quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Diadorim - Atendendo a Pedidos

Bruna Lombardi como Diadorim na minissérie Grande Sertão: Veredas

A personagem Diadorim faz parte do enredo do livro Grande Sertão: Veredas, uma obra-prima da literatura brasileira. É o nome adotado pela protagonista quando entra para um grupo de cangaceiros e se faz passar por homem. A trama conta a história do amor trágico e complicado do jagunço Riobaldo por Diadorim. Enfim, esse é  um daqueles nomes que aguçam a curiosidade e merecem toda a nossa atenção.

Diadorim é um nome literário, ou seja, foi livremente criado pelo autor (no caso Guimarães Rosa) para sua obra. Não se sabe ao certo de onde partiu a inspiração para a criação deste antropônimo, mas sabe-se que Guimarães Rosa nunca escolhia os nomes de seus personagens aleatoriamente. Para chegar ao possível significado de Diadorim estudiosos pesquisaram e algumas teorias foram levantadas:
  • Pode ser uma aglutinação de dia+dorom que significa através da dádiva ou diá+dor+im que quer dizer por intermédio, através da dor;
  • Especula-se ainda  que poderia ser diá - como diabo; ou dea, referindo-se ao outro pólo, Deus; dor - adorar, deadra, deamar; durar, ódio, odiar.
Riobaldo é um ex-jagunço que relembra suas lutas e seu amor reprimido por Diadorim. Nosso personagem em foco posssui nomes diferentes que são apresentados com o desenrolar da trama, cada um correspondendo a um momento dramático do livro. Quando Riobaldo conhece Diadorim, este é sempre tratado como O Menino ou O Menino Moço; depois diz que seu nome é Reinaldo; após firmar amizade com Riobaldo, Reinaldo revela seu nome verdadeiro: Diadorim. Sua identidade real  - Maria Deodorina - só é descoberta no final do romance, após sua morte.

Grande Sertão: Veredas (1956) é uma obra única e inovadora, um dos mais importantes livros da literatura brasileira e lusófona. É considerada uma das três epopeias da língua portuguesa, juntamente com Os Lusíadas e Os Sertões. Em 1985 a Rede Globo produziu uma adaptação televisiva em formato de minissérie que trouxe Bruna Lombardi como Diadorim e Tony Ramos como Riobaldo. A atuação de Bruna e sua entrega e disponibilidade para a caracterização do instigante personagem foram muito elogiadas na época.

Apesar da aclamação, a fama da personagem não foi capaz de despertar o interesse das populações de nossos países: no Brasil a frequência de Diadorim é tão pequena que não foi capaz de produzir gráficos pelo IBGE, ou seja, de 1930 a 2010 foi registrado menos de 20 vezes em todo o território ou simplesmente nunca foi registrado. Em Portugal o cenário se repete: segundo as bases estatísticas da SPIE, não há notas de registros antigos no país. Atualmente também não existiram registros de crianças chamadas Diadorim.

Diadorim é um nome ícone da representatividade, simboliza a inconformismo e a coragem de uma mulher que não aceitou as regras opressoras contra as mulheres da época e se libertou através da criação de seu alter ego Diadorim. Assim como a personagem, Diadorim é um nome complexo, se tivesse que classificá-lo talvez seria como nome masculino, porque era com esse nome que a personagem se apresentava como homem, mas ao mesmo tempo sua masculinidade tendia para a androginia, então poderia entrar na lista de nomes unissex. Como segundo elemento me remete para sobrenome, gosto dessa ideia.

Conheciam Diadorim? Acham um nome usável ou está destinado a permanecer apenas na literatura?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Desconcertos, IBGE, IRN, SPIE, Tiro de Letra, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Acho que o dia da publicação foi ótimo, pois hj é o dia da proclamação da República e a história do cangaço e a vida árida do sertão representam de certo modo o inconformismo e a luta por uma vida melhor, apesar dos dois movimentos não terem uma ligação ou proximidade cronológica.
    Não conhecia o nome,pois não li o livro e nem assisti a minissérie (infelizmente, mas pretendo ler)...achei a história em torno da personagem interessante, amo histórias em que a figura feminina quebra padrões e vira uma heroína, quebrando o estereótipo de "sexo frágil". Eu lembrei da personagem chinesa "Mulan" e de "Maria Quitéria", aqui no Brasil,pois foi a primeira mulher militar e sempre aparece na lista de "mulheres que mudaram a História". Diadorim parece ser uma personagem complexa, logo os dois significados se encaixam muito bem. Seria até interessante uma menina com esse nome, mas talvez como composto, mas eu não usaria...deixaria para uma mamãe super feminista! Não colocaria, pq remete a dor e ao diabo rs. Talvez Diadora ficasse bom, mas acho que é marca de sapato.
    Particularmente, gosto de nomes inventados pela literatura, são interessantes, mas o que eu mais gosto (que é inventado) é Iracema! Eu sei que ja pedi vários nomes, mas vocês poderiam falar deste, por favor? Aproveito para pedir para falarem sobre "Alba",que tbm tem um sentido literário (poesia Alba), "Ananda" e "Hadassa", este último tem crescido muito no meio evangélico ^^
    Ótimo post!!!! Eu amei :)
    Parabéns à pessoa que pediu tbm!
    Foi um post sensacional!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Fernanda,a história de Diadorim tb me fez lembrar de Mulan e Maria Quitéria. Incluiria ainda Joana D'Arc.
      Aos poucos vamos falando sobre os nomes que pediu, pode aguardar. Mais uma vez obrigada pelo carinho ❤

