segunda-feira, 11 de março de 2019

Jael - Atendendo a Pedidos



O mais interessante nas sugestões dos nossos leitores são os nomes que nunca tinha ouvido na vida. Quando me deparei com Jael, pensei de imediato que o nome em questão fosse Joel, mas estava errada. De facto Jael existe e hoje vamos descobrir mais sobre ele.

Inicialmente pensei que este fosse um nome masculino, mas na verdade Jael é  feminino e é um nome de origem hebraica cujo significado é cabra da montanha. Trata-se de um antropónimo que aparece no Antigo Testamento. Reza a lenda que Jael, a esposa de Héber, após a derrota de Sísera pelas mãos de Débora e Baraque, entrou na tenda e martelou na cabeça do vil homem até este perecer. É considerada uma das mais importantes  e simbólicas mulheres das Escrituras, destacando-se por sua coragem e ousadia.

Na minha opinião, Jael também podia funcionar muito bem como nome de menino e existem pessoas que partilham da minha opinião. A verdade é que Jael é maioritariamente feminino, mas também há quem o utilize para nomear rapazes. 

Em Portugal, os registos mais recentes de Jael foram em 2018, tendo o nome sido registado 5 vezes. Entre 1920 e 1980 este antropónimo só foi registado 2 vezes e curiosamente ambas em 1974. Estes registos são femininos, não encontrei registos masculinos. 

No estado de São Paulo, no ano de 2017, foi registada apenas uma criança. A frequência em todo o Brasil de mulheres  Jael é de 1.245 pessoas, o auge de registos foi na década de 60 e é em Pernambuco onde podemos encontrar com mais facilidade uma portadora deste nome. Por outro lado, a frequência de homens chamados Jael é de 876 pessoas, o pico foi na década de 90 e o estado onde este nome é mais comum é também em Pernambuco.

Jael é um nome geográfico! Existe uma localidade com este nome a norte de Israel. 

E ainda podemos inserir Jael na nossa Rubrica Nomes dos Signos: Capricórnio. Pois este é um nome muito associado a esta constelação.

Um nome que era desconhecido por mim e afinal havia tanto por conhecer. O que pensam sobre Jael

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas: 
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

10 comentários:

  1. Não conhecia, conheço Joel...o qual acho que soa melhor do que Jael...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh esqueci de comentar, também enxergo como um nome masculino, justamente por se parecer muito com Joel

      Excluir
  2. Acho que por parecer muito com Joel, nós o identificamos como nome masculino, afinal troca uma vogal só né xD - e ambos são bíblicos! A maioria dos nomes terminados em "el", que eu lembro, são masculinos ou unissex (neste caso, Liriel, Ariel e agora Jael). Realmente, o significado "cabra da montanha" remete muito ao signo de capricórnio xD . Para ser bem sincera, eu acho muitas histórias do antigo testamento brutais,inclusive essa de Jael (outro exemplo: Juízes, Cap.19 até o Cap.20, tem estupro coletivo,esquartejamento e quase que um genocídio da tribo de Benjamin). Bom, para aquele tempo, a história de Jael demonstra a força e perspicácia feminina (já que enganou o homem,fingindo acolhimento, para matá-lo). Para quem tiver curiosidade a história de Jael está em Juízes, capítulo 04, versículo 18-24. Outras mulheres são citadas no livro dos Juízes, uma delas mencionada no post,que é Débora (juíza e profetiza de Israel), outra é Dalila e tbm temos a Acsa (essa logo no cap. 1, sendo uma das personagens menores que eu mais gosto! Ela era filha de Calebe e esposa de Otniel, um juiz - e a considero um símbolo tbm da inteligência feminina). Uma mulher que não tem o nome revelado, mas que acho de grande importância é a mãe de Sansão, pois há estudos de que quando a palavra "Anjo" do Senhor vem grafada com a inicial em maiúsculo, seria a manifestação teofanica de Deus (o que se confirmar em Juízes 13, cap.22)- e Ele teria ido até está mulher estéril e anunciado que teria um filho,que seria um Nazireu de Deus, e dps falou com o marido dela (Manoá) - a história toda tbm é em Juízes, cap 13, mas diferente de Jesus, o menino (Sansão) foi fruto do relacionamento dela com o marido.
    Para quem gosta de nomes com pegada unissex Jael é uma boa pedida...para aqueles que gostaram do nome, mas tem receio aqui no Brasil ou não gostam de nome "sem gênero definido", pode optar por Jaely/Jaeli, acho uma boa adaptação rs. É interessante citar outras personagens bíblicas, como Jael, com grande força e representatividade, para sairmos um pouco daqueles nomes tão usados como Sara, Ester, Isabel, Maria, Rebeca, Ana e Raquel rs...
    Excelente post, Ana! Gostei muito! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu postei que fui me ligar, nomes com final "el" e são femininos: Raquel, Isabel e Muriel. A titulo de curiosidade, eu vi aqui que tem um jogador de futebol que era do grêmio portador do nome Jael, conhecido como Jael,o cruel o.ô
      Acho que o pessoal do Rio Grande do Sul deve ver o nome como predominante masculino!

      Excluir
    2. https://wildadarzan.blogspot.com/p/blog-page_18.html?m=1

      Achei muito bom esse ensinamento bíblico sobre a história de Jael :) apontando o dilema moral dela e a escolha que ela teve que fazer ^^

      Excluir
    3. Muito interessante o texto, obrigada por compartilhar. Eu já li o livro de Juízes (já faz um tempo), tinha me esquecido da história de Jael, foi bom relembrar.

      Excluir
  3. É um nome surpreendente, achei-o bonito. Também pensei que estivesse relacionado com Joel. Prefiro Jael a Joel, está menos saturado.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana!
    Não conhecia o nome e, como diz conhecia o "Joel". Jael cheira-me a nome feminino sinceramente e, além de interessante torna-se curioso :)
    Um beijinho :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu dei ao meu filho este lindo nome.

    ResponderExcluir