segunda-feira, 18 de março de 2019

Lala - Atendendo a Pedidos


Como não se encantar com Lala? É um nome que exala alegria, além de possuir uma sonoridade doce e musical, um mimo! Confesso que até a realização desta pesquisa não o conhecia como nome próprio, apenas como diminutivo (funciona como um apelido para Eulália), mas não é que ele é sim um nome legítimo e que ainda conta com o plus de ter um belo significado? E se lembrarmos da existência dos similares Laila e Lila, por que não dar uma chance para o fofinho Lala?

Lala tem origem em uma palavra eslava que significa tulipa. Deriva do turco Lale que, por sua vez, surgiu a partir do persa Laleh. Simultaneamente também aparece na língua romani, usada pelos ciganos, como um nome feminino que significa rubi, vermelho ardente. Seja como tulipa ou seja como rubi, os significados de Lala são maravilhosos! Adoro nomes ligados a flores e pedras preciosas, então para mim Lala só ganha pontos positivos!

Símbolos de fama e do amor perfeito, as tulpas são originárias da Turquia, mas foi na Holanda que elas mais se adaptaram, passando a ser um símbolo do país. Seu nome vem da palavra turca tulbende (turbante), pelo formato das flores lembrarem este adereço. Tulipas de cores diferentes têm significados diferentes. Uma lenda turca dá um significado especial à tulipa vermelha. Diz a lenda que Farhad, um príncipe turco, estava apaixonado pela jovem Shirin. Quando Farhad soube da morte de Shirin, ficou tão devastado que tirou sua própria vida montado em seu cavalo na beira de um penhasco. Uma tulipa escarlate cresceu de cada gota do seu sangue que caiu, dando à tulipa vermelha o significado de amor perfeito. Achei a história tão melancolicamente bonita que precisei partilhar com vocês.

Nos Estados Unidos é estimado que existam 1.694 pessoas chamadas Lala, dados computados de 1880 até 2017. Fez parte do Top 1000 norte-americano de 1884 até 1902, atingindo sua melhor colocação em 1900, na posição #725.

Em nossos países Lala é quase como um estranho no ninho: no Brasil o IBGE informa a frequência de apenas 167 portadores  em todo o país, com maior uso no estado de Pernambuco, seguido por Bahia e São Paulo. Não há notícias de registros recentes. Em Portugal é inexistente.

Para quem tem dúvidas quanto à pronúncia (eu digo Lála), deixo o link do site Kidpaw que a disponibiliza em diferentes idiomas. Para ouvir clique aqui.

Personalidades:
  • Lala Hsu - cantora taiwanesa;
  • Lala Rudge (Maria Imaculada da Penha Trussardi Rudge) - empresária e blogueira brasileira;
  • Lala Sloatman - modelo, atriz e figurinista americana (sobrinha de Frank Zappa);
  • Lala Sjöqvist - atleta olímpica sueca.
Acredito que Lala possa cativar quem gosta de nomes curtinhos, irreverentes e de fácil grafia. Também pode cair nas graças de quem gosta de nomes com significados floridos ou de pedras preciosas. É um nome despretensioso que transmite meiguice e emana boas vibrações.

Dariam uma oportunidade para o simpático Lala?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Kidpaw, Names Org, The Flower Delivery Company, Wikipédia.

17 comentários:

  1. Para mim, um "i" no meio faz toda a diferença (Laila) ou então Eulália, como você citou, que é bem bonito. A pronúncia no português tem que ser "Lála", pois para ser "Lalá", teria que ter o acento gráfico. Oxítonas terminadas em "a" levam acento gráfico. A foto está um mimo! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação sobre Lala! Tulipa é uma das flores que mais gosto! Gostei do fato de também significar "rubi"! Tudo em Lala gira em torno do vermelho - adoro! A história de amor é bem triste - faz com que eu lembre do post sobre Laila (daí vem a música de Vinicius de Moraes na cabeça né: um grande amor só é grande se for triste). Gosto muito de Laila - já de Eulália, eu faço alguns questionamentos. Se trocasse o último "l" por "r" teríamos o fofíssimo Lara! Entre Lala e Tulipa, eu usaria este último. Um nome parecido com Lala e que eu gosto é Lalita, nome de uma deusa hindu, cujo significado é "brincalhona, encantadora", salvo engano. Bom, a forma correta de falar pode até ser Lála, mas estamos tão habituados a Lalá,que acho que teria que corrigir a pronúncia toda hora. Eu não gosto de ficar corrigindo rs. Considero Lala uma escolha ousada para o Brasil, primeiro por parecer apelido e segundo pq pode gerar piada com o advérbio "lá". É um nome irreverente e meigo como você descreveu! Confesso que eu amei todas as informações sobre o nome, mas não o usaria! Parabéns pelo post, Patrícia! Parabéns a quem pediu tbm! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que já tinha ouvido algum nome com a terminação "lala", agora que veio a cabeça, a Malala, considerada a pessoa mais nova a ganhar o prêmio Nobel da paz! Para quem tem medo de utilizar o nome Malala por causa do início "mala" - Lala é uma boa pedida heim e uma referência incrível! * - * passei a gostar mais um bocado de Lala! :3
      Para quem não conhece a história da Malala:
      https://g1.globo.com/fantastico/quadros/mulheres-fantasticas/noticia/2019/03/10/mulheres-fantasticas-a-historia-da-paquistanesa-malala.ghtml