      Excluir
  2. Obrigado por atender o meu pedido ❤
    Diadorim é um dos meus nomes favoritos do mundo inteiro e saber mais sobre ele é incrível.
    Apesar de não ser um nome comum em umas buscas no Facebook achei algumas Diadorim's conheço uma bebezinha chamada Camila Diadorim 💛 uma fofura.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, foi um prazer pesquisar sobre este nome tão importante para a literatura, eu é que agradeço pelo pedido tão interessante, foi enriquecedor. Abraços!

      Excluir
  3. Eu estava completamente por fora, desconhecia por completo mas parece-me muito interessante. Tenho que pesquisar mais :) Boa publicação

    ResponderExcluir
  4. Esse nome soa bem musical, e Guimarães Rosa quando o criou como um personagem em seu livro foi bem criativo e não sabia que existia na realidade, tanto que o IBGE mostrou a escassez do nome. Incrível saber uma coisa dessas, agora posso falar que esse nome existe na realidade, ao discutir a obra com alguém, pois acredito eu que muitos não sabem que o nome existe verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  5. Oie!!

    Que lindo ver Diadorim por aqui!!
    Eu sou completamente apaixonada por essa obra de Guimarães Rosa, uma das melhores que li e jamais me esqueço.
    Não imaginei que o nome era uma criação do autor, que delícia saber essa curiosidade.
    Eu amei demais o post! Parabéns!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Uau! Não conhecia este nome, mas eu achei bonito. Eu gosto muito de literatura, e acredito que não é um nome que deveria ficar apenas na literatura. E por ser um nome, tão incomum e tão pouco usado, me faz gostar mais ainda! Se um dia tiver um filho, vou considerar Diadorim.

    ResponderExcluir
  7. Quem nunca se perguntou de onde Graciliano tirou Diadorim, que atire a primeira pedra! Rs
    Muito bom saber das possíveis explicações para tal escolha. Adorei mesmo.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia, buongiorno,

    Eu preciso reler esse livro, gostei da primeira leitura que fiz, mas foi há muito tempo.
    E eu jurava que já tinha ouvido-lido esse nome em outro lugar, para mim, era o nome de um demônio, jamais passou pela cabeça que tivesse sito inventado. Agora, lá vou investigar minha mente e tentar descobrir porque fiz essa ligação entre personagem e demônio. rs
    Eu não assisti a série da Globo, já ouvi falar, mas não assisti. Vi alguns trechos, inclusive a cena da morte da personagem Diadoim, mas não me interessei em ir atrás. Mas, esse livro sempre me fez troçar de quem comenta que não existe homossexualidade ou transexualidade antigamente ou no próprio cangaço.
    Enfim, lá vou eu atrás do livro, na prateleira.

    bacio, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Adorei ver o nome por aqui, acho o nome bem forte e que me traz sentimentos não muito bons como a dor que você fala no post, e sonoramente parece Dia Ruim então acho que precisa muita coragem para dar esse nome para uma criança

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca ouvi falar nesse nome, nem no personagem,mas achei ele bem forte, tanto na pronuncia do nome, quanto a historia do personagem. Concordo com colega acima que se eu fosse dizer de onde esse nome veio, eu diria que de um demonio ou algo do tipo rsrsrs. Seu post me abriu interesse para ler o livro e assistir a minisérie que conta a historia desse personagem

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia. Não li esse livro, então não conhecia esse nome. Li o texto algumas vezes, confesso, e acho que entendi que o personagem era uma mulher. E achei isso incrível. Uma força para enfrentar aquela época, onde homens que eram respeitados. Não acho que daria esse nome para uma filha, ou filho. Não sei, mas acredito que alguns nomes ficam e são mais poderosos apenas nos livros. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá. Eu ainda não li o livro, mas conheço um pouco da história e acho inspirador a forma como foi apresentada.
    Confesso que ainda não vi um blog ter um post igual esse, e gostei demais, espero que continue criando conteúdos assim <3
    Acho que Diadorim deve permanecer apenas na literatura, apesar de ser um lindo nome e com peso de força.

    ResponderExcluir