeiro branca, depois morena e finalmente ruiva. Na verdade, aqui temos o processo da regeneração ou conversão espiritual, ou seja, estamos diante da justificação, da santificação e da glorificação da esposa de Cristo."

      Lembrando que tem uma "maçonaria" feminina chamada " As filhas de Jó" ^^

      Excluir
    3. É verdade Ivana, estou tão acostumada com o Alec do Baldwin que esqueci de citar o Alexander, rs!
      Já inclui Jemima nos próximos pedidos :)
      Tenham um ótimo fim de semana meninas, abraços!

      Excluir
    4. Sim, Fernanda! Pensei no post da Quézia e pensei que seria legal ter Jemima também.
      Patrícia, muito obrigada! Bjs!

      Excluir
  3. Bem curioso a origem de Alec, É um nome bonito, mesmo sendo uma abreviação de Alexander. E o único que realmente conheço é do ator Alec Baldwin, como já dito acima é um nome artístico, mesmo assim tá valendo.

    ResponderExcluir
  4. Uau, eu nem imaginava que Alec fosse Alexander... gostei, e assim que vi o nome me lembrei do Alex Baldwin, o ator que tem outros irmãos e eu nunca sei quem é quem, mas gosto do que fez o filme com a Meryl Streep e outros filmes e foi casado com uma loira. Seria ele o Alec? rs
    Eu gosto... acho elegante e bonito. Breve e por isso forte. Curioso que não gosto de Alexandre em versão outras. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lunna, é o Alec! O filme que ele fez com a Meryl foi o "Simplesmente Complicado" e a ex-mulher loira é a Kim Basinger! Também é o meu preferido dos irmãos Baldwin :)

      Excluir
  5. Muito obrigada Patrícia, por mais uma vez atender um pedido meu! E sempre com um post tão rico em detalhes! E esse ainda mais especial pra mim já que é o nome do meu bebê que nasce em Dezembro 😍 Muito lindo o significado! E gostei do nome logo de cara pq amo nomes curtos, fortes e ao mesmo tempo elegantes! Existem vários apelidos que usaria facilmente como nome próprio! O interessante é que jamais usaria Alexander, ou Alexandre (exceto pelo significado não me agradam nem um pouco). O nome do meu filho vai ser composto: Alec Davi, e não poderia ter significados mais belíssimos! "Defensor da humanidade", "amado"!!! 😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Iully! Que o Alec Davi (os significados juntos são mesmo muito bonitos) venha com muita saúde, traga muitas alegrias para a família e seja um grande companheiro para seu irmãozinho Kawel ❤ Bjs!😙

      Excluir
  6. Meu nome é Álec!! Amo muito!!❤️

    ResponderExcluir
  7. Sabia que Alec era uma versão diferenciada de Alex mas , achei lindo por ser curto e forte, não gosto de nome grande pq sempre aparece um apelido. Eu amo o nome Alec e coloquei no meu filho , que agora tem 10 anos, combinou muito com ele

    ResponderExcluir