Jarina foi um pedido feito por nossa querida leitora Angélica Telles e nele veio a seguinte menção: "Jarina, a pedra preciosa indígena". Fiquei curiosa, mas no momento que li pensei que fosse uma forma poética para se referir a um nome que se aprecia. Mas não é que Jarina é realmente um nome precioso? Precioso em dois sentidos: na sua raridade e também na literalidade! Jarina é mais uma bela surpresa com a qual a natureza vem presentear o mundo da onomástica.
A Phytelephas Aequatorialis é um tipo de palmeira popularmente conhecida por jarina, taguá ou marfim vegetal, assim chamada porque suas sementes, de cor clara, frequentemente são utilizadas como substituto ao marfim animal (o marfim de elefante, além de ser obtido de forma cruel, é proibido em todo o mundo).
Nativa das Américas Central e do Sul, principalmente Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Brasil (Rondônia, Acre e Amazonas), a jarina é provavelmente a semente mais nobre da Amazônia. Seu uso se dá na confeção de biojóias e artesanato. É chamada de "marfim da Amazônia". O nome Jarina vem do indígena Jara (palmeira) acrescido do sufixo ina.
Fazendo a pesquisa me deparei com uma reportagem interessante onde um jovem casal residente no Acre teve como escolha a semente de jarina para a confecção de seu par de alianças de noivado (e ficaram lindas!). Para quem quiser conferir a história em detalhes basta clicar aqui.
Curiosidade: dentro da Encantaria, uma manifestação espiritual e religiosa típica dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Pará, Jarina é uma entidade, juntamente com suas irmãs Mariana e Herondina. A cabocla Jarina simboliza o amor, a cura, a renovação e a sagacidade.
Infelizmente essa beleza amazônica ainda não foi descoberta como nome próprio pelos brasileiros. Segundo o IBGE, Jarina possui a tímida frequência de 1.292 pessoas assim chamadas em todo o país, a maioria nascida durante os anos 80 nos estados do Ceará, Amazonas e Pará (seu uso se dá maciçamente na região norte/nordeste). Não foi registrado nos últimos anos em São Paulo. Em Portugal sua presença é nula.
Como representante do nome temos a cantora e compositora dominicana Jarina de Marco. Filha de pai brasileiro e mãe dominicana, Jarina escreve e canta em inglês, espanhol, português e francês. Seu estilo é classificado como pop folclórico original.
Em meio as tantas Marinas e Carinas, surge Jarina com sua beleza tropical emoldurada pela força da natureza pincelada com cores indígenas. É um belo nome literal que merece ser mais divulgado! Uma jóia que está apenas à espera de ser descoberta por futuros pais.
Eu acho que Jarina funciona perfeitamente como nome próprio! Partilham da mesma opinião?
Patricia Monteiro
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Dicionário de Nomes Próprios, Ecoloja, G1, IBGE, IRN, Last FM, Origem da Palavra, Semeadura, Wikipédia.
Uma joia ♡ esse post está sensacional! Amei saber sobre Jarina! Acho que tbm lembra Janaína, um epíteto de Iemanjá (e como as duas são entidades). Por sinal, Iemanjá tem uns epítetos ótimos, como Inaiê! Seria um bom par de irmãs Janaína e Jarina. Por que não combinar Jarina com Mariana como descrito no texto? Uma deusa do amor que acho que cairia bem com esse ar exótico de Jarina seria Inana (dos sumérios, salvo engano) ou então o deus masculino Rudá, que é indígena ♡♡♡
ResponderExcluirOutro nome que significa "palmeira" e acho usável é Inaiá e tbm ficaria legal como par de irmãs com Jarina.
Gostei do fato de ser uma biojoia substituta do Marfim - esse ar de sustentabilidade é muuuito legal - gostei do par de alianças do casal. Falando de marfim, Jarina combinaria mto bem com Ivory (nesse caso um menino, mas é unissex)...Seria um contraponto interessante, uma joia vegetal e outra "animal"...opostos que se convergem.
O fato de ser uma joia fez com que eu lembrasse do amuleto muiraquitã, que vem tbm dos índios da região amazônica: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Muiraquitã
Se Ubiratan é um nome aceito, pôr que não um masculino Muiraquitã, sendo o amuleto da felicidade? Daria um ótimo par do Jarina tbm!
Eu não colocaria Jarina em uma filha, pq tenho outros nomes na frente, mas adoraria ver uma linda princesinha, cheia de energia com este nome!
Amei o post, Patrícia ♡♡♡♡♡ Divo!!!! Angélica tem uns pedidos sensacionais ♡♡♡!!! Parabéns! Beijos!
Obrigada Fernanda.
ExcluirNão é que conheci 2 irmãs: Janaína e Jarina?
Boa noite!! Me chamo jarina e tenho uma irmã chamada Janaina eu nasci em 1964 sou carioca e tenho ancestrais indígenas com muito orgulho 🙏🏽🏹🏹
ExcluirAdorei conhecer a história do nome e acho que funcionaria muito bem no Brasil. Não usaria, mas acho o nome Jarina interessante.
ResponderExcluirBjs
Inês
Acho o trabalho de resgate e principalmente divulgação de nomes próprios aqui no blog muito importante, sobretudo os indígenas. vcs estão de parabéns! Sempre convivi com esse nome, mas não sabia que era indígena, vim saber pouco tempo atrás aqui no blog, até então achava que era descendência afro. Quando eu descobri que Jarina era uma bio-pedra preciosa dos índios, fiquei admirada. A referida palmeira tem uma espécie de bojo onde segrega uma seiva produzida pelo vegetal que endurece e fica da forma descrita, lembrando uma bola de marfim. Os índios colorem e utilizam-na como adornos. Há coisa mais harmônica com a natureza que isso? Sem precisar matar os elefantes...