      Excluir
    2. Como eu citei a deusa "Lalita":

      https://m.facebook.com/anandamayiinstituto/posts/519417128217291
      http://blog.vitrinezen.com.br/as-manifestacoes-da-grande-deusa/

      Gosto muito da cultura indiana - a mitologia/religião deles tbm é interessante, principalmente quando se relaciona as divindades femininas! :)

      Excluir
  3. Eu nem sabia que Lala era usado como nome próprio, achei super interessante! Já vi pessoas com o nome de Laura, usando o apelido de Lala. Confesso que achei um amor o nome. Curto, simples, fácil de lembrar e meigo. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia!
    Não conhecia Lala por ser nome próprio. Conhecia o Eulália, Lila, por exemplo. Contudo e após conhecer o seu significado cheio de positivismo dá aquela vontade de atribuir a uma criança ou mesmo um objeto especial para nós hehehehe
    Um beijinho :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lala realmente é um nome não comum no Brasil, mas tem seu charme. Não sabia da derivação de Eulália, bem curioso, até mesmo porque esse também não é um nome comum nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Genthy eu só chamava a minha amiga de Lala ou lah, mas desconfia que era nome próprio

    ResponderExcluir
  7. Acho que não conheço nenhuma Lala, a não ser que seja por apelido ou "nome carinhoso". Que bela história ele carrega, não?

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber sobre o significado do nome Lala, no colegio eu tinha uma amiga que se chamava Lala e a avó dela era Eulalia, agora entendi o motivo.

    ResponderExcluir
  9. Adoro nomes relacionados a flores. Eu tenho duas gatinhas, uma se chama Girassol e outra Violeta <3

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia,

    Confesso que nunca havia imaginado em Lala como uma possibilidade de nome, sempre o vi como um apelido ou uma derivação de outros nomes. Achei muito legal você nos trazer esta opção e os significados do nome são maravilhosos, tanto como flor ou como pedra preciosa.
    Por ser um nome curtinho e como uma grafia interessante, ele me conquistou. Amei o post, como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não gosto parece demais com apelido, prefiro Lila .

    ResponderExcluir
  12. Oi Patrícia!
    Eu também não conhecia Lala como nome próprio, mas adorei a ideia, gosto muito da sonoridade e da fofura que o nome traz. Jamais imaginaria que seria derivado de tulipa, que é uma flor que eu amo demais! <3 Gosto mais do que a ligação com rubi... vai entender... rsrsrs
    Adorei conhecer a lenda da tulipa vermelha! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Para mim Lala seria apenas apelido,fiquei surpreso por saber que é nome próprio. Ele tem um som bem delicado, mas bonito e agradável, sem falar da curiosa derivação que ele tem da flor tulipa. Conhecia Eulália que acho bem elegante.

    ResponderExcluir
  14. Acredita que não conheço ninguem com esse nome? Pra mim era apelido de Laila rs, mas achei super interessante e bem alegre né?

    ResponderExcluir
  15. Oie.. amei o post, meu nome é Lala, eu não conheço nenhuma outra, eu amo o meu nome.. quando era pequena minha mãe dizia que o significado era canção de ninar em persa, quando morei fora, com 16 anos, um amigo bósnio me disse que era um tipo específico de flor, ou seja a tulipa 🌷 ❤️❤️ Amei saber que tbm significa rubi, porque eu amo a cor vermelha e o símbolo do fogo! Obrigada por poste sobre o meu nome! Ps: não tem acento é Lala mesmo

    ResponderExcluir