terça-feira, 26 de junho de 2018

Sawyer


Das melhores memórias que tenho de quando era criança era assistir os DVDs do Tom Sawyer com a minha mãe. Lembro-me de a cada semana quando a Planeta de Agostini lançava para o mercado o DVD seguinte, eu e a minha mãe, íamos até à papelaria mais próxima comprá-lo e mal chegávamos a casa a primeira coisa que fazíamos era assistir juntas aos dois novos episódios. Mais tarde, voltei a rever os episódios todos com o meu irmão. Posso dizer com toda a certeza que o Tom Sawyer entrou na nossa família para sempre.

Talvez por este motivo tenha uma grande afeição a Sawyer e já há muito tempo que andava a querer trazer este nome que também é apelido/sobrenome aqui para o Blog. Não sei porquê, nunca me parecia a altura certa, mas agora que os nomes internacionais fazem cada vez mais parte do nosso quotidiano pareceu-me uma boa altura para apostar em Sawyer

Para quem não está familiarizado, Tom Sawyer, era um menino órfão que vivia com a tia Polly, a prima Mary e o seu irmão Sid numa pequena cidade nas margens do rio Mississipi. Tom tinha um melhor amigo chamado Huckleberry Finn e juntos viviam as maiores peripécias. Para a literatura americana do século XIX, As Aventuras de Tom Sawyer foram um marco importantíssimo e ainda hoje Thomas Sawyer é considerado um personagem que exerceu uma grande influência na cultura dos Estados Unidos. 

Originalmente, Sawyer era um sobrenome/apelido de origem inglesa e o seu significado era serrador de madeira. Tal como aconteceu a vários outros apelidos/sobrenomes, Sawyer adquiriu o estatuto de nome próprio e hoje em dia é utilizado para nomear tanto meninos como meninas (no entanto, é mais usual em meninos). 

Sawyer é tão lindo de se dizer e tem uma sonoridade tão bonita que penso ser perfeitamente usável em ambos os nossos países. E não é só a mim que Sawyer transmite estas sensações tão boas, no site Nameberry, eles classificam Sawyer como sendo "mais descontraído e amigável do que muitos outros". Do que estamos nós à espera para abraçar Sawyer?

Nos Estados Unidos, em 2017, como nome masculino, Sawyer encontra-se na posição 95ª no ranking nacional. Como nome feminino, encontra-se muito abaixo, no 224º lugar. 

Em Portugal, não existem registos de Sawyer e tampouco este nome faz parte dos aceites no país.  

No estado de São Paulo, o cenário não muda de figura. Não existem registos nem no IBGE, onde a informação que nos é fornecida é que a frequência do nome é tão pouca que nem aparece no gráfico. 

Terá Sawyer o que é necessário para chegar a Portugal e ao Brasil? Penso que sim, mas sou suspeita. Qual é a vossa opinião?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

14 comentários:

  1. Não conhecia esse nome, mas realmente é lindo, principalmente pela a sonoridade que ele tem, espero vê esse nome aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar nesse nome, nem na série, mas achei lindo e fiquei curiosa para assitir. Sawyer é um nome lindo, tomara que alguém coloque no filho aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Esranho nunca ouvi falar sobre este nome, mas ele soa bonito pra quem quer botar no filho não é feio não, mas será que o cartorio aceita de boas, quando for registrar?

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia seu blog mas adorei a ideia de um blog para tratar de nomes, quem sabe eu não ache o meu por aqui hehe.

    Nunca tinha ouvido falar do nome Sawyer mas ele é bem bonito e suave de se pronunciar, fora que eu adoro saber e conhecer os significados dos nomes! Pra mim faz todo sentido nomear uma pessoa com um bom significado, como uma prece para que aquilo se torne real na vida dela!

    Parabens pelo blog! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Nossa, eu gosto de Sawyer. Não conheço, pessoalmente, nenhuma pessoa com esse nome. Mas vários personagens que eu gosto, carregando o nome rs.
    Nunca iria imaginar sobre o "serrador de madeira". Sério, to tentando fazer um link. O que eu gosto nesse blog, é que eu sempre descubro coisas incríveis! Adorei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah Tom Saywer, tbm é o nome de uma musica da Banda de rock Rush, e me lembro de um dos personagens principais da série Lost também se chamava Sawyer.

    ResponderExcluir
  7. Acho um lindo nome. Quando estava grávida da minha filha pensei em colocar o nome de Summer, pois era a personagem de uma série que via na TV.
    As telonas e suas influências...

    ResponderExcluir
  8. Que nome lindo. Acheu super interessante o seu blog. Vou dar uma olhada para ver outros nomes. Achei Sawyer um nome lindo. Susper colocaria no meu filho.

    ResponderExcluir
  9. Sawyer é um nome lindo. Diferente e lindo. Esse meninos da foto é o Sawyer da série? Eu acho que Sawyer combina com outro nome junto, como Tom

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do nome Sawyer, tem uma sonoridade muito bonita como você disse. Minha referência do nome é o personagem Lost, talvez minha série favorita de todos os tempo e o personagem também era um dos meus preferido. Inclusive, tenho um gato com esse nome. rs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Meu filho se chama Sawyer,moro em São paulo,eu e meu esposo vimos esse nome num filme e achamos lindo,quando meu filho nasceu o cartório registrou normal.

    ResponderExcluir
  12. Conheci esse nome na série Lost, depois conheci o livro do Mark Twain em que deu origem a série animada e a alguns filmes. Meu primeiro filho irá nascer em janeiro e colocarei o nome dele de Sawyer, porem as pessoas estão achando estranho.

    ResponderExcluir
  13. Meu filho se chama Kaio Sawyer, ele tem 11 anos e ama o nome dele, a todos ele diz que o nome é Sawyer e gosta de chamado assim. Pense no orgulho do pai 🙂

    ResponderExcluir