ResponderExcluirEnfim, uma preciosidade em forma de nome! Que esse texto fique bem visível para todos os futuros papais e mamães e que o nome seja mais divulgado e conhecido. Dou muito valor aos nomes indígenas: Jarina, Taiana, Maíra, Raoní, Vivá, Tainá, Sem dúvida, são muito bonitos! Gostaria de vê-los no top 100 Brasil.
Já estou renovando meu pedido, rs, pode deixar no fim da lista sem problemas e um dia vcs escrevem, trata-se de outro nome indígena que achei encantador: AMANDY (nada a ver com Amanda)
Obrigada Patrícia. Este trabalho merece um prêmio.
Eu tinha um vizinho que de chamava Raoní e tive uma professora de nome Maíra - acho os dois nomes bonitos! Estou super curiosa com Amandy, achei a sonoridade super fofa :D
ExcluirObrigada pelas palavras Angélica. É mesmo importante que os nomes indígenas sejam mais divulgados, afinal há tantas belezas que merecem ser mais conhecidas, não é verdade? Já anotamos o pedido de Amandy, só que infelizmente não temos previsão de quando irá ao ar.
ExcluirFalando ainda sobre Jarina, o método de formação, através da seiva, me lembra o método de produção do Âmbar, outra preciosidade adorável! 💖
Navegando no behind the name achei Jarina. rs. Lá é um diminutivo de Jaromira, que por sua vez é feminino de Jaromír usado na Republica Checa e na Polônia. 'Nome derivado dos elementos eslavos Yaru que significa 'feroz e energético' e Miru que significa 'Paz e mundo'"
ExcluirE que não tem nada a ver com o nosso indígena Jarina.
Achei muito interessante.
Que significado incrível! ❤ Amei saber da história desse nome, que nunca ouvir falar! Tem como você trazer o significado dos nomes Carlos, Daddario e Sina? 🤔 Qualquer coisa me manda link do post no Instagram @eitacarllos ❤
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAdoreeeeei esse significado. Deve ser demais ter um nome com significado tão precioso rs
Apesar de não gostar da sonoridade do nome, fiquei encantada com todos os seus significados.
Grande beijo,
https://almde50tons.wordpress.com/
Que nome!
ResponderExcluirEu não o conhecia. Interessante o fato dele ser/ter sido bem presente aqui no Ceará. Vou prestar atenção para ver se dou de cara com alguma Jarina daqui por diante!
Parabéns, repito sempre, pelo trabalho no blog!
Eu kkk
ExcluirMeu nome é Jarina um amigo da minha família trabalhava em Manaus falou que conhecia uma Palmeira chamada Jarina,nome indígenas.
Excluiré um nome bem exótico, nunca conheci ninguém com este nome , porém o significado é bem interessante
ResponderExcluirMeu nome é Jarina, porém nunca tinha lido essa história
ExcluirQue exótico. Nunca conheci alguém com esse nome... Mas eu gosto do diferente! Acho interessante e autêntico... E que belíssimo significado tem... Uma formosura!
ResponderExcluirEu me chamo jarina, recebi esse nome por meu pai a 41 anos atrás, meu pai era chefe de tereiro
ExcluirOi Patrícia! Tenho encontrado posts com nomes mais exóticos e achado um máximo! Temos saído do comum. Achei o significado muito lindo. Imagino que as poucas pessoas que tem esse nome devem mesmo se sentir preciosos. E que linda a aliança do casal. Super delicadas. Adorei! Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Oi Patrícia,
ResponderExcluirFiquei espantada ao ver que existem poucas Jarinas pelo Brasil, pois conheço logo duas no meu bairro, talvez as Jarinas estejam todas por aqui haha
O significado do nome é muito bacana e não fazia ideia dessa descendência indígena. Adorei conhecer mais sobre o nome e com certeza é um nome que usaria, adoro a sonoridade!
Beijos!
Achei o nome forte! É bonito, exótico e diferente. Gostei do significado, das utilidades e de como é um nome particulamente nosso. Tão representativo. Abraços
ResponderExcluirMe chamo jarina e por coincidência achei essa história com meu nome...
ResponderExcluirMuito interessante 😍
Alguns anos atrás eu estava na residência da minha ex sogra e lá estava também a cunhada da minha ex sogra que em um determinado momento assumiu a entidade Cabocla Jarina, naquele momento o espanto foi tremendo, porém mas entusiasmado fiquei ao saber que aquela entidade só estava naquela residência por minha causa que estava a minha procura, o espanto e admiração foi maior ainda, porém fiquei feliz em saber que a mesma disse que me acompanharia e me protegeria.... enfim coisas que não buscamos entender, porém aprendi a respeitar
ResponderExcluirO nome da minha mãe. Nascida em Rondônia
ResponderExcluirMeu nome é Jarina, nasci em 1964 no Rio de Janeiro, minha mãe escolheu meu nome porque viu no Almanaque do Jornal Correio da Manhã e tinha uma matéria sobre a palmeira Jarina e além disso ela tinha conhecimento da Cabocla Jarina.
ResponderExcluirNasci no Ceará meu nome e Jarina
ResponderExcluirAgora moro no Rio de Janeiro
Minha irmã nasceu no Rio de Janeiro o nome dela é Janaina
Nasci em Bom Jardim PE e meu nome é JARINA, AMEI ESSA MATÉRIA.
ResponderExcluir