quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Nomes Havaianos Femininos


Os nomes havaianos podem se constituir em opções irresistíveis  para quem gosta de nomes com lindos significados, de apelo descontraído e estilo moderno. Isso sem falar na estreita ligação com a natureza, afinal como não lembrar do ambiente paradisíaco do Havaí? Logo me vem à mente um pôr-do-sol dourado em uma praia de ondas revoltas que desembocam em claras areias, quase um sonho! 

Uma particularidade que acho importante mencionar, é a diferença entre o alfabeto havaiano e o português. No alfabeto havaiano há a presença de apenas 12 letras, 5 vogais (a, e, i, o, u) e 7 consoantes (h, k, l, m, n, p, w). Vários nomes que não fazem parte dessa cultura sofreram processo de transliteração  para a língua local, como por exemplo Kiana, versão havaiana de Diana e Malia, de Maria

Agora, sem mais delongas, vamos conhecer as opções femininas dos peculiares e encantadores nomes havaianos!
  • Alani - laranjeira;
  • Halia - lembranças de um ente querido;
  • Iolana - voar;
  • Kaia - mar;
  • Kailani - mar celestial;
  • Kaimana - poder do mar;
  • Kalama - tocha flamejante;
  • Kalea - alegria, felicidade;
  • Kalena - pura, casta;
  • Kaulana - famosa;
  • Kehlani - variante de Kailani;
  • Kiana - celestial;
  • Kiele - flor de gardênia;
  • Lanai - nome de uma ilha havaiana;
  • Lani - céu;
  • Leilani - flores celestiais ou criança real;
  • Lilo - generosa;
  • Luana - tempo de lazer;
  • Mahina - lua;
  • Maleah - variante de Malia;
  • Malia - senhora soberana;
  • Malu - paz;
  • Manu - pássaro;
  • Moana - oceano, mar profundo;
  • Momi - pérola;
  • Nalani - os céus,
  • Nalu - onda;
  • Nani - beleza, glória;
  • Noelani - névoa celestial;
  • Ohana - família;
  • Uilani - beleza celestial.
Algum destes nomes poderia fazer parte de suas listas?

Para Nomes Havaianos Masculinos clique aqui

Patricia  Monteiro 

Fontes Consultadas:
Babynamespedia, Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Os que achei mais bonitos: Alani,Kailani, Kehlani, Leilani, o qual eu já tinha visto em um episódio especial do Havaí no "Eu, a patroa e as crianças". E ela era realmente a princesa do Havaí! Além de Moana e Luana, que já conhecia também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nome é Luana, tirado de um filme havaiano, em 1944, uma semana antes de eu nascer.

      Excluir
  2. Kailani, Kalea, Moana e Nalu agradam-me bastane. Estão na minha lista. Os nomes havaianos encantam-me, ótimo post.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Como eu sou apaixonada pelas animações da Disney gosto muito dos nomes Moana e Lilo. Tenho apreço por nomes femininos terminados com a letra "o".
    Manu e Malu também gostei bastante, pois para nós parece uma contração/apelido de nomes compostos,mas na língua havaiana tem um significado com brilho próprio. Isto me encanta!
    Fico impressionada com os nomes havaianos, são vários que começam com as letras "K" e "N", o que não acho tão comum para nós.
    Amei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amo o nome Malu e possivelmente será o nome da minha filha. Amei os significados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei de conhecer os nomes Havainos. Inclusive um dos nomes é da filha de uma amiga.
    E não, nenhum faria parte da minha lista de nomes.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  6. Tão bom descobrir significado os sobre nomes que vemos no cinema, meu favorito é Alani e Lilo acho super fofíneos.

    ResponderExcluir
  7. Nomes havaianos são um capítulo a parte. Já conhecia o significado de Moana e Ohana, mas de verdade adorei descobrir que meu apelido significa paz! Obrigada por compartilhar estas curiosidades com a gente!

    ResponderExcluir
  8. Que interessante, gostei dos nomes, realmente são bem paradisíacos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de conhecer os nomes femininos havaianos, são nomes charmosos, e os significados deles são bonitos, gostei muito do nome Kaia é um nome curto e bastante feminino bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que curiosidade incrível sobre o Havaí! Não fazia ideia que o alfabeto deles tinha apenas poucas letras, e quanto aos nomes alguns achei bem familiar e usaria sim pôs os significados são lindos

    ResponderExcluir
  11. Sempre poderão fazer parte da lista, inclusive tenho uma amiga que está a espera da Moana <3

    ResponderExcluir
  12. Nossa, são lindos. Moana então, nem se fala. Haha. Adorei todos!

    ResponderExcluir
  13. Mentira que meu nome está aqui no meio! Sério, eu achava que Luana era um nome total brasileiro hahaha. Adorei saber esse significado, e combina um pouco comigo.
    Assim que li o post eu fui logo pensando em Lilo, aquela da Disney <3

    ResponderExcluir
  14. que lindo esses nomes havaianos e trazem um significado muito bonito cada um eu gostei de todos

    ResponderExcluir
  15. Gosto de Alani e de Lilo mas não o suficiente para entrar no meu top.

    ResponderExcluir
  16. Oi
    nomes muitos lindos e bastante interessantes gostei muito de conhecer,e top conhecer também os significados adoreiiii.

    ResponderExcluir
  17. Lindas opções de nomes, bem diferentes, amei!

    ResponderExcluir
  18. Que nomes lindos e diferentes! amei bjo

    ResponderExcluir
  19. Adorei, são nomes lindos e de todos gosto mais de Ohana!

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Ah eu adorei essa lista! Não sabia o significado de Moana e logo lembrei que combina muito com a personagem do desenho da Disney! O mesmo vale para Lilo e Nani! <3
    Anotei vários nomes aqui, são mesmo lindos e inspiradores! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei essa lista, tenho duas filhas a qual os nomes são Mahina e Malia. Pretendo ter um menino futuramente, mas estou sem nomes em mente

    ResponderExcluir
  22. Dei o nome de Malú para minha filha e ela agora com 5 anos está adorando saber, que seu nome, é de origem Havaiana. Eu já sabia!

    ResponderExcluir