quinta-feira, 18 de julho de 2019

Nomes do filme O Rei Leão


Hoje estreia o live-action de uma das mais queridas e aclamadas animações da Disney, O Rei Leão! A trama narra a jornada do jovem leão Simba e todos os seus percalços para assumir o trono que lhe é de direito no "ciclo da vida". A história é emocionante, possuindo fãs no mundo inteiro (quem não ama O Rei Leão?). Nós já apresentamos uma publicação com os nomes dos leões presentes em todas as sequências da animação (leia aqui), mas o post de hoje conta, além dos leões, também com os nomes dos outros animais. 

Leões:
  • Mufasa - pai de Simba e rei da savana. Significa rei e sua origem é africana;
  • Sarabi - companheira de Mufasa e mãe de Simba. Significa miragem, origem suaíli;
  • Simba - herdeiro do trono. Significa leão e força, origem suaíli;
  • Scar - irmão traiçoeiro de Mufasa e tio de Simba. Scar é a palavra em inglês para cicatriz;
  • Nala - amiga de Simba na infância, será seu futuro interesse amoroso. O nome tem diferentes origens e significados: na origem africana significa nós e sucesso; na origem sânscrita significa tronco, junco;
  • Sarafina - mãe de Nala. Significa estrela brilhante em suaíli.
Outros animais:
  • Rafiki - sábio mandril mentor de Simba e Mufasa. Significa amigo em suaíli;
  • Zazu - pássaro do tipo calau, é o mordomo do rei Mufasa. Significa andar de modo cíclico, origem hebraica;
  • Pumba - simpático javali que ajuda Simba quando filhote. Significa tolo, negligente em suaíli;
  • Timão - suricato cômico, faz dupla com Pumba e também acolhe Simba. Significa honrar, estimar, origem grega;
  • Shenzi - hiena maldosa capanga de Scar. Significa selvagem, rude em suaíli;
  • Kamari - mais uma das hienas do bando de Scar. Significa lua e sua origem vem do suaíli;
  • Azizi - fecha o trio de hienas cruéis, seu nome significa tesouro precioso, origem suaíli.
Podemos notar o grande cuidado da produção ao optar por nomes com significados ligados às características dos personagens (apenas os nomes das novas hienas deixaram a desejar nesse sentido),  e também exaltando as origens africanas, o que acho de grande valor. 

Não vejo a hora de ir ao cinema assistir essa nova produção! Simba e Nala são os meus nomes preferidos mas também simpatizo com Rafiki.

Gostam dos nomes de O Rei Leão?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Tô doida p assistir deve ser perfeito .

    ResponderExcluir
  2. Amo o Rei Leão e mal posso esperar para ver o remake!
    Como disse na publicação sobre os nomes dos leões, acho o nome Timão muito querido e é justamente esse o meu nome preferido do filme.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Ainda não sabia desse filme acho lindo filme com o Rei Leão, simplesmente amei os nomes, mais Simba é o meu preferido bjs.

    ResponderExcluir
  4. Realmente os nomes tiveram grandes cuidados na hora da escolha.gostei bastante de saber os significados. Estou organizando para levar os netos para assistir o filme.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro que O Rei Leão é o meu filme preferido da Disney e eu amo todos os nomes. Acho fortes, marcantes e bonitos e o meu preferido é o da Nala (acho muito lindo).
    Adorei esse post.

    ResponderExcluir
  6. Que post mais lindo! Eu sou muito fã da animção, fez parte da minha infância, mas nunca tinha ido pesquisar a origem do nome dos personagens. Só a do Scar que eu sabia mesmo porque é meio óbvio haha. Acho que seria até válido um post com os nomes do segundo filme, que eu amo também *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Que legal ❤ eu amei essa ideia, é acho Nala lindo

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Ah, achei bem criativo relacionar o filme com os nomes dos personagens. Um que gosto bastante é Nala mas nunca conheci ninguém com esse nome. Imagina colocar no filho o nome Simba? Bem diferente. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Curto muito este cuidado da Disney em os nomes combinarem com as crenças do personagem. Na ansiedade por assistir o filme.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia,

    Eu adorei essa ideia de post, é muito bacana ver os significados dos nomes desses personagens que fizeram parte da minha infância. Realmente parece que eles pensaram bem nos nomes escolhidos, só tendo essa "falha" com as hienas. Adorei o post, arrasou demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir