terça-feira, 23 de julho de 2019

Milan - Atendendo a Pedidos



Amantes de nomes geográficos, apresento-vos Milan! Uma lufada de ar fresco, um nome moderno e internacional. Em sua origem eslava chega-nos através do elemento milu e por isso o ganha o significado de querido, gracioso. Em países eslavos seu uso teve início como uma forma abrevida de nomes que começam com esse elemento. É também a versão internacional de Milão, a famosa cidade italiana, mas nesse caso sua origem é diferente (possivelmente surgiu a partir de uma palavra celta ou latina que significa meio da planície). O uso de Milan em línguas europeias pode ainda estar relacionado a Emiliano, antigo nome de família romana. Por fim, em hindi Milan deriva de uma expressão sânscrita que significa uma união. Portanto, podemos dizer que Milan está recheado de história.

Quem não conhece Milão? Uma das cidades mais conhecidas do mundo. É a quinta maior área da União Europeia. Conhecida pela moda, pela arquitetura e pelo estilo de vida, Milão atrai milhares de turistas todos os anos para conhecer os seus encantos. 

Várias cidades situadas EUA, como por exemplo, na Geórgia, Illinois e Indiana são denominadas Milan

Apesar de Milan ser originalmente um nome masculino em países eslavos, em outros locais pode ser considerado unissexo. Pessoalmente prefiro ver este nome em meninos e a maior parte das pessoas concorda comigo. Penso que por ser um nome tão atrativo cativa os pais para nomear tanto as suas meninas como os seus meninos. E por falar disto, sabiam que o casal mediático Shakira e Gerard Piqué escolheram o nome Milan para o seu primeiro filho?

Nos Estados Unidos o nome Milan é considerado vintage. O primeiro registo de um menino chamado Milan ocorreu a 5 de agosto de 1870. O ano de maior registos foi em 2014 com um total de 751 bebés a serem registados com este nome. Consta-se que existam cerca de 16 mil Milan por todo o território dos EUA. 

Milan tem feito sentir a sua presença no Top 10 da Holanda e da Hungria e também alcançou o Top 20 da Bélgica. 

Em Portugal, no ano passado, Milan foi o nome escolhido para 3 meninos e em 2017 no estado de São Paulo nasceram 4 bebés com este nome. Ao todo no Brasil a frequência de Milan é de 119 pessoas. O nome conheceu o seu auge na década de 80 e é em São Paulo onde Milan é mais registado.

Personalidades:

  • Milan I - rei da Sibéria; 
  • Milan Babuska - arquiteto checo; 
  • Milan Begovic - escritor croata; 
  • Milan Cimfe - baixista checo; 
  • Milan Baroš, Milan Boksa, Milan Creighton - jogadores de futebol; 
  • Milan Kundera - escritor checo.

Considero Milan um nome simpático, com potencialidade para agradar muitos casais. Vocês gostam de Milan

Ana Madaíl Carvalho 


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

14 comentários:

  1. Eu gosto muito do nome Milan, mas pelo meu gosto combinaria mais com menina.
    Bem interessante seu post. Obrigada por compartilhar. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Milan? É a primeira vez que escuto esse nome, e até que achei bonito. Ele é até chique, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  3. Este nome sempre me remete ao escritor Milan Kundera. Não sei se usaria, ele me parece um apelido, até por ser uma redução de Milano.

    ResponderExcluir
  4. lolá , não conheço ninguem ainda com o nome Milan ,
    confesso que gosto muito de Emiliano , um nome romano então optaria por esse nome.

    ResponderExcluir
  5. OI,TUDO BEM ?

    O NOME É BEM DIFERENTE E NÃO DEIXA DE SER INTERESSANTE E BONITO. gOSTEI BASTANTE.

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adoro este nome :D meu primo quase se chamou Milan, é um nome lindo

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Gente que fotinho mais linda para "ilustrar" esse nome. Esse não conhecia mas achei bem chique. Me chamou atenção tantas pessoas com esse nome. Dois escritores? Vou procurar saber mais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar deste nome Milan, porém, de um time de futebol inglês (se não me engano rs) "Associazione Calcio Milan". É um nome bem diferente, achei bem chique. Interessante ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse nome porque é bem original e com um ar sofisticado, não conheço ninguém com esse nome, já me encantei por ele.

    ResponderExcluir
  10. Nha! Eu amo porquê é o nome do bebê da Shaki ♡♡♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebê não pq está mais grandinho!!! Tbm gosto de Sasha! Mas demorei para acostumar por causa da filha da Xuxa com esse nome.

      Excluir
  11. Seria muito divertido se eu sugerisse ao meu namorado esse nome para um futuro filho, já que é italiano e torce para o Milan. Hahahahaha Sou dessas que nem casou ainda, mas já sonha com filhos. ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que cai muito bem como nome unissexo .

    ResponderExcluir