quarta-feira, 27 de junho de 2018

As Marias - Maria da Conceição - Atendendo a Pedidos


Esta rubrica As Marias está a ser um sucesso aqui no Blog e confesso que gosto muito de trazer estas publicações para vocês. Portugal é conhecido como o país das Marias; no Brasil Maria também é um nome bastante apreciado, e por isso, penso que faz todo o sentido continuar com este quadro. 

Maria não tem uma origem certa, mas o seu significado é conhecido, senhora soberana. No ano passado, em Portugal, foram registadas 5580 meninas. 

Conceição é um nome de origem latina cujo significado é concepção. E atualmente não é uma escolha popular tanto em Portugal como no Brasil. 

Portanto, se juntarmos Conceição a Maria o significado da composição fica mais ou menos como senhora soberana da concepção

Em 2014, em Portugal, Maria da Conceição foi registado 3 vezes. No estado de São Paulo não encontrei registos atuais deste nome. 

Maria da Conceição já foi um clássico, mas hoje em dia faz parte do leque de nomes cheios de pó. Será que daqui a uns anos vamos assistir à ascensão de Maria da Conceição? Como já dissemos várias vezes, a onomástica é cíclica e o que hoje é impensável se tornar popular, daqui a uns anos é provável estar nas luzes da ribalta. De 0 a 10 que nota dão a Maria da Conceição

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultada:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

23 comentários:

  1. Gosto muito do nome de Maria não só porque Maria é o nome da minha mãe, Maria é um nome bastante comum aqui no Brasil, Maria da Conceição conheço somente duas pessoas, o significado de Maria da Conceição é bonito, a minha nota de Maria da Conceição dou 10, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe é Maria,eu tinha Conceição no sobrenome mas tirei quando casei não gostava kkkk mas Maria com algum outro nome acho bonito.. bjjj

    ResponderExcluir
  3. Acho que carrega um ar muito pesado, áspero. Para mim, não combina com a delicadeza de uma bebê.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante o significado de Maria: senhora soberana.
    Realmente o Brasil tem maria pra dar e vendar heheh
    Não sabia que Portugal era conhecido como país das Marias..mais uma vez este blog trazendo valiosas informações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Maria é um nome muito bonito combina com vários outros nomes gosto muita da combinação de Maria com Eduarda.

    ResponderExcluir
  6. Por favor, preciso de belos compostos para Lior.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, Lior é um nome unissex. Vc quer sugestões de composições com nomes masculinos ou femininos?

      Excluir
    2. compostos para nomes masculinos.
      confesso que tenho dificuldade de assimilar Lior para uma menina.
      muito obrigada.

      Excluir
    3. Ok Juliana, vou deixar minhas sugestões com Lior em primeiro e segundo lugar:

      Lior Benício
      Lior Domênico
      Lior Josué
      Lior Marcel
      Lior Noah
      Lior Tomás
      Lior Vinícius

      Bruno Lior
      Caleb Lior
      Iago Lior
      Kayron Lior
      Romeu Lior
      Theo Lior
      Valentim Lior

      Espero ter ajudado, abraços! ❤

      Excluir
  7. Na minha família tem muitos nomes compostos, inclusive de Marias. Acho o nome bonito. Não sabia que Maria da Conceição tinha se tornado tão incomum, e também não conhecia o significado, bem legal.

    ResponderExcluir
  8. Esse nome soa poeticamente elegante,daria nota 10. E também acredito que ele possa voltar à tona... Aprecio muito seu blog,como escrevo às vezes me inspiro em seus posts para nomear minhas personagens!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  9. Uma das minhas cunhadas se chama Maria Conceição, não tem o da. Nós a chamamos de Conce. Na minha família temos Ana Maria, Cidália Maria, Solange Maria, Maria Gizelda, Maria Conceição, Maria Joana. Pode ser que futuramente o nome volte como muitos que estão voltando a fazer sucesso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu sinto que até mesmo Maria por si só caiu um pouco em desuso se comparado com tantos outros nomes, sabe? E acho isso uma pena! Sou apaixonada pelo nome e confesso que acho ainda mais gracioso acompanhado de Conceição. Sem contar o significado né? Fica bonito! Espero que role sim a ascensão do nome pra gente ter mais soberanas da concepção rs. Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu sou apaixonada pelo nome Maria, acho de uma beleza simples mas maravilhosa. Tenho muitos parentes que têm esse nome,e nunca as vejo usar, nunca se apresentam como Maria. E Conceição não é um nome que gosto muito, mas me remete a melhor professora que já tive, e por isso, se tornou especial.

    Beijos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já conheci pessoas com nome de Maria da Conceição, como você disse é um nome antigo.
    Aqui no Sul não é um nome muito comum, mas com certeza ainda tem alguns.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu conheço muitas marias de Conceição, esse nome era usado muito antigamente né,hoje em dia é difícil achar alguém com esse nome, adorei o post de hoje, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Maria é um nome lindo e quando vem acompanhada de um nome composto fica mais lindo ainda! Maria da Conceição é lindo e imponente! Dou nota 8 !Gostei de conhecer o significado.

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem? Fiquei admirada que não tenha mais registros deste nome composto. Ambos tão comuns, eu acho que há possibilidade de existir mais registros futuros.

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe também tem o nome "Maria". Geralmente no Brasil e em Portugal eles sempre têm uma afeição especial por Maria, "virgem Maria", um país muito católico.Virgem Maria, como Nossa Senhora da Conceição. Está relacionado com a origem bíblica "imaculada". Mas nos tempos modernos acho que esse nome no Brasil foi bastante reduzido.Eu realmente gosto da sua informação sobre o nome Maria da Conceição.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de Maria da Conceição ser um nome antigo e que não me agrada muito,eu o acho forte,histórico.Minha melhor amiga chama Maria Isabel mas assina apenas o segundo nome.Acho importante saber o significado dele até para ser uma sugestão para continuidade do nome em registro também no futuro.Adorei saber a profundidade de Maria da Conceição.

    ResponderExcluir
  18. Um nome um tanto pesado, gosto de Maria,esse nome é tão bonito. Tenho muitas Marias em minha família, em breve haverá mais marias.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Maria da Conceição, nasci em 06/12/1972, meus pais eram católicos e por devoção a Nossa senhora da Conceição, colocaram meu nome. Hoje acho muito lindo meu nome e me sinto lisonjeada por meus pais ter escolhido esse nome.

    ResponderExcluir