quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Lila


Amoroso e musical. São as melhores palavras que encontro para descrever este nome! Acho-o um mimo, de verdade. Mas não no sentido do eterno jovial, não, consigo imaginar uma Lila adulta e a adequação do nome é igualmente interessante! Não o considero um nome infantil, apenas meiguinho e muito harmonioso, talvez pela repetição do som da consoante “L”.

Nunca foi um nome muito popular entre nós, portugueses e presumo que a realidade seja idêntica no Brasil. Ao analisar os registos de nomes do século XX chegamos facilmente à conclusão de que no espaço de 80 anos nasceram apenas 24, o que o torna extremamente raro. Em 2013, não nasceu nenhuma menina com este nome e em 2014 foram registadas duas, juntamente com uma Lila Sarah.

No que concerne a origem do nome, levantam-se duas teorias etimológicas, ambas válidas e legítimas. A primeira indica-nos que Lila é uma variante de Leila que, por sua vez, é uma variante de Laila, um nome árabe feminino que significa “noite”. O significado não só é inspirador, como em torno do nome Laila cresceram lendas românticas na Arábia e na Pérsia na Época Medieval sobre o amor de uma Laila e Qays, um poeta árabe do século VII, que chegaram até os nossos dias e inspiraram a criação da famosa canção Layla. Todos estes nomes – Lila, Leila e Laila – são autorizados em Portugal.

A segunda teoria etimológica aponta Lila como uma palavra do sânscrito, que significa brincar, divertimento. E é engraçado constatar que no Hinduísmo, Lila era a palavra utilizada para designar a conceptualização do universo como o recreio dos Deuses. Uma ideia muito mística e bonita se pensarmos bem sobre ela – Lila como o universo onde encontraremos coisas boas.

O nome pode não ser muito apreciado – ou pelo menos os números não nos mostram isso, mas recomendo-o a quem procura um nome doce e harmonioso, quiçá para formar um composto. Por curiosidade, Lila foi o nome escolhido pelo vocalista dos Linkin Park e pela modelo Kate Moss para as suas filhas. Lila era também o primeiro nome da conhecidíssima jornalista e repórter norte-americana Diane Sawyer.

Que acham do nome?

11 comentários:

  1. Acho uma gracinha de nome! Em espanhol e sueco Lila é a cor lilás, já Lilla tb corresponde à lilás só que em italiano e dinamarquês. Pra mim essa é a associação mais forte de Lila, o Lilás. Pra quem gosta da cor mas tem receio de usar por soar literal demais, acho q Lila é uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  2. Que graça, não o conhecia, mas com certeza adicionei em minha lista. Lindo texto e a princesa da foto é um amor, combinou muito com o nome.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse nome ,acabei de ovi lo na TV e já vim pesquisar sobre,to grávida de 2 meses e com certeza esse será um dos nomes da lista,lindo

    ResponderExcluir
  4. Quando estava na faculdade (Brasil) tive uma professora argentina cujo nome era Ana Lila, me encantei pelo nome e decidi usá-lo quando tivesse uma filha. Em 2008 tive uma filha, ela se tornou Ana Lila. Já conhecia a origem em sânscrito e também acho um nome meigo, sonoro, musical. Aqui no Brasil também é pouco comum, só conheci duas Lila até o momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive aula com Ana Lila e tenho uma filha chamada Lila! Não p causa da professora mas pq tive uma amiga na escola q assim se chamava e qdo fiz yoga passei a conhecer a origem do nome em sânscrito! A minha Lila nasceuem 2013!

      Excluir
  5. Adoro esse nome desde pequena , acho tão fofo e musical. O conheci numa novelinha infantil ( Chiquititas)e a menina com esse nome era muito linda ! E quando descobri que em espanhol significa lilás gostei mais ainda .

    ResponderExcluir
  6. Meu nome sempre foi um mistério pra mim, hoje me sinto contente por ter herdado esse nome incrível da minha avó

    ResponderExcluir
  7. Minha avó era Lila e era a pessoa mais incrível que eu conheci. O amor da minha vida... Se eu tiver uma menina, quero muito colocar de Lila

    ResponderExcluir
  8. O meu nome é Lila e foi escolhido para homenagear minha avó. Era o seu apelido. Eu o amo 💖

    ResponderExcluir
  9. Amo o nome Leila,depois Laila e Lila são bem meigos.

    ResponderExcluir